Questão 01 sobre Emprego de Tempos e Modos Verbais: (2011 – CESPE) “Foi estabelecido o serviço telegráfico, e o Brasil aderiu, por tratados, aos organismos internacionais de telecomunicações recém-criados.”
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
O texto permaneceria correto se a expressão “Foi estabelecido” fosse substituída por
(A) Estabeleceriam-se.
(B) Estabelecendo.
(C) Estabeleceu-se.
(D) Estabeleceram-se.
(E) Estabelecer-se-iam.
Questão 02. (2012 – FCC) A forma destacada que apresenta o processo verbal em potência, aproximando-se, assim, do substantivo, é:
(A) Creio ser razoável perguntar…
(B) Há uma passagem…
(C) “Os historiadores quebram a cabeça procurando a melhor maneira de formular…”
(D) “… que eram, à época, o núcleo do capitalismo mundial.”
(E) “Definir a diferença entre partes avançadas e atrasadas…”
Questão 03. (2012 – FCC) … os cursos de graduação a distância estavam em instituições pequenas e pouco conhecidas.
O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em:
(A) … sobre os caminhos que elevam o nível.
(B) Durante cinco meses, os especialistas analisaram os cursos de oito faculdades …
(C) Hoje, esparramaram-se pelas grandes …
(D) Os casos bem-sucedidos indicam ainda …
(E) Lutava-se contra a sua regulamentação …
Questão 04. (2012 – CESGRANRIO) O seguinte verbo em destaque NÃO está conjugado de acordo com a norma-padrão;
(A) Se essa tarefa não couber a ele, pedimos a outro.
(B) Baniram os exercícios que não ajudavam a escrever bem.
(C) Assim que dispormos do gabarito, saberemos o resultado.
(D) Cremos em nossa capacidade para a realização da prova.
(E) Todos líamos muito durante a época de escola.
Questão 05 sobre Emprego de Tempos e Modos Verbais: (2013 – FGV) “Nessa rua brincávamos com os vizinhos, corríamos e apertávamos campainha”. O emprego do pretérito imperfeito do indicativo nesses casos mostra ações que
(A) ocorreram antes de outras ações passadas.
(B) foram interrompidas por outras ações.
(C) se passaram na dependência de outras ações.
(D) aconteciam de forma habitual no passado.
Leia o texto para responder as questões 06 até 11 (Cirurgião Dentista Judiciário – TJ-SP – 2010 – VUNESP)
Com a criação da Secretaria Estadual de Saúde paulista, em 1947, instituiu-se a recomendação de que os centros de saúde contassem com um “Serviço de Higiene Bucodentária”. Desde então, sucessivos arranjos institucionais marcaram a organização da assistência odontológica pública, tanto em São Paulo como em outras unidades federativas.
Embora os profissionais buscassem desenvolver ações educativas, sua prática clínica reproduzia, essencialmente, o que faziam os dentistas nos consultórios particulares. A abordagem era individual e não se lograva realizar um diagnóstico de situação em termos populacionais e, menos ainda, se utilizava qualquer tecnologia de programação resultante de processos de planejamento que considerassem a saúde bucal da população como um todo.
Tal cenário mudou radicalmente quando, em 1952, o SESP – Serviço Especial de Saúde Pública – implementou os primeiros programas de odontologia sanitária, inicialmente em Aimorés, MG, e em seguida em vários municípios do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil. O alvo principal desses programas era a população em idade escolar, tida como epidemiologicamente mais vulnerável e, ao mesmo tempo, a mais sensível às intervenções de saúde pública. Assim, métodos e técnicas de planejamento e programação em saúde passaram a fazer parte do cotidiano de dezenas de profissionais de odontologia em várias regiões do País.
A odontologia de mercado seguia absolutamente majoritária, mas deixou de ser a única modalidade assistencial neste segmento do setor saúde.
(NARVAI, P.C. Saúde bucal coletiva: caminhos da odontologia sanitária à bucalidade (com
adaptações). Revista de Saúde Pública, v. 40, São Paulo, ago. 2006. Disponível em: www.scielosp.org/pdf/rsp/v40nspe/30633.pdf).
Questão 06. De acordo com o texto, a organização da assistência odontológica pública, antes da implantação dos primeiros programas de odontologia sanitária, estava caracterizada pela atuação dos profissionais de forma
(A) distinta do que havia em relação aos consultórios particulares, nos quais se dava menos atenção ao planejamento da saúde bucal.
(B) bastante engajada aos preceitos das ações educativas, tal como era comum nos consultórios particulares.
(C) articulada com os propósitos de diagnóstico de situação em termos populacionais, com mais prevenção do que atendimento.
(D) análoga ao que se vivenciava nos consultórios particulares, com ações que privilegiavam a abordagem individual.
(E) alternativa ao tipo de atendimento dos consultórios particulares, privilegiando abordagens preventivas e coletivas.
Questão 07 sobre Emprego de Tempos e Modos Verbais: (VUNESP) Observe três reescritas com base no trecho: … instituiu-se a recomendação de que os centros de saúde contassem com um “Serviço de Higiene Bucodentária”.
I. … recomendava-se que os centros de saúde contassem com um “Serviço de Higiene Bucodentária”.
II. … recomendou-se que os centros de saúde contavam com um “Serviço de Higiene Bucodentária”.
III. … recomenda-se de que os centros de saúde contam com um “Serviço de Higiene Bucodentária”.
Tendo por referência a regência verbal e o emprego dos verbos, está correto o contido em:
(A) I, apenas.
(B) III, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
Questão 08. (VUNESP) A abordagem era individual e não se lograva realizar um diagnóstico de situação em termos populacionais e, menos ainda, se utilizava qualquer tecnologia de programação resultante de processos de planejamento que considerassem a saúde bucal da população como um todo.
No trecho, se o termo tecnologia for empregado na forma plural, a oração em destaque deverá ser redigida, quanto à concordância verbal e nominal, da seguinte forma:
A) … se utilizava quaisquer tecnologias de programações resultante de processos de planejamento…
B) … se utilizavam qualquer tecnologias de programações resultantes de processos de planejamento…
C) … se utilizava quaisquer tecnologias de programação resultante de processos de planejamento…
D) … se utilizavam quaisquer tecnologias de programação resultantes de processos de planejamento…
E) … se utilizava qualquer tecnologias de programação resultantes de processos de planejamento…
Questão 09 (VUNESP) Em voz passiva, a frase – … em 1952, o SESP […] implementou os primeiros programas de odontologia sanitária … – assume a seguinte forma:
A) … em 1952, implementaram os primeiros programas de odontologia sanitária pelo SESP…
B) … em 1952, o SESP foi implementando os primeiros programas de odontologia sanitária…
C) … em 1952, os primeiros programas de odontologia sanitária foram implementados pelo SESP…
D) … em 1952, houve a implementação dos primeiros programas de odontologia sanitária no SESP…
E) … em 1952, os primeiros programas de odontologia sanitária implementou-se o SESP…
Questão 10. (VUNESP) Segundo o texto, o que justificava a escolha da população em idade escolar como alvo das ações dos programas de odontologia sanitária era:
A) a impossibilidade dos indivíduos de entenderem essas ações, o que decorria da ausência de problemas de saúde bucal.
B) a falta de acesso a esse tipo de ação, o que tornava os indivíduos menos propensos aos problemas de saúde bucal.
C) a tendência natural dos indivíduos aos problemas de saúde bucal e, concomitantemente, a recusa por ações preventivas.
D) a fragilidade dos indivíduos, vítimas de problemas bucais, e, ao mesmo tempo, a tradição das ações sanitárias.
E) a suscetibilidade dos indivíduos aos problemas de saúde bucal e, simultaneamente, a forma como reagiam a essas ações.
Questão 11 sobre Emprego de Tempos e Modos Verbais: (VUNESP) As ações educativas, no período relativo ao contexto da criação da Secretaria Estadual de Saúde paulista, eram:
A) organizadas e assinalavam o desejo do poder público para se diminuir a abordagem individual.
B) incipientes e ainda estavam distantes de considerar a saúde bucal da população em sua totalidade.
C) inexistentes, e a população tinha de recorrer às orientações dos profissionais nos consultórios particulares.
D) previstas no serviço público e no particular, que privilegiavam a conscientização da população como um todo.
E) exclusivas dos profissionais de consultórios particulares, a quem cabia o
trabalho de prevenção.
>>> Confira nossa lista com todos os exercícios de Língua Portuguesa.
Gabarito com as respostas das questões de Língua Portuguesa sobre o Emprego de Tempos e Modos Verbais:
Gabarito do exercício 01. C;
Gabarito do exercício 02. E;
Gabarito do exercício 03. E;
Gabarito do exercício 04. C;
Gabarito do exercício 05. D;
Gabarito do exercício 06. D;
Gabarito do exercício 07. A;
Gabarito do exercício 08. D;
Gabarito do exercício 09. C;
Gabarito do exercício 10. E;
Gabarito do exercício 11. B
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Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína