Linguagem Figurada e Funções da Linguagem: “O sistema circulatório sangüíneo é um vasto e complexo circuito de vasos que tem como peça principal o coração, pois é do seu trabalho que resulta a força propulsora que impulsiona o sangue através de toda a rede vascular.”
Questão 01 sobre Linguagem Figurada e Funções da Linguagem: U. Alfenas-MG – Considere as seguintes afirmações a respeito do excerto acima.
I. A função de linguagem predominante no excerto é a referencial.
II. Predomina no texto o nível elevado de linguagem por situar-se acima da linguagem padrão.
III. Na redação do texto, foi usada a linguagem de nível técnico, caracterizada por um léxico próprio das áreas da ciência e da filosofia, entre outras.
IV. A palavra “pois” introduz oração que indica conclusão, conseqüência.
Estão corretas as afirmações dos itens:
a) I e III.
b) I e II.
c) II e IV.
d) III e IV.
e) I e IV.
Questão 02. U. Alfenas-MG
“Ninguém coça as costas da cadeira.
Ninguém chupa a manga da camisa.
(…)”
José Paulo Paes.
Na composição do excerto, o poeta emprega termos figurados por falta de palavras mais apropriadas. A figura de linguagem em questão é a:
a) catacrese.
b) sinestesia.
c) metáfora.
d) metonímia.
e) perífrase
Questão 03 sobre Linguagem Figurada e Funções da Linguagem: Univali-SC
“Paciência
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
A vida não pára
Enquanto o tempo acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora, vou na valsa
A vida é tão rara
Enquanto todo mundo espera a cura do mal
E a loucura finge que isso é normal
Eu finjo ter paciência
O mundo vai girando cada vez mais veloz
A gente espera do mundo e o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência”
Lenine.
Analise as afirmações abaixo com base no texto apresentado.
I. O autor se utiliza de prosopopéia em alguns versos.
II. São também utilizadas expressões populares no texto.
III. A palavra paciência tem um sentido denotativo.
IV. Há antíteses na letra da música acima.
A alternativa correta considerando o texto apresentado é:
a) nenhuma está correta;
b) apenas a III está correta;
c) todas as afirmações estão corretas;
d) I e IV estão corretas;
e) II, III e IV estão corretas.
Questão 04. F.M. Itajubá-MG “Motivos de alegria e de tristeza” – “… trancados na ilha do nosso egoísmo”. Reconheça as figuras de linguagem que aparecem nestas duas frases.
a) ironia e hipérbole.
b) eclipse e paralelo.
c) antítese e metáfora.
d) ênfase e comparação.
e) contraste e alusão.
Questão 05 sobre Linguagem Figurada e Funções da Linguagem: U. Alfenas-MG – “Os prédios são altos e se espreitam traiçoeiramente com binóculos na sombra”. Predomina nessa frase a figura de linguagem denominada:
a) metáfora.
b) prosopopéia.
c) hipérbole.
d) eufemismo.
e) ironia.
Questão 06. Univali-SC – Indique o item em que a figura de linguagem existente nas manchetes, retiradas de revistas de circulação nacional, está denominada corretamente entre parênteses:
a) “O pai do ciberespaço” – Isto é, 14/04/99 (PLEONASMO).
b) “A supermoeda murchou“ – Veja, 27/01/99 (METONÍMIA).
c) “A canoa furada dos impostos” – Veja, 30/06/99 (METÁFORA).
d) “Um passado escrito por pólen e lascas de madeira” – Superinteressante, agosto/99 (ANTÍTESE).
e) “O gigante e os anões” – Superinteressante, agosto/99 (PROSOPOPÉIA).
“O samba do Ernesto
O Arnesto nos convidô prum samba
Ele mora no Brás
Nóis fumo e não encontremos ninguém
Nóis vortemos com uma baita duma reiva
Da otra vez nóis num vai mais
Nóis num semos tatu
Notro dia encontremos co’ Arnesto
Qui pidiu discurpa mas nóis num aceitemos
Isso num si faiz Arnesto nóis num s’ importa
Mais você devia ter ponhado um recado na porta
Ansim
Óia turma num deu pra espera
Aduvido que isso num faiz már
Num tem importância nóis si habitua”
Adoniran Barbosa e Nicola Caparrino.
Questão 07. UFMT
( ) O texto retrata um pedido de desculpas de amigos que não se vêem há muito tempo.
( ) “Aduvido, vortemos, ponhando, ansim, óia” são marcas de uma variedade lingüística utilizada por pessoas de pouca ou nenhuma escolaridade.
( ) “Prum, num, cuma, duma, pra” marcam a moralidade oral do texto.
( ) Sempre que é usada a primeira pessoa do plural, no texto, a desinência verbal é adequada.
“– Meu avó, dá caça pra mim comer?
– Sim, Currupira fez.
Cortou carne de perna moqueou e deu pro menino, perguntando.
– O que você está fazendo na capoeira, rapaiz!
– Passeando.
– Não diga!
– Pois é, passeando…
Então contou o castigo da mãe por causa dele ter sido malévolo pros manos. E contando o transporte da casa de novo pra deixa onde não tinha caça deu uma grande gargalhada. O Currupira olhou pra ele e resmungou:
– Tu não é mais curumi, rapaiz, tu não é mais curumi não… Gente grande que faiz isso…”
Questão 08 sobre Linguagem Figurada e Funções da Linguagem: UFGO – Uma característica importante das línguas é o fato de que elas não são uniformes nem estáticas. Fatores como região, classe social, idade, entre outros, explicam suas variações.
Tendo em vista o comentário que você acabou de ler e as particularidades linguísticas do trecho de Macunaíma, julgue os itens.
( ) A construção “dá caça pra mim comer” é típica da linguagem oral, representado, portanto, uma variação de “dê-me caça para eu comer”, própria da norma padrão.
( ) O emprego de palavras como “rapaiz” e “faiz”revela variação no nível dos sons, indicando pronúncia de um falante, no caso o Currupira, que utiliza a variedade padrão língua.
( ) Em “por causa dele ter sido malévolo”, ocorreu uma variação no nível sintático, uma vez que esse enunciado, na norma padrão, corresponde a “por causa de ele ter sido malévolo”.
( ) O enunciado “Tu não é mais curumi”, apesar de ser um exemplo de falar informal, está de acordo com a língua padrão, como se pode verificar pela concordância verbal.
Questão 09. Cesgranrio – Assinale a opção em que há correspondência entre o período e o recurso estilístico a ele atribuído.
a) “Quem pode vai para fora” – hipérbato.
b) “Aquele jardim era meu amigo” –metonímia.
c) “Eles são as minhas aldeias” – metáfora.
d) “Uma voz de água no silêncio” – anáfora.
e) “Que bom ver outra vida! Que bom ouvir a outra face do disco!” – anástrofe.
a) Aos amigos faltou-lhes coragem.
b) Vi com meus próprios olhos.
c) “Luar, espere um pouco / Que é pro meu samba poder chegar.”
d) Toda profissão tem seus espinhos.
e) “Quando a gente é novo, gosta de fazer bonito.”