Questão 01 sobre O que é Acentuação Gráfica: (ENEM)
Diante da visão de um prédio com uma placa indicando SAPATARIA PAPALIA, um jovem deparou com a dúvida: como pronunciar a palavra PAPALIA?
Levado o problema à sua sala de aula, a discussão girou em torno da utilidade de conhecer as regras de acentuação e, especialmente, do auxílio que elas podem dar à correta pronúncia de palavras.
Após discutirem pronúncia, regras de acentuação e escrita, três alunos apresentaram as seguintes conclusões a respeito da palavra PAPALIA:
I. Se a sílaba tônica for o segundo PA, a escrita deveria ser PAPÁLIA, pois a palavra seria paroxítona terminada em ditongo crescente.
II. Se a sílaba tônica for LI, a escrita deveria ser PAPALÍA, pois “i” e “a” estariam formando hiato.
III. Se a sílaba tônica for LI, a escrita deveria ser PAPALIA, pois não haveria razão para o uso de acento gráfico.
A conclusão está correta apenas em:
a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) I e III
Questão 02. (FGV-SP) Os dois hiatos das formas verbais devem ser acentuados apenas na alternativa:
a) refluir, intuindo.
b) construindo, destruido.
c) caida, saiste.
d) instruido, intuir.
e) refluira, destruindo.
Questão 03 sobre O que é Acentuação Gráfica: Uniube-MG São acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica, as palavras da alternativa:
a) língua, obrigatório, influência.
b) filológica, necessária, lingüística.
c) português, aliás, país.
d) óbvio, úteis, alguém.
Questão 04. U.E. Ponta Grossa-PR Tendo em vista a acentuação gráfica e a separação silábica dos vocábulos, assinale o que for correto.
01. São acentuados graficamente os vocábulos “só”, “é” e “dá” porque devem ser acentuados todos os monossílabos tônicos terminados em a, e e o.
02. Os vocábulos “macaco”, “primata” e “apetite” não recebem acento gráfico porque não se acentuam os paroxítonos terminados em o, a e e.
04. O vocábulo “muriqui” não é acentuado pois não levam acento gráfico os oxítonos terminados em i.
08. O vocábulo “observação” tem quatro sílabas.
16. O vocábulo “evoluído” tem cinco sílabas.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.
Questão 05 sobre O que é Acentuação Gráfica: Unifor-CE Assinale a alternativa em que os dois vocábulos obedecem à mesma regra de acentuação gráfica do vocábulo várzea.
a) cândido – armário;
b) exímio – vírus;
c) supérfluo – incêndio;
d) incluído – sandália;
e) límpido – vôo.
Questão 06. Unifor-CE Assinale a alternativa em que os dois vocábulos obedecem à mesma regra de acentuação gráfica do vocábulo ignorância.
a) sacrário – difícil;
b) ônibus – ígneo;
c) colégio – sério;
d) tórax – ingênuo;
e) convênio – válido.
Questão 07 sobre O que é Acentuação Gráfica: U.F. Santa Maria-RS Em qual alternativa os pares de palavras não seguem a mesma regra de acentuação?
a) “pátria” – “próprio”.
b) “Até” – “propôs”.
c) “espécie” – “idéias”.
d) “só” – “três”.
e) “áreas” – “Mário”.
Questão 08. Unifor-CE A série em que se observa a mesma regra de acentuação da palavra em negrito no segmento “uma escolta de professores e funcionários” é:
a) contemporânea – provável – contrário;
b) artística – compreensível – contemporânea;
c) obrigatória – contrário – circunstâncias;
d) provável – várias – obrigatória;
e) compreensível – artístico – várias.
Questão 09. UFRS-Modificada Considere as seguintes afirmações sobre a acentuação gráfica.
I. A palavra risível recebe o acento gráfico pela mesma regra que preceitua o uso do acento em ridículo.
II. A palavra possuído recebe o acento gráfico pela mesma regra de aí.
III. Se fosse retirado o acento gráfico das palavras várias, pública e está, ocorreria mudança de significado e de classe.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
Questão 10 sobre O que é Acentuação Gráfica: Unifor-CE A mesma regra de acentuação da palavra infância observa-se em:
a) indivíduo.
b) econômico.
c) tênis.
d) público.
e) flâmula.
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Gabarito com as respostas das questões de português sobre O que é Acentuação Gráfica:
Resposta da questão 01. e;
Resposta da questão 02. c;
Resposta da questão 03. a;
Resposta da questão 04. 23;
Resposta da questão 05. c;
Resposta da questão 06. c;
Resposta da questão 07. c;
Resposta da questão 08. c;
Resposta da questão 09. d;
Resposta da questão 10. a
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína