Lista com 09 atividades de Língua Portuguesa sobre Orações Subordinadas Substantivas e Adjetivas para o ir bem no Enem, Vestibular e Concurso Público!
Instrução: Leia o texto seguinte para responder às questões de 01 a 04 sobre Orações Subordinadas Substantivas e Adjetivas.
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
A Terra ameaçada
01 Claro que não cremos em fantasmas, mas sabemos
seguramente que eles existem. Precatemo-nos, pois.
Estas duas linhas iniciais servem apenas para entrar no
assunto da moda – biocombustíveis.
05 Depois de muitas décadas, descobriu-se que, de fato,
o petróleo vai acabar, que o seu consumo é causador de
impactos sobre a Terra, e que, em consequência, cumpre
buscar outras matrizes energéticas.
Uma conclusão que veio atrasada, mas não
10 tardiamente. Há decênios, pesquisadores, cientistas e
homens de experiência no trato da terra, sabiam que este
seria o caminho. Mas foi procrastinado, adiado; surgiu
o Proálcool, que faleceu no vendaval de erros, embora
demonstrando cabalmente que cumpria achar solução
15 outra – ou outras – para o problema da energia, para
substituir o ouro negro.
Depois que se chegou à conclusão de que a Terra
está ameaçada, que sua temperatura poderá aumentar
em até quatro graus neste século, em consequência do
20 crescimento da concentração de dióxido de carbono na
atmosfera, sobretudo por causa do uso de combustíveis
fósseis, despertou-se a atenção para um problema que
é de cada homem e de todos os homens.
É imprescindível mudar-se a matriz energética, eis
25 o fato. Sílvia Ribeiro, pesquisadora do Grupo ETC, em
artigo, raciocina que a lógica de fundo não é abandonar
o petróleo, nem mudar os padrões de consumo geradores
do aquecimento global. O que se pretende, diz Sílvia,
é aproveitar a situação para criar novas fontes de
30 negócios, promovendo e subsidiando a produção industrial
de cultivos para esses fins.
Há aspectos a considerar. Um reside em conter o
colapso ambiental do planeta; outro está em oferecer
uma alternativa para a agricultura camponesa. Mas há
35 ainda de se evitar que a sobrevida ao agronegócio produza
impactos ambientais graves.
SANTOS, Manuel Hygino dos. A Terra ameaçada. Hoje em dia, 09 abr. 2007. p.2
Questão 01 sobre Orações Subordinadas Substantivas e Adjetivas: Na expressão “precatemo-nos, pois”, do primeiro parágrafo do texto “A Terra ameaçada”, o verbo precatar significa:
A) acatar.
B) apregoar.
C) admoestar.
D) acautelar.
Questão 02. “Uma conclusão que veio atrasada, mas não tardiamente”. (linhas 09 – 10)
Essa expressão faz referência à conclusão de que:
A) a temperatura poderá aumentar até quatro graus, por isso a Terra está ameaçada.
B) a questão energética é de cada homem e de todos os homens.
C) o petróleo vai acabar e cumpre buscar outras matrizes energéticas.
D) a lógica não é abandonar o petróleo, mas promover a produção industrial.
Questão 03 sobre Orações Subordinadas Substantivas e Adjetivas: Leia o trecho:
“Mas foi procrastinado, adiado; surgiu o Proálcool, que faleceu no vendaval de erros, embora demonstrando cabalmente que cumpria achar solução outra – ou outras – para o problema da energia, para substituir o ouro negro”. (linhas 12 – 16) As orações destacadas são, respectivamente:
A) subordinada adjetiva explicativa / subordinada substantiva objetiva direta.
B) coordenada sindética explicativa / subordinada adjetiva explicativa.
C) subordinada substantiva objetiva direta / subordinada substantiva objetiva direta.
D) coordenada sindética explicativa / subordinada substantiva objetiva direta.
Questão 04. Leia o trecho:
Depois que se chegou à conclusão de que a Terra está ameaçada, que sua temperatura poderá aumentar em até quatro graus neste século, em consequência do crescimento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera, sobretudo por causa do uso de combustíveis fósseis, despertou-se a atenção para um problema que é de cada homem e de todos os homens.
(linhas 17 – 23)
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a oração principal do período.
A) “Depois que se chegou à conclusão […]”
B) “[…] despertou-se a atenção para um problema […]”
C) “[…] que é de cada homem e de todos os homens.”
D) “[…] de que a Terra está ameaçada […]”
(UFAL–2010)
Mentira e Verdade
Alguns estudiosos afirmam que a mercadoria mais importante do mundo moderno é a informação. Pensando bem, foi sempre mais ou menos assim. Quem detinha a informação era poderoso – daí que a mídia foi elevada a quarto poder, tese contra a qual sempre me manifestei, achando que a mídia é uma força, mas não o poder.
Com a chegada da Internet, suas imensas e inesperadas oportunidades, o monopólio da informação pulverizou-se. Os jornais, creio eu, foram os primeiros a sentir o golpe, os livros logo em seguida, havendo até a previsão de que ele acabará na medida em que se limitar ao seu atual desenho gráfico, que vem de Gutenberg.
Acontece que, mais cedo ou mais tarde, a mídia impressa ficará dependente não dos seus quadros profissionais, de sua estrutura de captação das informações. Qualquer pessoa, a qualquer hora do dia ou da noite, acessando blogs e sites individualizados, ficará por dentro do que acontece ou acontecerá.
Na atual crise que o país atravessa, a imprensa em muitas ocasiões foi caudatária do que os blogs informavam duas, três vezes ao dia. Em termos de amplidão, eles sempre ganharão de goleada da imprensa escrita e falada.
O gigantismo da Internet tem, porém, pés de barro. Se ganha no alcance, perde no poder de concentração e análise. Qualquer pessoa, medianamente informada ou sem informação alguma, pode manter uma fonte de notícias ou comentários com responsabilidade zero, credibilidade zero, coerência zero.
O mercado da informação, que formaria o poder no mundo moderno, em breve estará tão poluído que dificilmente saberemos o que ainda não sabemos: o que é mentira e o que é verdade.
CONY, Carlos Heitor. Mentira e Verdade. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult505u241.shtml>. Acesso em: 12 out. 2009.
Questão 05 sobre Orações Subordinadas Substantivas e Adjetivas: Acerca de relações interoracionais presentes no texto, analise as proposições a seguir.
1. O trecho “Alguns estudiosos afirmam que a mercadoria mais importante do mundo moderno é a informação.” exemplifica um caso em que o complemento de um verbo está na forma de uma oração.
2. Ao afirmar que “O gigantismo da Internet tem, porém, pés de barro.”, o autor opera uma mudança na direção argumentativa do texto.
3. No trecho “Quem detinha a informação era poderoso.”, temos um caso em que o sujeito está codificado na forma de uma oração.
4. No trecho “Na atual crise que o país atravessa”, o autor utiliza duas formas com função adjetiva em relação ao substantivo “crise”: “atual” e “que o país atravessa”.
Estão CORRETAS:
A) 1, 2, 3 e 4.
B) 1, 2 e 3, apenas.
C) 1, 2 e 4, apenas.
D) 1, 3 e 4, apenas.
E) 2, 3 e 4, apenas.
Questão 06. (Enem)
Disponível em: <http://blogamargo.files.wordpress.com/2007/07/mastercard.jpg>. Acesso em: 06 jun. 2010.
A palavra “que” tem a mesma classificação morfológica nas três primeiras frases dessa publicidade. Essa palavra tem classificação idêntica no slogan:
A) CINEMARK – É mais que cinema. É Cinemark.
B) BANCO REAL – O banco que faz mais por seus clientes.
C) ESTADÃO – A diferença é que o Estadão funciona.
D) FININVEST – Quem disse que não dá? Na Fininvest dá.
E) HSBC – Pode entrar que o mundo é seu.
(UFOP-MG–2007)
Instrução: Leia o texto seguinte para responder às questões 07, 08 e 09.
Enfim, um acendão aéreo: Esta estrela vai voltar a brilhar.
01 Esta é a notícia que todo brasileiro queria ouvir:
a Varig vai voltar a ser grande e importante. A Gol
acaba de adquirir a Varig. De hoje em diante, serão
novos tempos. Com um modelo de gestão mais moderno
05 e eficiente, maior produtividade operacional e mais
ousadia. Além da retomada de importantes destinos
internacionais. Vai gerar novos empregos, será mais
competitiva e terá capacidade para crescer. Tudo para
que a Varig continue sendo 100% brasileira e, ao mesmo
10 tempo, a mais internacional das nossas companhias
aéreas. E com a simpatia e o carinho que os brasileiros
sempre tiveram por ela, aqui e lá fora. Varig. A estrela
brasileira vai voltar a brilhar.
Questão 07 sobre Orações Subordinadas Substantivas e Adjetivas: O termo acendão na chamada da propaganda da Varig é um(a):
A) prosopopeia.
B) neologismo.
C) verbete.
D) interjeição.
Questão 08. Veja o trecho:
“Esta é a notícia que todo brasileiro queria ouvir: a Varig vai voltar a ser grande e importante. A Gol acaba de adquirir a Varig.” (linhas 01, 02 e 03)
A linguagem publicitária é sintética e direta. Por isso, as informações, no trecho anterior, são adicionadas umas às outras sem uso de conectivos e evitando-se o uso de pronomes oblíquos.
A seguir, assinale a alternativa em que um conectivo e um pronome foram acrescentados CORRETAMENTE, sem alterar o sentido do texto.
A) Esta é a notícia que todo brasileiro queria ouvir: a Varig vai voltar a ser grande e importante, por isso a Gol acaba de a adquirir.
B) Esta é a notícia que todo brasileiro queria ouvir: a Varig vai voltar a ser grande e importante, portanto a Gol acaba de adquirir ela.
C) Esta é a notícia que todo brasileiro queria ouvir: a Varig vai voltar a ser grande e importante, pois a Gol acaba de adquiri-la.
D) Esta é a notícia que todo brasileiro queria ouvir: a Varig vai voltar a ser grande e importante, onde a Gol acaba de adquiri-la.
Questão 09 sobre Orações Subordinadas Substantivas e Adjetivas: A expressão acendão aéreo faz uma referência, por antítese,
A) à crise financeira e gerencial da Varig e ao apagão aéreo.
B) à greve dos controladores de voo e ao apagão de energia elétrica.
C) à ineficiência do governo e ao apagão moral no congresso nacional.
D) às más notícias nos jornais e ao apagão de boas notícias.
Gabarito do exercício 01. D;
Gabarito do exercício 02. C;
Gabarito do exercício 03. A;
Gabarito do exercício 04. B;
Gabarito do exercício 05. A;
Gabarito do exercício 06. B;
Gabarito do exercício 07. B;
Gabarito do exercício 08. C;
Gabarito do exercício 09. A
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: amdarkbr@gmail.com
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína