Lista com 30 Exercícios sobre Interpretação de Textos para o 7° Ano do Ensino Fundamental com Gabarito

Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre Interpretação de Textos para o 7° Ano do Ensino Fundamental:

01. A estratégia utilizada foi a de observar se a palavra estava de acordo com a frase, de modo a completar o seu sentido.

02. São ações.

03. Perguntou a coronilha o que ela queria.

04. Respondeu que queria ser tão dura a ponto de resistir aos golpes do machado.

05. Sim, São coisas que Deus e a coronilha fizeram. São, portanto, ações feitas pelas personagens da história.

06. EX: “Perguntou para a figueira do campo.”

07. Ex: Em algumas regiões brasileiras, as estações não são conhecidas como “primavera, verão, outono e inverno”. No nordeste por exemplo, o período de inverno é o das chuvas e o Do verão, o da seca.

08. O verão é um senhor gordo, aparentemente tranquilo e calorento. O outono aparenta ser um senhor solitário e que gosta do silencio. O outono, por ser uma estação mais fria e de modificação, pode ser relacionada ao silencio e a solidão. O verão por ser a época do nascimento, tem a ver com a jovialidade, a esperança e a alegria.

09. Ao aproximar as estações do ano dos seres humanos, o autor anima as personagens, possibilita que as suas características relacionadas à natureza fiquem mais evidentes e claras.

10. Verão- calor e tranquilidade.
Outono- solidão e silêncio.
Inverno-frio e morte.
Primavera- alegria e juventude.

11. Pular corda, pular e cantar debaixo da chuva, o cheiro da terra e o vento no rosto. O poema também sugere que as chuvas da primavera são alegres.

12. Por ser jovem, a primavera não teme os desafios a ela apresentados.

13. O título do põem significa que as estações do ano representam uma família, em que cada um tem a sua personalidade e sua forma de relacionar com o mundo, enxergando o mundo à sua maneira.

14. B;
15. E;
16. C;
17. D;
18. C;
19. B;
20. C;

21. Pertence ao gênero poema. Percebe-se uma grande preocupação do poeta com a sonoridade e com o ritmo Manuel Bandeira escolhe as palavras e as organiza para que o leitor tenha a impressão de que se trata de um trem em movimento.

22. O ritmo do trem é mais lento no início e no final, imitando um trem que começa a se movimentar e depois vai parando, perdendo a velocidade aos poucos.

23. O “trem enrosca” e só então retoma o movimento.

24. Diferentemente das frases dos parágrafos dos textos em prosa, o poema não tem necessidade de ocupar a linha até o final.

25. Sete

26. 4ª estrofe – f e 5ª estrofe principalmente o p. Essa repetição ajuda imitar o barulho da “Maria fumaça”.

27. D;
28. B;
29. B;
30. C;
31. C;

Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]

Deixe um comentário