Atividades sobre Interpretação de Textos com Tirinhas para o 8º ano com Gabarito

Lista com 07 Exercícios de Língua Portuguesa sobre Interpretação de Textos com Tirinhas para o 8º ano do Ensino Fundamental com Gabarito!

Questão 01. Observe o quadrinho:

tirinha hagar futuro do presente

Nele, o tempo verbal predominante na fala das personagens é o.
a) Presente do Indicativo
b) Imperativo afirmativo
c) Futuro do Presente
d) Pretérito Perfeito
e) Pretérito Imperfeito


Questão 02. Mafalda é uma garotinha de seis anos que sempre lança perguntas desconcertantes para os adultos
mafalda tirinha interpretação de texto 8 ano com gabarito

QUINO, J. L Mafalda. Tradução de Mônica S. M. da Silva, São
Paulo: Martins Fontes, 1988.

O efeito de humor foi um recurso utilizado pelo autor da tirinha para mostrar que o pai de Mafalda:

a) revelou desinteresse na leitura do dicionário.
b) tentava ler um dicionário, que é uma obra muito extensa.
c) causou surpresa em sua filha, ao se dedicar à leitura de um livro tão grande.
d) queria consultar o dicionário para tirar uma dúvida, e não ler o livro, como sua filha pensava.
e) demonstrou que a leitura do dicionário o desagradou bastante, fato que decepcionou muito sua filha.


Questão 03. (Encceja 2017)

tirinha mafalda prioridades das pessoas

Conhecido pela forte crítica social em suas tirinhas, nesse texto, Quino tem como objetivo:

A) Promover a reflexão sobre as prioridades das pessoas.
B) Discutir a importância de bons árbitros de futebol.
C) Denunciar a violência nos jogos de futebol.
D) Demonstrar o estresse dos adultos com as notícias.


Questão 04. Assinale a alternativa que melhor expresse o efeito de humor contido na tirinha:

tirinha mafalda questão interpretação de texto 8 ano
a) O discurso feminista de Susanita é responsável pelo efeito de humor, já que o tema é tratado de forma irônica, denotando certo machismo por parte do autor da tirinha.

b) Mafalda opõe-se ao discurso da amiga Susanita e, por meio de suas feições em todos os quadrinhos, percebe-se nitidamente seu descontentamento.

c) A linguagem verbal não contribui para o melhor entendimento da tirinha, pois todo efeito de humor está contido na linguagem não verbal por meio da expressão exibida por Mafalda no último quadrinho.

d) Susanita apresenta um discurso de acordo com as teorias feministas que pregam a libertação das práticas tradicionalmente atribuídas à mulher. Contudo, no último quadrinho, a personagem defende o uso de uma tecnologia que apenas reforça os padrões tradicionais.


Questão 05. Nessa historinha, o efeito humorístico origina-se de uma situação criada pela fala da Rosinha no primeiro quadrinho, que é:

tirinha chico e rosinha

a) Faz uma pose bonita!
b) Quer tirar um retrato?
c) Sua barriga está aparecendo!
d) Olha o passarinho!


Questão 06. Assinale a alternativa INCORRETA.

tirinha soldados imagens borradas

a) A tira mostra a importância dada ao roubo de algo precioso para todos os personagens.
b) O primeiro quadrinho leva a supor que o cozinheiro se refere a um crime
c) O segundo quadrinho revela que se trata apenas de um simples roubo.
d) O humor da tira é provocado por um final que surpreende o leitor.


Questão 07. Conspiração

tirinha conspiração

Cibele Santos. Mulher de 30 – Conspiração. www.mulher30.com.br.

Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 325.

Entendendo a tirinha:
A. Que informação implícita é responsável pelo humor da tira?

B. De que maneira a linguagem não verbal contribui para o reconhecimento dessa informação implícita? E o título?

C. Por que a palavra acidentalmente aparece entre aspas?

D. Indique um termo que possa explicitar o sentido real de acidentalmente no contexto da tirinha.

Deixe um comentário