<p>Lista com 10 Exercícios de Língua Portuguesa sobre Romantismo no Brasil para o Ensino Médio com Gabarito!</p>



<p><strong>Questão 01.</strong> Leia o trecho abaixo, extraído de Navio Negreiro, de Castro Alves, e as alternativas.</p>



<p class="has-text-color has-link-color has-medium-font-size wp-elements-99b84142cf6b4230cee4f101d4cfbbf7" style="color:#ff4000">ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!</p>



<p>“Era um sonho dantesco!&#8230; o tombadilho,<br>Que das luzernas avermelha o brilho,<br>Em sangue a se banhar.<br>Tinir de ferros&#8230; estalar de açoite&#8230;<br>Legiões de homens negros como a noite,<br>Horrendos a dançar&#8230;<br>Negras mulheres, suspendendo às tetas<br>Magras crianças, cujas bocas pretas<br>Rega o sangue das mães:<br>Outras, moças, mas nuas e espantadas,<br>No turbilhão de espectros arrastadas,<br>Em ânsia e mágoa vãs!”</p>



<p>Nesse fragmento, o poeta:<br>I. denuncia a permanência do tráfico de escravos, embora esse tenha sido proibido pela Lei Eusébio de Queirós, de 1850.</p>



<p>II. descreve a luta dos negros, transportados no navio, contra os seus opressores, apontando para a possibilidade de libertação.</p>



<p>III. usa as exclamações como suporte para o tom de indignação e repúdio ao ato escravocrata.</p>



<p>IV. alude, com a expressão “sonho dantesco” ao “Inferno”, de A Divina Comédia, para enfatizar o drama dos condenados à escravidão.</p>



<p>As afirmativas CORRETAS são:<br>a) I e II.<br>b) I e IV.<br>c) II e III.<br>d) III e IV.<br>e) I, III e IV.</p>



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<p><strong>Questão 02.</strong> (Enem–2009)</p>



<p>O sertão e o sertanejo<br>Ali começa o sertão chamado bruto. Nesses campos, tão diversos pelo matiz de cores, o capim crescido e ressecado pelo ardor do Sol transforma-se em vicejante tapete de relva, quando lavra o incêndio que algum tropeiro, por acaso ou mero desenfado, ateia com uma faúlha do seu isqueiro. Minando à surda na touceira, queda a vívida centelha. Corra daí a instantes qualquer aragem, por débil que seja, e levanta-se a língua de fogo esguia e trêmula, como que a contemplar medrosa e vacilante os espaços imensos que se alongam diante dela. O fogo, detido em pontos, aqui, ali, a consumir com mais lentidão algum estorvo, vai aos poucos morrendo até se extinguir de todo, deixando como sinal de avassaladora passagem o alvacento lençol, que lhe foi seguindo os velozes passos.<br>Por toda parte, a melancolia; de todos os lados, tétricas perspectivas. É cair, porém, daí a dias copiosa chuva, e parece que uma varinha de fada andou por aqueles sombrios recantos a traçar às pressas jardins encantados e nunca vistos. Entra tudo num trabalho íntimo de espantosa atividade. Transborda a vida.<br>TAUNAY, Alfredo. Inocência. São Paulo: Ática, 1993 (Adaptação).</p>



<p>O romance romântico teve fundamental importância na formação da ideia de nação. Considerando o trecho, é possível reconhecer que uma das principais e permanentes contribuições do Romantismo para a construção da identidade da nação é a<br>A) possibilidade de apresentar uma dimensão desconhecida da natureza nacional, marcada pelo subdesenvolvimento e pela falta de perspectiva de renovação.</p>



<p>B) consciência da exploração da terra pelos colonizadores e pela classe dominante local, o que coibiu a exploração desenfreada das riquezas naturais do país.</p>



<p>C) construção, em linguagem simples, realista e documental, sem fantasia ou exaltação, de uma imagem da terra que revelou o quanto é grandiosa a natureza brasileira.</p>



<p>D) expansão dos limites geográficos da terra, que promoveu o sentimento de unidade do território nacional e deu a conhecer os lugares mais distantes do Brasil aos brasileiros.</p>



<p>E) valorização da vida urbana e do progresso, em detrimento do interior do Brasil, formulando um conceito de nação centrado nos modelos da nascente burguesia brasileira.</p>



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<p><strong>Questão 03.</strong> São características da primeira geração do Romantismo brasileiro, exceto:</p>



<p>a) Exaltação da natureza e da liberdade.<br>b) Indianismo.<br>c) Nacionalismo ufanista.<br>d) Brasileirismo (linguagem).<br>e) Egocentrismo e individualismo.</p>



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<p><strong>Questão 04.</strong> (Enem–2010)</p>



<p>Soneto<br>Já da morte o palor me cobre o rosto, Nos lábios meus o alento desfalece, Surda agonia o coração fenece,<br>E devora meu ser mortal desgosto!<br>Do leito embalde no macio encosto<br>Tento o sono reter!&#8230; já esmorece<br>O corpo exausto que o repouso esquece&#8230; Eis o estado em que a mágoa me tem posto!<br>O adeus, o teu adeus, minha saudade, Fazem que insano do viver me prive<br>E tenha os olhos meus na escuridade.<br>Dá-me a esperança com que o ser mantive! Volve ao amante os olhos por piedade, Olhos por quem viveu quem já não vive!<br>AZEVEDO, Álvares de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000.</p>



<p>O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é:<br>A) a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte.<br>B) a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.<br>C) o descontrole das emoções provocado pela autopiedade.<br>D) o desejo de morrer como alívio para desilusão amorosa.<br>E) o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.</p>



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<p><strong>Questão 05.</strong> (<a href="https://www.google.com/url?sa=t&;rct=j&;q=&;esrc=s&;source=web&;cd=&;cad=rja&;uact=8&;ved=2ahUKEwi7odOMvPn8AhXOrpUCHThsDJkQFnoECAsQAQ&;url=https%3A%2F%2Fenem.inep.gov.br%2F&;usg=AOvVaw2ojVVX6nzMF-8OLnmCy1_1">Enem</a>–2001) O trecho a seguir é parte do poema “Mocidade e morte”, do poeta romântico Castro Alves:</p>



<p>Oh! eu quero viver, beber perfumes<br>Na flor silvestre, que embalsama os ares;<br>Ver minh’alma adejar pelo infinito,<br>Qual branca vela n’amplidão dos mares. No seio da mulher há tanto aroma&#8230; Nos seus beijos de fogo há tanta vida&#8230; — Árabe errante, vou dormir à tarde<br>À sombra fresca da palmeira erguida. Mas uma voz responde-me sombria: Terás o sono sob a lájea fria.<br>ALVES, Castro. Os melhores poemas de Castro Alves. Seleção de Lêdo Ivo. São Paulo: Global, 1983.</p>



<p>Esse poema, como o próprio título sugere, aborda o inconformismo do poeta com a antevisão da morte prematura, ainda na juventude.<br>A imagem da morte aparece na palavra<br>A) embalsama.<br>B) infinito.<br>C) amplidão.<br>D) dormir.<br>E) sono.</p>



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<p><strong>Questão 06.</strong> O Romantismo brasileiro encontrou no índio a sua mais autêntica expressão de nacionalidade. Sobre essa fase do Romantismo, é correto afirmar:</p>



<p>I. O indianismo foi uma das principais tendências do Romantismo brasileiro. Destacaram-se, nessa fase, Gonçalves Dias, na poesia, e José de Alencar, na prosa.</p>



<p>II. No indianismo, encontramos elementos como a depressão, o devaneio, o sonho e a perspectiva da morte, características encontradas na poesia de Álvares de Azevedo.</p>



<p>III. Constituiu um painel de estilos diversificados. Cada poeta criava sua própria linguagem, mas todos estavam preocupados com a afirmação dos ideais abolicionistas e republicanos.</p>



<p>IV. No indianismo, é comum ver a representação do índio como o “bom selvagem”, bem como o reconhecimento do índio como um símbolo de nacionalidade.</p>



<p>V. Seus principais representantes foram Visconde de Taunay, José de Alencar e Manuel Antônio de Almeida.</p>



<p>a) I e IV.<br>b) I, II e IV.<br>c) II e V.<br>d) II, III e V.<br>e) I e III.</p>



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<p><strong>Questão 07.</strong> Numere a coluna da esquerda, de acordo com a coluna da direita, tendo em vista a poesia romântica brasileira:</p>



<p>1. primeira geração<br>2. segunda geração<br>3. terceira geração</p>



<p>( ) abolicionismo<br>( ) condoreirismo<br>( ) pena de si próprio<br>( ) obsessão pela morte<br>( ) indianismo<br>( ) nacionalismo</p>



<p>Agora, escolha a alternativa que apresenta a SEQUÊNCIA CORRETA DOS NUMERAIS:</p>



<p>2 &#8211; 3 &#8211; 2 &#8211; 1 &#8211; 2 &#8211; 1;<br>1 &#8211; 3 &#8211; 2 &#8211; 1 &#8211; 2 &#8211; 3;<br>3 &#8211; 2 &#8211; 2 &#8211; 1 &#8211; 2 &#8211; 2;<br>2 &#8211; 1 &#8211; 2 &#8211; 2 &#8211; 1 &#8211; 1;<br>3 &#8211; 3 &#8211; 2 &#8211; 2 &#8211; 1 &#8211; 1;</p>



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<p><strong>Questão 08.</strong> Modelo Enem.<br>Leia o poema para responder à questão.<br>A estrela<br>Vi uma estrela tão alta,<br>Vi uma estrela tão fria!<br>Vi uma estrela luzindo<br>Na minha vida vazia.</p>



<p>Era uma estrela tão alta!<br>Era uma estrela tão fria!<br>Era uma estrela sozinha<br>Luzindo no fim do dia.</p>



<p>Por que da sua distância<br>Para a minha companhia<br>Não baixava aquela estrela?<br>Por que tão alto luzia?</p>



<p>E ouvia na sombra funda<br>Responder que assim fazia<br>Para dar uma esperança<br>Mais triste ao fim do meu dia.</p>



<p>BANDEIRA, Manuel. A estrela. In: Estrela da vida inteira: poesias reunidas. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973, p. 164.</p>



<p>Identifique a característica do poema que demonstra a permanência de elementos do Romantismo na poesia modernista.<br>a. Nacionalismo<br>b. Crítica social<br>c. Indianismo<br>d. Religiosidade<br>e. Subjetivismo</p>



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<p>O NAVIO NEGREIRO</p>



<p>Castro Alves<br>Negras mulheres, suspendendo às tetas<br>Magras crianças, cujas bocas pretas<br>Rega o sangue das mães:<br>Outras moças, mas nuas e espantadas,<br>No turbilhão de espectros arrastadas,<br>Em ânsia e mágoa vãs!</p>



<p>E ri-se a orquestra irônica, estridente&#8230;<br>E da ronda fantástica a serpente<br>Faz doudas espirais &#8230;<br>Se o velho arqueja, se no chão resvala,<br>Ouvem-se gritos&#8230; o chicote estala.<br>E voam mais e mais&#8230;</p>



<p>Presa nos elos de uma só cadeia,<br>A multidão faminta cambaleia,<br>E chora e dança ali!<br>Um de raiva delira, outro enlouquece,<br>Outro, que martírios embrutece,<br>Cantando, geme e ri!</p>



<p>No entanto o capitão manda a manobra,<br>E após fitando o céu que se desdobra,<br>Tão puro sobre o mar,<br>Diz do fumo entre os densos nevoeiros:<br>&#8220;Vibrai rijo o chicote, marinheiros!<br>Fazei-os mais dançar!&#8230;&#8221;</p>



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<p><strong>Questão 09.</strong> Uma característica marcante dos poetas da última fase do Romantismo, á qual pertence Castro Alves, especialmente presente nesse poema é:</p>



<p>a) o uso de versos brancos e livres.<br>b) o escapismo como temática e proposta.<br>c) a citação dos poetas barrocos e árcades.<br>d) o tom declamatório e engajado.<br>e) a exaltação da pátria somente enaltecendo as qualidades.</p>



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<p><strong>Questão 10.</strong> No poema “O Navio Negreiro”, Castro Alves expõe a sua indignação diante da situação do negro-escravo e essa obra é uma das muitas manifestações poéticas que, ao longo da nossa Literatura – e desde o Barroco até nossos dias – tiveram um apelo centrado no(a):</p>



<p>a) engajamento nas lutas classistas operárias.<br>b) revolta contra o colonizador português.<br>c) comprometimento com a problemática social .<br>d) indignação com o desgoverno e a impunidade.<br>e) irreverência diante do descomprometimento social.</p>



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<p>01. D;<br>02. D;<br>03. E;<br>04. B;<br>05. E;<br>06. A;<br>07. E;<br>08. A;<br>09. D;<br>10. C</p>


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Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA<br />
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL<br />
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína</p>
</div></div><div class="clearfix"></div><div class="saboxplugin-socials "><a title="User email" target="_self" href="mailto:a&#109;&#100;&#097;&#114;kbr&#064;g&#109;a&#105;&#108;&#046;co&#109;" rel="nofollow noopener" class="saboxplugin-icon-grey"><svg aria-hidden="true" class="sab-user_email" role="img" xmlns="http://www.w3.org/2000/svg" viewBox="0 0 512 512"><path fill="currentColor" d="M502.3 190.8c3.9-3.1 9.7-.2 9.7 4.7V400c0 26.5-21.5 48-48 48H48c-26.5 0-48-21.5-48-48V195.6c0-5 5.7-7.8 9.7-4.7 22.4 17.4 52.1 39.5 154.1 113.6 21.1 15.4 56.7 47.8 92.2 47.6 35.7.3 72-32.8 92.3-47.6 102-74.1 131.6-96.3 154-113.7zM256 320c23.2.4 56.6-29.2 73.4-41.4 132.7-96.3 142.8-104.7 173.4-128.7 5.8-4.5 9.2-11.5 9.2-18.9v-19c0-26.5-21.5-48-48-48H48C21.5 64 0 85.5 0 112v19c0 7.4 3.4 14.3 9.2 18.9 30.6 23.9 40.7 32.4 173.4 128.7 16.8 12.2 50.2 41.8 73.4 41.4z"></path></svg></span></a></div></div></div>