Língua Portuguesa

Lista de Exercícios sobre o Romantismo no Brasil para o Ensino Médio

&NewLine;<p>Lista com 10 Exercícios de Língua Portuguesa sobre Romantismo no Brasil para o Ensino Médio com Gabarito&excl;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 01&period;<&sol;strong> Leia o trecho abaixo&comma; extraído de Navio Negreiro&comma; de Castro Alves&comma; e as alternativas&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p class&equals;"has-text-color has-link-color has-medium-font-size wp-elements-99b84142cf6b4230cee4f101d4cfbbf7" style&equals;"color&colon;&num;ff4000">ATENÇÃO&excl;&excl;&excl; O Gabarito encontra-se no final da página&excl;&excl;&excl;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>&OpenCurlyDoubleQuote;Era um sonho dantesco&excl;&&num;8230&semi; o tombadilho&comma;<br>Que das luzernas avermelha o brilho&comma;<br>Em sangue a se banhar&period;<br>Tinir de ferros&&num;8230&semi; estalar de açoite&&num;8230&semi;<br>Legiões de homens negros como a noite&comma;<br>Horrendos a dançar&&num;8230&semi;<br>Negras mulheres&comma; suspendendo às tetas<br>Magras crianças&comma; cujas bocas pretas<br>Rega o sangue das mães&colon;<br>Outras&comma; moças&comma; mas nuas e espantadas&comma;<br>No turbilhão de espectros arrastadas&comma;<br>Em ânsia e mágoa vãs&excl;”<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Nesse fragmento&comma; o poeta&colon;<br>I&period; denuncia a permanência do tráfico de escravos&comma; embora esse tenha sido proibido pela Lei Eusébio de Queirós&comma; de 1850&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>II&period; descreve a luta dos negros&comma; transportados no navio&comma; contra os seus opressores&comma; apontando para a possibilidade de libertação&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>III&period; usa as exclamações como suporte para o tom de indignação e repúdio ao ato escravocrata&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>IV&period; alude&comma; com a expressão &OpenCurlyDoubleQuote;sonho dantesco” ao &OpenCurlyDoubleQuote;Inferno”&comma; de A Divina Comédia&comma; para enfatizar o drama dos condenados à escravidão&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>As afirmativas CORRETAS são&colon;<br>a&rpar; I e II&period;<br>b&rpar; I e IV&period;<br>c&rpar; II e III&period;<br>d&rpar; III e IV&period;<br>e&rpar; I&comma; III e IV&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 02&period;<&sol;strong> &lpar;Enem–2009&rpar;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>O sertão e o sertanejo<br>Ali começa o sertão chamado bruto&period; Nesses campos&comma; tão diversos pelo matiz de cores&comma; o capim crescido e ressecado pelo ardor do Sol transforma-se em vicejante tapete de relva&comma; quando lavra o incêndio que algum tropeiro&comma; por acaso ou mero desenfado&comma; ateia com uma faúlha do seu isqueiro&period; Minando à surda na touceira&comma; queda a vívida centelha&period; Corra daí a instantes qualquer aragem&comma; por débil que seja&comma; e levanta-se a língua de fogo esguia e trêmula&comma; como que a contemplar medrosa e vacilante os espaços imensos que se alongam diante dela&period; O fogo&comma; detido em pontos&comma; aqui&comma; ali&comma; a consumir com mais lentidão algum estorvo&comma; vai aos poucos morrendo até se extinguir de todo&comma; deixando como sinal de avassaladora passagem o alvacento lençol&comma; que lhe foi seguindo os velozes passos&period;<br>Por toda parte&comma; a melancolia&semi; de todos os lados&comma; tétricas perspectivas&period; É cair&comma; porém&comma; daí a dias copiosa chuva&comma; e parece que uma varinha de fada andou por aqueles sombrios recantos a traçar às pressas jardins encantados e nunca vistos&period; Entra tudo num trabalho íntimo de espantosa atividade&period; Transborda a vida&period;<br>TAUNAY&comma; Alfredo&period; Inocência&period; São Paulo&colon; Ática&comma; 1993 &lpar;Adaptação&rpar;&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>O romance romântico teve fundamental importância na formação da ideia de nação&period; Considerando o trecho&comma; é possível reconhecer que uma das principais e permanentes contribuições do Romantismo para a construção da identidade da nação é a<br>A&rpar; possibilidade de apresentar uma dimensão desconhecida da natureza nacional&comma; marcada pelo subdesenvolvimento e pela falta de perspectiva de renovação&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>B&rpar; consciência da exploração da terra pelos colonizadores e pela classe dominante local&comma; o que coibiu a exploração desenfreada das riquezas naturais do país&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>C&rpar; construção&comma; em linguagem simples&comma; realista e documental&comma; sem fantasia ou exaltação&comma; de uma imagem da terra que revelou o quanto é grandiosa a natureza brasileira&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>D&rpar; expansão dos limites geográficos da terra&comma; que promoveu o sentimento de unidade do território nacional e deu a conhecer os lugares mais distantes do Brasil aos brasileiros&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>E&rpar; valorização da vida urbana e do progresso&comma; em detrimento do interior do Brasil&comma; formulando um conceito de nação centrado nos modelos da nascente burguesia brasileira&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 03&period;<&sol;strong> São características da primeira geração do Romantismo brasileiro&comma; exceto&colon;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>a&rpar; Exaltação da natureza e da liberdade&period;<br>b&rpar; Indianismo&period;<br>c&rpar; Nacionalismo ufanista&period;<br>d&rpar; Brasileirismo &lpar;linguagem&rpar;&period;<br>e&rpar; Egocentrismo e individualismo&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 04&period;<&sol;strong> &lpar;Enem–2010&rpar;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Soneto<br>Já da morte o palor me cobre o rosto&comma; Nos lábios meus o alento desfalece&comma; Surda agonia o coração fenece&comma;<br>E devora meu ser mortal desgosto&excl;<br>Do leito embalde no macio encosto<br>Tento o sono reter&excl;&&num;8230&semi; já esmorece<br>O corpo exausto que o repouso esquece&&num;8230&semi; Eis o estado em que a mágoa me tem posto&excl;<br>O adeus&comma; o teu adeus&comma; minha saudade&comma; Fazem que insano do viver me prive<br>E tenha os olhos meus na escuridade&period;<br>Dá-me a esperança com que o ser mantive&excl; Volve ao amante os olhos por piedade&comma; Olhos por quem viveu quem já não vive&excl;<br>AZEVEDO&comma; Álvares de&period; Obra completa&period; Rio de Janeiro&colon; Nova Aguilar&comma; 2000&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica&comma; porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico&period; O fundamento desse lirismo é&colon;<br>A&rpar; a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte&period;<br>B&rpar; a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda&period;<br>C&rpar; o descontrole das emoções provocado pela autopiedade&period;<br>D&rpar; o desejo de morrer como alívio para desilusão amorosa&period;<br>E&rpar; o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 05&period;<&sol;strong> &lpar;<a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;www&period;google&period;com&sol;url&quest;sa&equals;t&amp&semi;rct&equals;j&amp&semi;q&equals;&amp&semi;esrc&equals;s&amp&semi;source&equals;web&amp&semi;cd&equals;&amp&semi;cad&equals;rja&amp&semi;uact&equals;8&amp&semi;ved&equals;2ahUKEwi7odOMvPn8AhXOrpUCHThsDJkQFnoECAsQAQ&amp&semi;url&equals;https&percnt;3A&percnt;2F&percnt;2Fenem&period;inep&period;gov&period;br&percnt;2F&amp&semi;usg&equals;AOvVaw2ojVVX6nzMF-8OLnmCy1&lowbar;1">Enem<&sol;a>–2001&rpar; O trecho a seguir é parte do poema &OpenCurlyDoubleQuote;Mocidade e morte”&comma; do poeta romântico Castro Alves&colon;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Oh&excl; eu quero viver&comma; beber perfumes<br>Na flor silvestre&comma; que embalsama os ares&semi;<br>Ver minh’alma adejar pelo infinito&comma;<br>Qual branca vela n’amplidão dos mares&period; No seio da mulher há tanto aroma&&num;8230&semi; Nos seus beijos de fogo há tanta vida&&num;8230&semi; — Árabe errante&comma; vou dormir à tarde<br>À sombra fresca da palmeira erguida&period; Mas uma voz responde-me sombria&colon; Terás o sono sob a lájea fria&period;<br>ALVES&comma; Castro&period; Os melhores poemas de Castro Alves&period; Seleção de Lêdo Ivo&period; São Paulo&colon; Global&comma; 1983&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Esse poema&comma; como o próprio título sugere&comma; aborda o inconformismo do poeta com a antevisão da morte prematura&comma; ainda na juventude&period;<br>A imagem da morte aparece na palavra<br>A&rpar; embalsama&period;<br>B&rpar; infinito&period;<br>C&rpar; amplidão&period;<br>D&rpar; dormir&period;<br>E&rpar; sono&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 06&period;<&sol;strong> O Romantismo brasileiro encontrou no índio a sua mais autêntica expressão de nacionalidade&period; Sobre essa fase do Romantismo&comma; é correto afirmar&colon;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>I&period; O indianismo foi uma das principais tendências do Romantismo brasileiro&period; Destacaram-se&comma; nessa fase&comma; Gonçalves Dias&comma; na poesia&comma; e José de Alencar&comma; na prosa&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>II&period; No indianismo&comma; encontramos elementos como a depressão&comma; o devaneio&comma; o sonho e a perspectiva da morte&comma; características encontradas na poesia de Álvares de Azevedo&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>III&period; Constituiu um painel de estilos diversificados&period; Cada poeta criava sua própria linguagem&comma; mas todos estavam preocupados com a afirmação dos ideais abolicionistas e republicanos&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>IV&period; No indianismo&comma; é comum ver a representação do índio como o &OpenCurlyDoubleQuote;bom selvagem”&comma; bem como o reconhecimento do índio como um símbolo de nacionalidade&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>V&period; Seus principais representantes foram Visconde de Taunay&comma; José de Alencar e Manuel Antônio de Almeida&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>a&rpar; I e IV&period;<br>b&rpar; I&comma; II e IV&period;<br>c&rpar; II e V&period;<br>d&rpar; II&comma; III e V&period;<br>e&rpar; I e III&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 07&period;<&sol;strong> Numere a coluna da esquerda&comma; de acordo com a coluna da direita&comma; tendo em vista a poesia romântica brasileira&colon;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>1&period; primeira geração<br>2&period; segunda geração<br>3&period; terceira geração<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>&lpar; &rpar; abolicionismo<br>&lpar; &rpar; condoreirismo<br>&lpar; &rpar; pena de si próprio<br>&lpar; &rpar; obsessão pela morte<br>&lpar; &rpar; indianismo<br>&lpar; &rpar; nacionalismo<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Agora&comma; escolha a alternativa que apresenta a SEQUÊNCIA CORRETA DOS NUMERAIS&colon;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>2 &&num;8211&semi; 3 &&num;8211&semi; 2 &&num;8211&semi; 1 &&num;8211&semi; 2 &&num;8211&semi; 1&semi;<br>1 &&num;8211&semi; 3 &&num;8211&semi; 2 &&num;8211&semi; 1 &&num;8211&semi; 2 &&num;8211&semi; 3&semi;<br>3 &&num;8211&semi; 2 &&num;8211&semi; 2 &&num;8211&semi; 1 &&num;8211&semi; 2 &&num;8211&semi; 2&semi;<br>2 &&num;8211&semi; 1 &&num;8211&semi; 2 &&num;8211&semi; 2 &&num;8211&semi; 1 &&num;8211&semi; 1&semi;<br>3 &&num;8211&semi; 3 &&num;8211&semi; 2 &&num;8211&semi; 2 &&num;8211&semi; 1 &&num;8211&semi; 1&semi;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 08&period;<&sol;strong> Modelo Enem&period;<br>Leia o poema para responder à questão&period;<br>A estrela<br>Vi uma estrela tão alta&comma;<br>Vi uma estrela tão fria&excl;<br>Vi uma estrela luzindo<br>Na minha vida vazia&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Era uma estrela tão alta&excl;<br>Era uma estrela tão fria&excl;<br>Era uma estrela sozinha<br>Luzindo no fim do dia&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Por que da sua distância<br>Para a minha companhia<br>Não baixava aquela estrela&quest;<br>Por que tão alto luzia&quest;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>E ouvia na sombra funda<br>Responder que assim fazia<br>Para dar uma esperança<br>Mais triste ao fim do meu dia&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>BANDEIRA&comma; Manuel&period; A estrela&period; In&colon; Estrela da vida inteira&colon; poesias reunidas&period; 3&period; ed&period; Rio de Janeiro&colon; José Olympio&comma; 1973&comma; p&period; 164&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Identifique a característica do poema que demonstra a permanência de elementos do Romantismo na poesia modernista&period;<br>a&period; Nacionalismo<br>b&period; Crítica social<br>c&period; Indianismo<br>d&period; Religiosidade<br>e&period; Subjetivismo<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>O NAVIO NEGREIRO<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Castro Alves<br>Negras mulheres&comma; suspendendo às tetas<br>Magras crianças&comma; cujas bocas pretas<br>Rega o sangue das mães&colon;<br>Outras moças&comma; mas nuas e espantadas&comma;<br>No turbilhão de espectros arrastadas&comma;<br>Em ânsia e mágoa vãs&excl;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>E ri-se a orquestra irônica&comma; estridente&&num;8230&semi;<br>E da ronda fantástica a serpente<br>Faz doudas espirais &&num;8230&semi;<br>Se o velho arqueja&comma; se no chão resvala&comma;<br>Ouvem-se gritos&&num;8230&semi; o chicote estala&period;<br>E voam mais e mais&&num;8230&semi;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Presa nos elos de uma só cadeia&comma;<br>A multidão faminta cambaleia&comma;<br>E chora e dança ali&excl;<br>Um de raiva delira&comma; outro enlouquece&comma;<br>Outro&comma; que martírios embrutece&comma;<br>Cantando&comma; geme e ri&excl;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>No entanto o capitão manda a manobra&comma;<br>E após fitando o céu que se desdobra&comma;<br>Tão puro sobre o mar&comma;<br>Diz do fumo entre os densos nevoeiros&colon;<br>&&num;8220&semi;Vibrai rijo o chicote&comma; marinheiros&excl;<br>Fazei-os mais dançar&excl;&&num;8230&semi;&&num;8221&semi;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 09&period;<&sol;strong> Uma característica marcante dos poetas da última fase do Romantismo&comma; á qual pertence Castro Alves&comma; especialmente presente nesse poema é&colon;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>a&rpar; o uso de versos brancos e livres&period;<br>b&rpar; o escapismo como temática e proposta&period;<br>c&rpar; a citação dos poetas barrocos e árcades&period;<br>d&rpar; o tom declamatório e engajado&period;<br>e&rpar; a exaltação da pátria somente enaltecendo as qualidades&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 10&period;<&sol;strong> No poema &OpenCurlyDoubleQuote;O Navio Negreiro”&comma; Castro Alves expõe a sua indignação diante da situação do negro-escravo e essa obra é uma das muitas manifestações poéticas que&comma; ao longo da nossa Literatura – e desde o Barroco até nossos dias – tiveram um apelo centrado no&lpar;a&rpar;&colon;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>a&rpar; engajamento nas lutas classistas operárias&period;<br>b&rpar; revolta contra o colonizador português&period;<br>c&rpar; comprometimento com a problemática social &period;<br>d&rpar; indignação com o desgoverno e a impunidade&period;<br>e&rpar; irreverência diante do descomprometimento social&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"wp-block-essential-blocks-button"><div class&equals;"eb-parent-wrapper eb-parent-eb-button-2v7tc42 eb&lowbar;animation eb&lowbar;&lowbar;&lowbar;animated eb&lowbar;&lowbar;&lowbar;flipInX"><div class&equals;"eb-button-wrapper eb-button-alignment eb-button-2v7tc42"><div class&equals;"eb-button"><a class&equals;"eb-button-anchor" href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;portugues&sol;lista-de-exercicios-sobre-o-romantismo-no-brasil-para-o-ensino-medio&sol;2&sol;" target&equals;"&lowbar;blank" rel&equals;"noopener"><strong>GABARITO <&sol;strong>Romantismo no Brasil para o Ensino Médio<&sol;a><&sol;div><&sol;div><&sol;div><&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"gb-container gb-container-931b93d0"><div class&equals;"gb-inside-container">&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;'yarpp yarpp-related yarpp-related-block yarpp-template-list'>&NewLine;<&excl;-- YARPP List -->&NewLine;<p><b>Confira também estas listas de Exercícios&colon;<&sol;b><p><ol>&NewLine; 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