Lista com 08 Exercícios de Língua Portuguesa sobre Exercícios sobre Vanguardas Europeias para o Ensino Médio com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Enem 2011.2. As vanguardas europeias não devem ser vistas isoladamente, uma vez que elas apresentam alguns conceitos estéticos e visuais que se aproximam. Com base nos conceitos vanguardistas, entre eles o de exploração de formas geometrizadas do Cubismo, no início do século XX, o quadro Soldados jogando cartas explora uma:
A) uniformidade de tons como crítica à industrialização.
B) mecanização do homem expressa por formas tubulares.
C) aproximação impossível entre máquina e homem.
D) imagem plana para expressar a industrialização.
E) abordagem sentimentalista do homem.
Questão 02. Assinale a opção em que todos os movimentos artísticos listados, façam parte da Vanguarda Europeia.
a) Simbolismo, Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo e Realismo.
b) Realismo, Cubismo, Simbolismo, Impressionismo e Futurismo.
c) Surrealismo, Cubismo, Naturalismo, Expressionismo e Futurismo..
d) Surrealismo, Romantismo, Realismo, Expressionismo e Futurismo.
e) Surrealismo, Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo e Futurismo.
Questão 03. Observe as afirmações abaixo e associe os nomes das vanguardas europeias do início do século passado com suas principais características.
1. Surrealismo
2. Futurismo
3. Dadaísmo
( ) A arte representa o movimento incansável da vida urbana.
( ) Irracionalismo interpretativo
( ) “Arte do sonho”
( ) Quebra dos valores artísticos ligados ao belo e à ideologia norteadora
( ) Representação incoerente
( ) Culto ao mundo moderno e suas representações: a máquina, a indústria, etc.
( ) Associações alucinatórias e ligação com o mundo psíquico
( ) Destruição do passado
A sequência é:
a) 2 – 1 – 1 – 3 – 1 – 2 – 1 – 2
b) 2 – 3 – 1 – 3 – 3 – 2 – 1 – 2
c) 2 – 2 – 3 – 3 – 3 – 2 – 1 – 2
d) 3 – 3 – 1 – 2 – 3 – 2 – 1 – 3
e) 2 – 3 – 1 – 3 – 1 – 3 – 3 – 2
Questão 04. Enem 2010.2. O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente.
(AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro, 1925, óleo sobre tela, 65×70, IEB/USP)
Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que, nas artes plásticas, a:
A) forma estética ganha linhas retas e valoriza o cotidiano.
B) imagem privilegia uma ação moderna e industrializada.
C) imagem passa a valer mais que as formas vanguardistas.
D) natureza passa a ser admirada como um espaço utópico.
E) forma apresenta contornos e detalhes humanos.
Questão 05. CESPE. Para o surrealista André Breton, “a beleza tem que ser convulsiva para deixar de sê-lo”. Uma arte que se concentrava na visão interna é o que se depreende da afirmativa de Picasso de que a arte “não é o que você vê, mas o que você sabe que está lá”. Considerando esses pontos de vista e o cenário cultural do Ocidente nas primeiras décadas do século XX, julgue (C ou E) os itens que se seguem.
A) Ainda que com temas recorrentes, a arte do início do século XX caracterizava-se, entre outros aspectos, pela rapidez com que os estilos se sobrepunham.
B) A preocupação em retratar grandes eventos históricos, seguindo a trilha aberta pelos românticos do século XIX, em vez das cenas da vida quotidiana, marca a pintura do início do século XX.
C) Infere-se das citações de Breton e Picasso, acima reproduzidas, que, na visão desses artistas, a arte do século XX deveria ser desafiadoramente realista.
D) O Cubismo é o exemplo por excelência de um estilo artístico bem recebido pelo grande público e cuja aceitação transcendeu, de imediato, os meios mais familiarizados com a pintura.
I. No Brasil, todas as tendências de vanguarda foram chamadas de Modernismo, que equivale ao Futurismo, para os italianos, e ao Expressionismo, para os alemães.
III. O Futurismo difundiu-se por meio de manifestos e conferências, encontrando na literatura seu meio ideal de realização artística.
IV. Entre suas principais características estão a decomposição das figuras em formas geométricas, a não retratação da realidade de forma real (realidade fragmentada), a não utilização da perspectiva e tridimensionalidade e o uso do humor.
a) I e III estão corretas.
b) Apenas I está correta.
c) II e IV estão corretas.
d) II e IV estão corretas.
e) Todas estão corretas.