Exercícios sobre Parnasianismos e Simbolismo

01. Parnasianismos e Simbolismo: UFMS – Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

(01) Em Broquéis, predominam imagens que, a cada leitura, compõem um novo “desenho”, sugerindo uma constante busca pela renovação da expressão poética.

(02) Um dos temas prediletos dos simbolistas era a sugestão por meio das palavras, criando um universo onde os elementos não eram nomeados objetivamente. O tema da sugestão pode ser vislumbrado na estrofe a seguir, pertencente ao livro de poemas Broquéis: “Sangue coalhado, congelado, frio, / Espasmado nas veias… / Pesadelo sinistro de algum rio? De sinistras sereias…”

(04) Os poemas que compõem Matéria de poesia apresentam-se ao leitor como fotografias realistas da paisagem. Esse realismo advém da precisão de detalhes e das cores com que o poeta “pinta” os pássaros, as flores, as árvores e os animais que povoam o Pantanal sul-mato-grossense, enquanto espaço da poesia de Manoel de Barros.

(08) Em Matéria de poesia, observa-se uma libertação do poeta em relação aos temas literários tradicionais. Apesar dos traços de lirismo que perpassam seus versos, o escritor apresenta uma nova ordem poética que reflete as rupturas características da literatura contemporânea.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

 

02. UFMS – Com base na leitura do livro de poemas Broquéis, de Cruz e Sousa, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

(01) Nos versos:

“Do imenso Mar maravilhoso, amargos,

Marulhosos murmurem compungentes,

Cânticos virgens de emoções latentes”,

encontra-se a presença da sinestesia, no cruzamento entre as percepções do paladar e

da audição, além da aliteração, consubstanciada na repetição do fonema /m/.

(02) O objeto “broquel” — um escudo antigo, pequeno e redondo — simboliza proteção e, como os demais objetos que surgem nos versos que compõem a obra em questão, não remete a um único significado, mas a uma rede de sugestões e associações.

(04) Os temas abrangidos nos poemas de Broquéis são variados: sensualidade, religiosidade, misticismo, morte, melancolia, dentre outros.

(08) Nos poemas de Broquéis, sobressaem algumas figuras de estilo, como aliterações, sinestesias, comparações: a ênfase ao uso da cor branca e à luminosidade, além de um forte apelo musical.

(16) Nos versos:

“Ela apresenta a fluidez, a leve

Ondulação da vaporosa lua”,

ocorre aliteração, configurada na repetição do fonema /l/, reforçando a musicalidade.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

 

 

03. Parnasianismos e Simbolismo: U. F. Viçosa-MG – Considere as afirmativas abaixo, relativas ao Simbolismo:

I. No plano temático, o Simbolismo foi marcado pelo mistério e pela inquietação mística com problemas transcendentais do homem. No plano formal, caracterizou-se pela musicalidade e certa quebra no ritmo do verso, precursora do verso livre do modernismo.

II. O Simbolismo, surgido contemporaneamente ao materialismo cientificista, enquanto atitude de espírito, passou ao largo dos maiores problemas da vida nacional. Já a literatura realista-naturalista acompanhou fielmente os modos de pensar das gerações que fizeram e viveram a Primeira República.

III. O Simbolismo, com Cruz e Souza e Alphonsus de Guimarães, nossos maiores poetas do período, legou-nos uma produção poética que se caracterizou pela busca da “arte pela arte”, isto é, uma preocupação com o verso artesanal, friamente moldado. Devido a essa tendência à objetividade na composição, o movimento também se denominou “decadentista”.

Assinale a alternativa correta:

a) I é falsa; II e II, verdadeiras. d) I, II e III são verdadeiras.

b) I e III são falsas; II, verdadeira. e) I e II são verdadeiras; III, falsa.

c) I é verdadeira; II e III, falsas.

 

 

04. UFR-RJ – (…) “– Só tomando distância, escrevendo e reescrevendo, relacionando e burilando você faria isto [um bom poema].” Essa fala revela uma concepção de texto literário compatível com a dos poetas:

a) românticos. d) árcades.

b) parnasianos. e) barrocos.

c) simbolistas.

 

 

05. Parnasianismos e Simbolismo: UFSM – Assinale a alternativa que indica o período literário que nega o cientificismo, o materialismo e o racionalismo, valorizando, em contrapartida, as formas vagas e espirituais.

a) Barroco. d) Romantismo.

b) Modernismo. e) Arcadismo.

c) Simbolismo.

 

Exercícios sobre a Literatura no Período Colonial.

 

INSTRUÇÃO: Para responder à questão 06, ler o texto que segue.

“Tu artista, com zelo,

Esmerilha e investiga!

Níssia, o melhor modelo

Vivo, oferece, da beleza antiga.

Para esculpi-la, em vão, árduos, no meio

De esbraseada arena,

Batem-se, quebram-se em fatal torneio,

Pincel, lápis, buril, cinzel e pena.

[…]”

06. Parnasianismos e Simbolismo: PUC-RS – O trecho evidencia tendências _________, na medida em que _________ o rigor formal e utiliza-se de imagens ________.

a) românticas neutraliza abstratas

b) simbolistas valoriza concretas

c) parnasianas exalta mitológicas

d) simbolistas busca cotidianas

e) parnasianas evita prosaicas

 

 

07. Univali-SC – Observe as considerações:

I. Adotando uma postura anti-romântica, baseava-se no binômio objetividade temática/culto da forma. Buscava atingir a impassibilidade e a impessoalidade.

II. Os poetas seguem os modelos clássicos gregos e latinos e, inspirados na frase de Horário, fugere urbem (fugir da cidade), voltam-se para a natureza em busca de uma vida simples. Tinham também por objetivo viver o presente, “gozar o dia”.

As afirmativas acima exprimem, respectiva e sucessivamente, características do:

a) Parnasianismo – Arcadismo. d) Modernismo – Arcadismo.

b) Arcadismo – Parnasianismo. e) Realismo – Parnasianismo.

c) Parnasianismo – Realismo.

 

 

08. Parnasianismos e Simbolismo: UFRS

“(…)

Vozes veladas, veludosas vozes,

Volúpias dos violões, vozes veladas,

Vagam nos velhos vórtices velozes

Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.

(…)”

Este quarteto retirado do poema Violões que choram…, de Cruz e Sousa, permite que se identifiquem algumas características da estética literária a que pertencem. Então, é correto afirmar que:

a) o Simbolismo Brasileiro foi marcado por um intenso trabalho com a musicalidade, expressa especialmente pela assonância e pela aliteração.

b) a poesia simbolista, no Brasil, deixou-se impregnar pela busca de temas ligados à identidade nacional.

c) Cruz e Sousa foi poeta diretamente vinculado a preocupações cientificistas da existência humana.

d) no Brasil, o simbolismo serviu de respaldo para uma poesia de extração social, em especial no que tange às classes mais humildes.

e) um dos grandes argumentos da poesia simbolista de Cruz e Sousa foi o resgate de uma cultura popular de origem ibérica.

 

 

09. U. Caxias do Sul-RS – Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas.

O Simbolismo inicia como uma reação ao ________ e suas manifestações. A nova estética nega o _________, valorizando, em contrapartida, as manifestações ____________.

a) Arcadismo racionalismo subjetivas

b) Parnasianismo cientificismo espirituais

c) Modernismo materialismo religiosas

d) Impressionismo objetivismo subjetivas

e) Romantismo subjetivismo nacionais

 

 

10. Parnasianismos e Simbolismo: UFRS

“Quero que a estrofe cristalina,

Dobrada ao jeito

De ourives, saia da oficina

Sem um defeito

(…)”

Os versos do poema Profissão de fé, de Olavo Bilac, remetem ao:

a) Simbolismo. d) Parnasianismo.

b) Modernismo. e) Pré-modernismo.

c) Romantismo.

 

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Gabarito com as respostas das atividades de Literatura sobre Parnasianismos e Simbolismo:

01. 11; 02. 31; 03. B; 04. B; 05. C; 06. C; 07. A; 08. A; 09. B; 10. D