Questão 01 sobre Artrópodes: FGV-SP. Considere uma coleção de Arthropoda incluindo organismos das classes: Crustacea, Insecta, Arachnida, Diplopoda e Chilopoda.
a) Diferencie os Insecta e os Arachnida dessa coleção, utilizando uma característica externa exclusiva de cada classe.
b) Cite duas vantagens do exoesqueleto presente nos artrópodes terrestres.
c) Represente, graficamente, o crescimento de um artrópode qualquer, até a idade adulta, colocando no eixo da ordenada o tamanho do corpo e, na da abscissa, o tempo.
Questão 02. UFPE (modificado). Duas curvas de crescimento, traçadas a partir de dados obtidos em diferentes animais, do nascimento até a fase adulta, são mostradas abaixo. Com base nesses dados, analise as proposições, correlacionando os animais exemplificados com as curvas de desenvolvimento apresenta-das nos gráficos A e B, e assinale a alternativa errada.
a) O crescimento do gafanhoto é compatível com a curva mostrada em A.
b) O crescimento da aranha é compatível com a curva mostrada em A.
c) O crescimento do lagarto é compatível com a curva mostrada em B.
d) O crescimento do sapo é compatível com a curva mostrada em B.
e) O crescimento da estrela-do-mar é compatível com a curva mostrada em A.
Questão 03. UFTM-MG. Analise o gráfico, referente à taxa de crescimento observada em diferentes espécies de animais.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta animais com o mesmo padrão de crescimento corporal.
a) Marisco e abelha
b) Mosca e marisco
c) Cigarra e ouriço-do-mar
d) Cigarra e lagosta
e) Lagosta e ouriço-do-mar
Questão 04 sobre Artrópodes: PUC-SP. Na tira de quadrinhos, está representado, de forma estilizada, um miriápode (portador de inúmeras pernas).
O Estado de S. Paulo, 12 de junho/2004.
Esse animal pertence ao mesmo filo que:
a) pepinos-do-mar e ouriços-do-mar.
b) aranhas e carrapatos.
c) tênias e planárias.
d) minhocas e sanguessugas.
e) lesmas e mexilhões.
Questão 05. Cesgranrio-RJ. A quitina, substância formadora do exoesqueleto dos insetos, atua nesses animais também garantindo a:
a) rapidez do seu crescimento.
b) diminuição da perda de água.
c) eficiência da respiração lacunar.
d) adaptação à reprodução gâmica.
e) adaptação à circulação aberta.
Questão 06. UECE. Indique a opção que contém a classe que, em todo o corpo, apresenta 3 pares de pernas (hexápodos) e 1 par de antenas (díceros).
a) Crustacea
b) Insecta
c) Arachinida
d) Chilopoda
Questão 07 sobre Artrópodes: Mackenzie-SP. Um animal é do filo artrópodes. A maneira visual mais precisa de se saber se ele pertence ao grupo dos:
– crustáceos,
– insetos,
– aracnídeos,
– diplópodos ou
– quilópodos é analisar o seu número de:
a) patas.
b) antenas.
c) partes do corpo.
d) peças bucais.
e) apêndices gerais.
Questão 08. UFV-MG. O “bichinho” representado abaixo foi retirado do couro cabeludo de um aluno. Mas, na escola, não faltaram palpites, entre os colegas, para descrever o tal organismo encontrado.
Assinale o “palpite” que corresponde à afirmativa biologicamente correta.
a) Trata-se de um ácaro, pois apresenta as características de um aracnídeo.
b) Observando que o organismo é áptero, afirmo que é mesmo um aracnídeo.
c) Pelo número de patas e tipo de corpo, não concordo que seja um aracnídeo.
d) Se olharmos bem para a sua morfologia, aposto que é um tipo de carrapato.
e) Também concordo que se trata de um aracnídeo, mas ele é mesmo um piolho.
Questão 09. UFG-GO.
No quadro acima, cada coluna se refere a características de uma classe de artrópode.
Assinale a alternativa que indica a ordem correta das colunas.
a) I – crustáceo, II – inseto, III – aracnídeo.
b) I – inseto, II – aracnídeo, III – crustáceo.
c) I – inseto, II – crustáceo, III – aracnídeo.
d) I – aracnídeo, II – crustáceo, III – inseto.
e) I – crustáceo, II – aracnídeo, III – inseto.
Questão 10 sobre Artrópodes: Unirio-RJ. Assinale a opção que associa corretamente os animais apresentados na coluna da esquerda com as diversas classes do filo Arthropoda na coluna da direita.
1. Escorpião
2. Lagosta
3. Centopéia
4. Gafanhoto
5. Piolho-de-cobra
I. Crustacea
II. Insecta
III. Arachnida
IV. Chilopoda
V. Diplopoda
a) 1 – III; 2 – IV; 3 – II; 4 – I; 5 – V
b) 1 – III; 2 – I; 3 – IV; 4 – II; 5 – V
c) 1– I; 2 – II; 3 – III; 4 – IV; 5 – V
d) 1 – I; 2 – V; 3 – IV; 4 – II; 5 – III
e) 1 – IV; 2 – V; 3 – II; 4 – I; 5 – III
Não deixe de conferir a primeira e segunda parte desta lista de exercícios sobre os artrópodes:
- Parte 02 – Lista de questões sobre os Artrópodes;
- Parte 03 – Simulado sobre os Artrópodes;
- Classe Arachnida Exercícios com Gabarito;
- Insetos Exercícios com Gabarito.
🔵 >>> Veja a lista completa dos exercícios sobre Zoologia.
Gabarito com as respostas dos melhores exercícios sobre Artrópodes:
Resolução da questão 01. a) Os insetos possuem o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, além de duas antenas e seis patas locomotoras; aracnídeos possuem o corpo dividido em cefalotórax e abdome, sem antenas e com oito patas para a locomoção.
b) Proteção mecânica e evita a desidratação.
c)
Resolução da questão 02. E;
Resolução da questão 03. D;
Resolução da questão 04. B;
Resolução da questão 05. B;
Resolução da questão 06. B;
Resolução da questão 07. A;
Resolução da questão 08. C;
Resolução da questão 09. C;
Resolução da questão 10. B
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína