Artrópodes Exercícios com Gabarito

01. FGV-SP. Artrópodes:

Considere uma coleção de Arthropoda incluindo organismos das classes: Crustacea, Insecta, Arachnida, Diplopoda e Chilopoda.

a) Diferencie os Insecta e os Arachnida dessa coleção, utilizando uma característica externa exclusiva de cada classe.

b) Cite duas vantagens do exoesqueleto presente nos artrópodes terrestres.

c) Represente, graficamente, o crescimento de um artrópode qualquer, até a idade adulta, colocando no eixo da ordenada o tamanho do corpo e, na da abscissa, o tempo.

 

 

02. UFPE (modificado)

Duas curvas de crescimento, traçadas a partir de dados obtidos em diferentes animais, do nascimento até a fase adulta, são mostradas abaixo. Com base nesses dados, analise as proposições, correlacionando os animais exem-plificados com as curvas de desenvolvimento apresenta-das nos gráficos A e B, e assinale a alternativa errada.

a) O crescimento do gafanhoto é compatível com a curva mostrada em A.

b) O crescimento da aranha é compatível com a curva mostrada em A.

c) O crescimento do lagarto é compatível com a curva mostrada em B.

d) O crescimento do sapo é compatível com a curva mostrada em B.

e) O crescimento da estrela-do-mar é compatível com a curva mostrada em A.

 

 

03. UFTM-MG. Artrópodes:

Analise o gráfico, referente à taxa de crescimento observada em diferentes espécies de animais.

Questões sobre Artrópodes com gabarito para estudantes do Nível fundamente, médio e superior.

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta animais com o mesmo padrão de crescimento corporal.

a) Marisco e abelha

b) Mosca e marisco

c) Cigarra e ouriço-do-mar

d) Cigarra e lagosta

e) Lagosta e ouriço-do-mar

 

 

04. PUC-SP

Na tira de quadrinhos, está representado, de forma estilizada, um miriápode (portador de inúmeras pernas).

O Estado de S. Paulo, 12 de junho/2004.

 

Esse animal pertence ao mesmo filo que:

a) pepinos-do-mar e ouriços-do-mar.

b) aranhas e carrapatos.

c) tênias e planárias.

d) minhocas e sanguessugas.

e) lesmas e mexilhões.

 

 

05. Cesgranrio-RJ. Artrópodes:

A quitina, substância formadora do exoesqueleto dos insetos, atua nesses animais também garantindo a:

a) rapidez do seu crescimento.

b) diminuição da perda de água.

c) eficiência da respiração lacunar.

d) adaptação à reprodução gâmica.

e) adaptação à circulação aberta.

 

Nematelmintos Exercícios com Gabarito.

 

06. UECE

Indique a opção que contém a classe que, em todo o corpo, apresenta 3 pares de pernas (hexápodos) e 1 par de antenas (díceros).

a) Crustacea

b) Insecta

c) Arachinida

d) Chilopoda

 

 

07. Mackenzie-SP

Um animal é do filo artrópodes. A maneira visual mais precisa de se saber se ele pertence ao grupo dos:

– crustáceos,

– insetos,

– aracnídeos,

– diplópodos ou

– quilópodos é analisar o seu número de:

 

a) patas.

b) antenas.

c) partes do corpo.

d) peças bucais.

e) apêndices gerais.

 

08. UFV-MG. Artrópodes:

O “bichinho” representado abaixo foi retirado do couro cabeludo de um aluno. Mas, na escola, não faltaram palpites, entre os colegas, para descrever o tal organismo encontrado.

Assinale o “palpite” que corresponde à afirmativa biologicamente correta.

a) Trata-se de um ácaro, pois apresenta as características de um aracnídeo.

b) Observando que o organismo é áptero, afirmo que é mesmo um aracnídeo.

c) Pelo número de patas e tipo de corpo, não concordo que seja um aracnídeo.

d) Se olharmos bem para a sua morfologia, aposto que é um tipo de carrapato.

e) Também concordo que se trata de um aracnídeo, mas ele é mesmo um piolho.

 

 

09. UFG-GO. Artrópodes:

No quadro acima, cada coluna se refere a características de uma classe de artrópode.

Assinale a alternativa que indica a ordem correta das colunas.

a) I – crustáceo, II – inseto, III – aracnídeo.

b) I – inseto, II – aracnídeo, III – crustáceo.

c) I – inseto, II – crustáceo, III – aracnídeo.

d) I – aracnídeo, II – crustáceo, III – inseto.

e) I – crustáceo, II – aracnídeo, III – inseto.

 

 

10. Unirio-RJ

Assinale a opção que associa corretamente os animais apresentados na coluna da esquerda com as diversas classes do filo Arthropoda na coluna da direita.

1. Escorpião I. Crustacea

2. Lagosta II. Insecta

3. Centopéia III. Arachnida

4. Gafanhoto IV. Chilopoda

5. Piolho-de-cobra V. Diplopoda

a) 1 – III; 2 – IV; 3 – II; 4 – I; 5 – V

b) 1 – III; 2 – I; 3 – IV; 4 – II; 5 – V

c) 1– I; 2 – II; 3 – III; 4 – IV; 5 – V

d) 1 – I; 2 – V; 3 – IV; 4 – II; 5 – III

e) 1 – IV; 2 – V; 3 – II; 4 – I; 5 – III

 

>>> Veja a segunda parte.

>>> Terceira Parte.

🔵 >>> Veja a lista completa dos exercícios sobre Zoologia.

 

Gabarito com as respostas dos exercícios sobre Artrópodes:

01. a) Os insetos possuem o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, além de duas antenas e seis patas locomotoras; aracnídeos possuem o corpo dividido em cefalotórax e abdome, sem antenas e com oito patas para a locomoção.

b) Proteção mecânica e evita a desidratação.

c)

02. E 03. D

04. B 05. B

06. B 07. A

08. C 09. C

10. B

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.