Classe Arachnida – Aracnídeos Exercícios com Gabarito

01. Ufla-MG. Classe Arachnida:

Cite as estruturas utilizadas nas trocas gasosas, nos seguintes grupos:

a) insetos

b) aracnídeos

c) crustáceos

 

 

02. PUC-MG (modificado)

Os ácaros domésticos são animais microscópicos, normalmente parasitas da epiderme humana. Vivem no pó acumulado em tapetes, carpetes, cortinas e roupas de cama onde, normalmente, se alimentam de descamações epidérmicas humanas e de outros animais domésticos, sendo capazes de provocar alergia. Alguns deles podem mesmo provocar lesões na pele humana como a sarna e o cravo de pele. A respeito desses animais, é correto afirmar que, exceto:

a) são insetos microscópicos.

b) apresentam exoesqueleto quitinoso.

c) são heterótrofos e realizam respiração celular.

d) possuem quatro pares de patas e não apresentam antenas.

e) possuem o corpo dividido em cefalotórax e abdome e não possuem asas.

 

 

03. UFV-MG. Classe Arachnida:

Os carrapatos são insetos geralmente pequenos, com cabeça, tórax e abdome fundidos. Na maioria das espécies desses artrópodes, a eclosão do ovo origina uma larva que se transforma em ninfa e, posteriormente, em adulto com quatro pares de patas. Quando adultos, são ectoparasitas e alimentam-se de sangue. Este texto sobre o carrapato apresenta erro ao:

a) descrever seu hábito alimentar.

b) referir-se aos seus estágios de desenvolvimento.

c) referir-se à sua classe taxonômica.

d) descrever a sua divisão do corpo.

e) referir-se ao número de patas do adulto.

 

 

04. UFRN. Classe Arachnida:

Diferentemente do que é observado nas diversas espécies da classe dos insetos, todas as espécies da classe das aranhas:

a) apresentam antenas e quatro pares de patas.

b) nascem com forma semelhante à do adulto.

c) inoculam veneno por meio de ferrão abdominal.

d) apresentam o corpo com cabeça, tórax e abdome.

 

 

05. Classe Arachnida:

Associe o artrópode com o seu órgão inoculador de veneno.

I. Aranha A. ferrão

II. Escorpião B. garra

III. Abelha C. quelícera

IV. Lacraia D. aguilhão

 

Assinale a alternativa que dá a associação correta.

a) I – B, II – C, III – D e IV – A

b) I – C, II – D, III – A e IV – B

c) I – B, II – C, III – A e IV – D

d) I – D, II – C, III – A e IV – B

e) I – D, II – B, III – A e IV – C

 

Estude também com nossos exercícios sobre Botânica.

 

06. UFRGS-RS

Os aracnídeos são animais terrestres que ocorrem em uma grande diversidade de hábitats. Em relação a estes animais é correto afirmar que:

a) possuem antenas.

b) possuem três pares de patas.

c) apresentam excreção por nefrídios.

d) possuem quelíceras.

e) são monóicos.

 

 

07. UFES (modificado)

A Organização Mundial de Saúde indica que 20% da população mundial são portadores de algum tipo de alergia, e o ácaro é apontado como um dos principais causadores desse problema.

a) Caracterize morfologicamente os ácaros.

b) Qual o filo e a classe a que esse animal pertence? Cite outros dois representantes desse filo.

 

 

08. Classe Arachnida:

I. Corpo dividido em cefalotórax e abdome.

II. Quelíceras e pedipalpos.

III. Ausência de antenas.

IV. Quatro pares de patas.

 

As características acima, de artrópodes, estão presentes:

a) em todos os aracnídeos.

b) somente nas aranhas e escorpiões.

c) somente nas aranhas.

d) somente nos ácaros.

e) somente nos ácaros e carrapatos.

 

 

09. Unicamp-SP (modificado)

Aranhas e escorpiões tem em comum o fato de capturarem as suas presas ou se defenderem utilizando venenos. Indique que estruturas cada um deles utiliza para inocular o veneno e em que região do corpo do animal essas estruturas se localizam.

 

 

10. Unicamp-SP (modificado)

O carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) pode transmitir ao homem a febre maculosa, uma grave enfermidade causada pela bactéria Rickettsia rickettsii. Esse ácaro tem como hospedeiros preferenciais os eqüinos, mas também ataca bovinos, cães, capivaras e outros animais, além do homem. Nos últimos anos, por falta de predadores naturais, o número de capivaras vem aumentando em algumas áreas urbanas do interior do estado de São Paulo e com esse aumento casos de febre maculosa têm ocorrido. Folhetos distribuídos pelos órgãos de saúde recomendam evitar o contato com a grama e o mato de locais com presença de capivaras, pois as larvas e ninfas do carrapato ficam nas folhas e acabam se prendendo à pele humana. Ao sugar o sangue, o carrapato transmite a Rickettsia. Os folhetos informam ainda que a febre maculosa não é transmitida de uma pessoa para outra.

 

a) Explique por que a febre maculosa não é transmitida de uma pessoa para outra.

b) Os carrapatos são artrópodes que pertencem à mesma classe das aranhas. Explique por que os carrapatos estão incluídos nessa classe e não entre os insetos ou crustáceos, indicando duas características morfológicas exclusivas de seu grupo.

 

 

11. UFMS (modificado)

O filo Arthropoda engloba organismos bem sucedidos, com um grande número de espécies e que ocupam uma significativa diversidade de habitats. Os artrópodos se caracterizam por apresentar apêndices corporais articulados e exibirem um exoesqueleto constituído por proteínas e quitina. Nas alternativas apresentadas a seguir, estão relacionadas uma série de outras características de organismos do filo. Assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

1. Os Aracnídeos são desprovidos de asas, têm dois pares de antenas, respiração filotraqueal e a excreção é realizada por túbulos de Malpighi.

2. Os Crustáceos têm o corpo geralmente dividido em cefalotórax e abdome, dois pares de antenas e a excreção é realizada por glândulas verdes.

04. Os Diplópodes têm dois pares de antenas, excreção realizada por tubos de Malpighi, respiração traqueal e corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.

08. Os Insetos têm um par de antenas, três pares de patas, respiração traqueal, excreção por tubos de Malpighi e corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.

16. Os Quilópodes têm dois pares de antenas, dois pares de patas por segmento, respiração filotraqueal e excreção por glândulas verdes.

32. os Insetos têm um par de antenas, respiração filotraqueal, excreção por glândulas verdes e corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.

Some os itens corretos.

 

 

12. Fuvest-SP

A seguir são mostradas duas propostas de árvores filogenéticas (I e II) para diversos grupos de animais invertebrados e fotos de animais (a, b, c), pertencentes a alguns desses grupos.

Classe Arachnida

a) Indique em qual das árvores os animais das fotos a e b são mais proximamente aparentados sob o ponto de vista evolutivo. Justifique sua resposta.

b) Cite um outro animal incluído no grupo taxonômico, mostrado nas árvores, ao qual pertence o animal da foto c.

c) Quanto ao modo de respiração, qual dos três animais (a, b, c) apresenta menor adaptação à vida em terra firme? Por quê?

 

 

Veja a lista completa dos exercícios sobre Zoologia.

 

Gabarito com as respostas sobre os exercícios do Classe Arachnida:

01. a) Traquéias

b) Filotraquéias

c) Brânquias

02. A 03. C

04. B 05. B

06.D

07. a) Os ácaros possuem o corpo dividido em cefalotórax e abdômen, quatro pares de patas e não possuem antenas.

b) O ácaro é pertencente ao filo dos artrópodes, classe dos aracnídeos, assim como as aranhas, os escorpiões e os carrapatos.

08) B

09) As aranhas utilizam as quelíceras, estruturas localizadas no cefalotórax. Os escorpiões utilizam o agulhão inoculador de veneno do télson, localiza-do na parte final do pós-abdômen.

10. a) A febre é transmitida pelo carrapato.

b) Classe dos aracnídeos, pois não apresentam antenas e no cefalotórax apresentam 4 pares de patas.

11. 10 (02 + 08)

12. a) O animal a e o animal b possuem maior grau de parentesco na árvore filogenética

I, porque estão mais próximos. Esse parentesco do piolho-de-cobra (Myriapoda) com a minhoca (Annelida) deve-se a algumas seme-lhanças estruturais, como a metameria (segmentação).

b) O animal c é um carrapato, pertencente ao grupo Chelicerata, em que também estão incluídas as aranhas e os escorpiões.

c) A minhoca que, por apresentar respiração cutânea, habita lugares úmidos, devido à necessidade de manter a umidade da pele, enquanto os carrapatos (c) e os miriápodes (a), tendo respiração filotraqueal e traqueal, respectivamente, absorvem o oxigênio atmosférico e são revestidos por um exoesqueleto quitinoso.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.