Questão 01 sobre a Classificação dos Seres Vivos: U.F. Viçosa-MG – Com relação ao nome científico do crustáceo Diacyclops bicuspidatus thomasi e as regras de nomenclatura biológica, é incorreto afirmar que:
a) o nome da espécie deve ser destacado em itálico ou sublinhado;
b) a espécie é sempre referida de forma trinominal;
c) Diacyclops é nome genérico e deve ser escrito com inicial maiúscula;
d) thomasi é categoria taxonômica inferior a bicuspidatus;
e) bicuspidatus é o nome específico escrito sempre com inicial minúscula.
Questão 02. U.E. Ponta Grossa-PR – Sobre as características gerais dos seres vivos, assinale o que for correto.
01. Todos os seres vivos respondem a estímulos físicos e químicos do ambiente em que vivem.
02. Todos os seres vivos têm a capacidade de crescer.
04. Todos os seres vivos podem se reproduzir.
08. Todos os seres vivos são constituídos por uma ou mais células.
16. O conteúdo celular de um ser vivo está em constante movimento.
Dê como resposta a soma das alternativas corretas.
Questão 03. F.I. Anápolis-GO – A respeito dos seres procariontes, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Existem espécies autótrofas e heterótrofas.
b) Apresentam reprodução sexuada ou assexuada.
c) Possuem organelas citoplasmáticas, tais como mitocôndrias e complexo de Golgi em suas células.
d) Existem espécies unicelulares isoladas e coloniais.
e) Apresentam respiração aeróbica ou anaeróbica.
Questão 04 sobre a Classificação dos Seres Vivos: UFPB – No quadro abaixo, estão elencados os gêneros e as famílias a que pertencem diferentes mamíferos da Ordem Carnivora.
Da análise do quadro, espera-se que o maior grau de semelhança seja encontrado entre:
a) cães, ursos e raposas;
b) raposas e cães;
c) coiotes, cães e lobos;
d) cães, raposas e coiotes;
e) ursos, cães e lobos.
Questão 05. PUC-RS – Considerando a hierarquia das categorias taxonômicas, é correto afirmar que dois animais que fazem parte da mesma ordem obrigatoriamente pertencerão …………… , e dois animais pertencentes …………… sempre terão maior semelhança entre si.
a) à mesma classe – à mesma espécie
b) à mesma família – ao mesmo gênero
c) ao mesmo gênero – à mesma família
d) ao mesmo gênero – à mesma espécie
e) à mesma espécie – à mesma classe
Questão 06. U.E. Ponta Grossa-PR – Integram a fauna do Parque de Vila Velha, no Paraná, os seguintes mamíferos: cachorro do mato, tamanduá-mirim, gambá, ratazana e capivara. No que respeita à classificação desses animais segundo a ordem a que pertencem, assinale o que for correto.
01. capivara – Perissodactyla
02. cachorro do mato – Carnívora
04. tamanduá-mirim – Edentata
08. gambá – Masurpialia
16. ratazana – Rodentia
Dê como resposta a soma das alternativas corretas.
Questão 07. UESC-BA – A interpretação do diagrama, subsidiada por conhecimentos básicos da Biologia, permite concluir:
a) A evolução decorreu com o desaparecimento dos grupos mais simples que foram substituídos pelos mais complexos.
b) A organização procariótica é preservada e restrita às arquibactérias.
c) O autotrofismo se estabeleceu como exclusividade dos eucariontes.
d) As arquibactérias e eubactérias compartilham nichos ecológicos similares.
e) A organização celular eucariótica proporcionou a evolução da pluricelularidade.
Questão 08 sobre a Classificação dos Seres Vivos: UESC-BA – O diagrama sugere, no destaque em A, a participação de eubactérias na evolução da célula eucariótica.
De acordo com uma hipótese, essa participação originou-se de uma associação muito antiga entre um procarionte aeróbico e o precursor anaeróbico da célula eucariótica.
Essa relação foi decisiva para a evolução de um padrão celular de maior nível de organização, porque lhe proporcionou:
a) converter a energia solar em energia química.
b) extrair de forma mais eficiente o potencial energético dos alimentos.
c) realizar um processo que libera oxigênio, garantindo a oxigenação da atmosfera.
d) utilizar o CO2 como fonte de energia.
e) adquirir organelas que armazenam moléculas energéticas para as atividades celulares.
Questão 09. UnB-DF – Os seres vivos interagem de diversas maneiras e em diferentes intensidades, entre si e com o meio abiótico. Coma base na figura do texto, julgue os itens a seguir, usando C para certo e E para errado.
( ) Os animais do grupo a que pertence o organismo I apresentam vida livre em ambientes aquáticos e terrestres, ou são parasitas.
( ) Os organismos dos grupos II, III e IV são animais unicelulares.
( ) Os organismos do grupo V são importantes dispersores de sementes.
( ) Os organismos dos grupos VI e VIII são importantes agentes decompositores de animais mortos.
( ) Os organismos do grupo VII não têm representantes aquáticos.
Questão 10 sobre a Classificação dos Seres Vivos: U.E. Maringá-PR – Considere as características a seguir e assinale o que for correto.
A) Triblásticos
B) Diblásticos
C) Acelomados
D) Celomados
E) Pseudocelomados
F) Tubo digestivo ausente
G) Tubo digestivo incompleto ou ausente
H) Tubo digestivo completo
I) Sistema circulatório ausente
J) Sistema circulatório presente
K) Sistema respiratório ausente
L) Sistema respiratório presente
01. A, E, G e K são características de Mollusca.
02. A, C, I e L são características de Aschelminthes.
04. A, C, G e K são características de Platyhelminthes.
08. A, E, F e J são características de Echinodermata.
16. A, D, H e J são características de Annelida.
32. B, F, J e L são características de Porifera.
64. B, H, I e L são características de Coelenterata (ou Cnidaria).
Dê como resposta, a soma das alternativas corretas.
🔵 >>> Veja a lista completa dos exercícios sobre Zoologia.
Gabarito com as respostas da lista com 10 Exercícios de Zoologia Classificação dos Seres Vivos:
01. b;
02. 1 + 2 + 4 + 16 = 23;
03. c;
04. c;
05. a;
06. 2 + 4 + 8 + 16 = 30;
07. c;
08. b;
09. C – E – E – E – E;
10. 4 + 16 = 20;
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína