06 Exercícios sobre a Respiração dos Invertebrados

Questão 01 sobre a Respiração dos Invertebrados: U. Alfenas-MG – A superfície do corpo de Artrópodes está protegida da evaporação por um exoesqueleto impermeável de quitina. No entanto, com a impermeabilização da superfície do corpo, surge o problema da captura de oxigênio para a respiração, que nesses animais é resolvidos através:

a) de túbulos de Malpighi;
b) de túbulos de Malpighi e brânquias;
c) de traquéias;
d) de brânquias;
e) do sistema aqüífero ou ambulacrário.


Questão 02. FATEC-SP – Os sistemas respiratórios de minhocas, baratas, peixes e cobras são, respectivamente:

a) traqueal, cutâneo, branquial, pulmonar.
b) traqueal, traqueal, branquial, pulmonar.
c) cutâneo, cutâneo, branquial, branquial.
d) cutâneo, traqueal, pulmonar, pulmonar.
e) cutâneo, traqueal, branquial, pulmonar.


Questão 03. UFPR – Um animal X, recentemente descoberto, apresenta as características abaixo quanto à respiração e circulação.

X possui respiração aérea, efetuada através de uma estrutura respiratória fina e ramificada, a qual fica alojada em uma cavidade respiratória interna. Existem 5 (cinco) orifícios externos para a entrada de ar nessa cavidade, comunicando-se com ela através de tubos reforçados por anéis de quitina. Um pequeno conjunto de músculos auxilia na expansão e retração da cavidade respiratória, possibilitando a entrada e a saída do ar ambiental. As trocas gasosas ocorrem entre a estrutura respiratória e inúmeros vasos sangüíneos a ela associados, cujo sangue contém pigmentos que auxiliam no transporte dos gases respiratórios. Esses vasos sangüíneos são ramificações de um vaso principal que transporta o sangue bombeado pelo coração. Este sangue, após a oxigenação, retorna por um outro vaso ao coração, onde se mistura ao sangue venoso.

Com relação às características descritas acima, julgue as afirmativas:
( ) A estrutura respiratória de X, fina e ramificada, facilita as trocas gasosas no animal, pela diminuta espessura a ser atravessada pelos gases e pela grande superfície de contato entre ar e sangue.

( ) O fato de a estrutura respiratória de X ficar alojada numa cavidade respiratória está diretamente relacionado ao hábito da respiração aérea desse animal.

( ) A presença de pigmentos transportadores de gases respiratórios no sangue permite classificar X unicamente como animal vertebrado.

( ) O vaso de X que transporta o sangue do coração até a estrutura respiratória tem função análoga à das veias pulmonares dos vertebrados.

( ) Os músculos que promovem alteração de volume da cavidade respiratória de X desempenham uma função análoga à do diafragma, no homem.

( ) A circulação de X é do tipo dupla e completa, como aquela existente nas aves e mamíferos.


Questão 04 sobre a Respiração dos Invertebrados: UFR-RJ – João, aluno do ensino médio que estava fazendo uma revisão em seus apontamentos de zoologia, verificou que, ao contrário dos gastrópodes marinhos que apresentam respiração branquial, os gastrópodes dulcícolas (que vivem em água “doce”) utilizam oxigênio atmosférico através de sua cavidade paleal que é ricamente vascularizada, como um pulmão primitivo. Surgiu, então, uma dúvida: “Por que esses animais aquáticos respiram por pulmões? Outros moluscos, como os bivalves, respiram por meio de brânquias, quer vivam em água “doce” ou salgada e o mesmo acontece com os peixes.

Por que, então, os gastrópodes dulcícolas não respiram por brânquias?”

João, ao formular tais questões, não lembrava que:
a) vivendo em águas rasas, a respiração pulmonar permite um aproveitamento melhor do oxigênio atmosférico;

b) os gastrópodes dulcícolas representam o retorno ao ambiente aquático depois que seus ancestrais conquistaram o ambiente terrestre;

c) a pressão parcial do oxigênio em águas interiores é muito menor que na água do mar;

d) próximo à superfície, a disponibilidade de alimentos é maior;

e) os gastrópodes não são planctófagos, não podendo realizar a filtração.


Questão 05. UFRN – Marque a opção em que as duas classes estão corretamente associadas ao tipo de respiração e à importância:

 INSECTAARACHNIDA
 Tipo de
Respiração
ImportânciaTipo de RespiraçãoImportância
a)TraquealPraga agrícolaTraqueal ou FilotraquealParasitas de
animais
b)FilotraquealTransmissão
de doenças
TraquealCadeia
alimentar
c)TraquealControle
biológico
FilotraquealDespoluidor
ambiental
d)FilotraquealProdução de
Propólis
Traqueal ou
Filotraqueal
Produção de
veneno

Questão 06 sobre a Respiração dos Invertebrados: Ufla-MG – Cite as estruturas utilizadas nas trocas gasosas, nos seguintes grupos:

a) insetos
b) aracnídeos
c) crustáceos


🔵 >>> Veja a lista completa dos exercícios sobre Zoologia.


Gabarito com as respostas das atividades de zoologia sobre a Respiração dos Invertebrados:

01. c;

02. e;

03. V – V – F – F – V – F;

04. b;

05. a;

06. a) Traquéias

b) Filotraquéias

c) Brânquias

Deixe um comentário