Ponto de Compensação Fótico Simulado com Gabarito 02

Questão 01 sobre Ponto de Compensação Fótico: UEL-PR. Analise a figura a seguir.

gráfico taxa de fotossíntese e temperatura

Qual das curvas sugeridas, na figura, representa a variação da fixação de CO2 em relação à tempera­tura para uma planta submetida a uma intensidade luminosa constante?

a) A
b) B
c) C
d) D
e) E


Questão 02. Unicamp-SP. Em um experimento, foram obtidos dados que per­mitiram a construção do gráfico abaixo. Interprete o gráfico, explicando o significado do ponto x e das áreas destacadas A e B.

CO2 e intensidade luminosa gráfico

Questão 03. UFAL. O gráfico adiante mostra as taxas da fotossíntese e da respiração em diferentes intensidades luminosas. Após a análise do gráfico, fizeram-se as seguintes afirmações:

gráfico taxas fotossíntese, respiração e intensidade luminosa

I. Em intensidades luminosas menores do que X, a planta consome mais do que produz.

II. Em intensidades luminosas maiores do que X, a planta tem condições de armazenar substâncias de reserva.

III. Em qualquer intensidade luminosa, a taxa da fotossíntese é maior do que a da respiração. Apenas é correto o que se afirma em:

a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) II e III


Questão 04 sobre Ponto de Compensação Fótico: Cesgranrio-RJ.

gráfico do Ponto de Compensação Fótico

O gráfico anterior ilustra a influência da luz na veloci­dade da fotossíntese. A análise do gráfico só não nos permite afirmar que no ponto:

a) 1, a planta está no escuro.
b) 1, a planta não produz O2.
c) 2, a quantidade de O2 que a planta consome é igual a quantidade produzida.
d) 2, a fotossíntese atingiu uma velocidade igual à da respiração.
e) 3, a luz passa a atuar como fator limitante do processo.


Questão 05. Fuvest-SP. Em determinada condição de luminosidade (ponto de compensação fótico), uma planta devolve para o ambiente, na forma de gás carbônico, a mesma quan­tidade de carbono que fixa, na forma de carboidrato, durante a fotossíntese. Se o ponto de compensação fótico é mantido por certo tempo, a planta:

a) morre rapidamente, pois não consegue o suprimento energético de que necessita.

b) continua crescendo, pois mantém a capacidade de retirar água e alimento do solo.

c) continua crescendo, pois mantém a capacidade de armazenar o alimento que sintetiza.

d) continua viva, mas não cresce, pois consome todo o alimento que produz.

e) Continua viva, mas não cresce, pois perde a ca­pacidade de retirar do solo os nutrientes de que necessita.


Questão 06. Fuvest-SP. Em seus estudos sobre fotossíntese, um biólogo colocou uma planta em um sistema fechado, sujeito a diferentes intensidades luminosas. Medindo a variação do teor de oxigênio, obteve valores que lhe permitiram construir o gráfico abaixo. Qual o significado biológico das setas A, B e C assinaladas no gráfico?

gráfico fotossíntese e diferentes intensidades luminosas

Questão 07. UFC-CE. A fotossíntese e a respiração são dois processos que ocorrem simultaneamente nas plantas verdes. Construa um gráfico mostrando a produção de O2 e a de CO2, durante um período de 24h, por uma planta adequadamente suprida de água e submetida às condições normais de iluminação de nossa região, onde o sol nasce às 6 horas da manhã e se põe às 6 horas da tarde. O eixo Y representa a produção dos dois gases e o eixo X o período de 24 horas. Não é necessário atribuir unidades às produções de O2 e CO2.


Questão 08 sobre Ponto de Compensação Fótico: Fatec-SP. Com base no ponto de compensação fótico, as plan­tas são classificadas em plantas de sol e plantas de sombra. Assim, é correto afirmar que:

a) As plantas de sombra possuem ponto de compensação fótico baixo e vivem em locais de alta luminosidade.

b) As plantas de sol e as plantas de sombra possuem ponto de compensação fótico alto, mas as plantas de sol vivem em locais de alta luminosidade, e as plantas de sombra, em locais de baixa luminosidade.

c) As plantas de sol possuem ponto de compensação fótico baixo e vivem em locais de baixa luminosidade.

d) As plantas de sol possuem ponto de compensação fótico alto e vivem em locais de alta luminosidade.

e) As plantas de sombra vivem em locais iluminados artificialmente.


Questão 09. Fatec-SP. Observe o gráfico a seguir, que representa o ponto de compensação fótico (PCF) de duas plantas, A e B, de espécies diferentes, que se encontram no mesmo ambiente.

ponto de compensação fótico de duas plantas em um mesmo ambiente

É correto afirmar que:
a) o PCF é o mesmo para as plantas A e B.

b) a taxa respiratória varia para as plantas A e B.

c) a planta A, para poder crescer, precisa receber luz em intensidade abaixo do seu PCF.

d) a planta B é, provavelmente, uma planta de sol (heliófila) e, para poder crescer, precisa receber luz em  intensidade igual à do seu PCF.

e) as plantas A e B, para poderem crescer, precisam receber luz em intensidade superior aos seus PCFs.


Questão 10 sobre Ponto de Compensação Fótico: UFSCar-SP. O gráfico representa as taxas fotossintéticas e de respiração para duas diferentes plantas, uma delas umbrófita (planta de sombra) e a outra heliófita (planta de sol). Considere que a taxa respiratória é constante e igual para as duas plantas.

taxas fotossintéticas e de respiração para duas diferentes plantas

Pode-se concluir que:
a) no intervalo X-Y, cada uma das plantas consome mais oxigênio do que aquele produzido na sua
fotossíntese.

b) a partir do ponto Y, cada uma das plantas consome mais oxigênio do que aquele produzido na sua fotossíntese.

c) as plantas A e B são, respectivamente, umbrófita e heliófita.

d) no intervalo X-Y, cada uma das plantas produz mais oxigênio do que aquele consumido na sua respiração.

e) no ponto X, a planta A consome mais oxigênio do que aquele produzido na sua fotossíntese, e a planta B produz a mesma quantidade de oxigênio que aquela consumida na sua respiração.


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Gabarito com as respostas do simulado de Botânica sobre o Ponto de Compensação Fótico:

01. D;

02. Ponto x = ponto em que a velocidade da fotossíntese é igual à da respiração. Para que isso ocorra, é necessária uma intensidade luminosa I, chamada de ponto de compensação fótico (PCF).

Área A→ V F < VR (abaixo do ponto de compensação). O vegetal consome mais glicose e O2 do que produz.

Área B → V F > VR (acima do ponto de compensação). O vegetal produz mais glicose e O2 do que consome.

03. D;

04. E;

05. D;

06. A. A planta está no escuro, realizando somente respiração aeróbica; por isso, consome O2 do ambiente.
B. A planta está iluminada de acordo com o ponto de compensação fótico; como a taxa de fotossíntese é igual à de respiração, o saldo de liberação de O2 é zero.
C. A planta, intensamente iluminada, tem taxa de fotossíntese maior que a de respiração, liberando O2 para o ambiente.

07.

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08. D;

09. E;

10. E

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