Lista de Exercícios sobre a Mitologia Grega com Gabarito

01. Exercícios sobre a Mitologia Grega: (UFPE–2009) O mito grego de Prometeu é bastante representativo na leitura do passado e do presente históricos. Seu grande significado está relacionado com

A) a fundação da democracia grega.
B) a condição humana e a criação da cultura.
C) o fim da tragédia na época de Ésquilo.
D) os escritos de Platão sobre a beleza e a política.
E) o término do conflito entre os atenienses e os espartanos.


02. (Fatec-SP) Sabe-se que as mulheres cretenses desfrutaram de direitos e obrigações quase desconhecidos em outras regiões na Antiguidade. Sobre elas, afirma-se que

I. possuíram uma importância que transparecia na religião, uma vez que a sua principal divindade era uma deusa, a Grande Mãe.

II. apesar de todos os direitos, elas estavam proibidas de participar das cerimônias religiosas e das grandes festas.

III. muitas delas eram caçadoras, pugilistas, fiandeiras, sacerdotisas e até toureiras.

Dessas afirmações, está(ão) correta(s) apenas
A) I.
B) II.
C) I e II.
D) I e III.
E) II e III.


03. U.F.São Carlos-SP

“Há muitas maravilhas, mas nenhuma é tão maravilhosa quanto o homem. (…)
Soube aprender sozinho a usar a fala
e o pensamento mais veloz que o vento
e as leis que disciplinam as cidades,
e a proteger-se das nevascas gélidas,
duras de suportar a céu aberto…”
SÓFOCLES, Antígona. trad. KURY, Mário da Gama. RJ: Jorge Zahar Editor, 1993, p. 210-211.

O fragmento acima, apresentação do coro de Antígona, drama trágico de autoria de Sófocles, manifesta uma perspectiva típica da época em que os gregos clássicos
a) enalteciam os deuses como o centro do universo e submetiam-se a impérios centralizados.
b) criaram sistemas filosóficos complexos e opuseram-se à escravidão, combatendo-a.
c) construíram monumentos, considerando a dimensão humana, e dividiram-se em cidades-estados.
d) proibiram a representação dos deuses do Olimpo e entraram em guerra contra a cidade de Tróia.
e) elaboraram obras de arte monumentais e evitaram as rivalidades e as guerras entre cidades.


04. Exercícios sobre a Mitologia Grega: UFPR
“… Dividiu-se em três partes o Universo, a cada qual logrou sua dignidade. Coube-me habitar o mar alvacento, quando se tiraram as sortes; a Hades couberam as brumosas trevas e coube a Zeus o vasto Céu, no éter, e as nuvens. A Terra ainda é comum a todos, assim como o vasto Olimpo.”
HOMERO. Ilíada. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1961, p. 261-262.

Segundo o texto de Homero, a origem do universo é explicada pela divisão feita por Cronos entre seus três filhos: Posêidon, Hades e Zeus. A visão mítica revelada por rela- tos como esse permeou as sociedades gregas e romanas da Antigüidade e atribuiu um caráter religioso ao seu legado artístico e cultural.

Sobre a religião dessas sociedades, coloque V para as verdadeiras e F para as falsas:
( )A mitologia era a base da religião, celebrada no culto aos antepassados, aos deuses e aos heróis.

( ) Para os romanos, os deuses eram seres que não se identificavam com os vícios ou com as virtudes dos seres humanos.

( ) Os mitos relatavam a criação do mundo e as relações entre deuses e homens, apre- sentando exemplos morais que deveriam pautar o comportamento humano.

( ) Na religião da Grécia e Roma antigas, os heróis eram homens que praticavam ações extraordinárias, recebendo a mesma veneração destinada aos deuses.

( ) Na Grécia, o culto a Júpiter não permitia a veneração de divindades protetoras das diversas cidades.

( ) O conjunto de mitos criado pelos gregos permaneceu inalterado mesmo depois de sua adoção pelos romanos.

( ) Na sociedade grega, estabeleceu-se uma relação íntima entre arte e religião; a arquitetura, a escultura, a poesia e o teatro tinham como fundamento o culto religioso e a perpetuação dos mitos.


05. Unioeste-PR
O céu Urano, e a terra, Gaia, surgiram do nada. Da sua união nasceram os Titãs, os Ciclopes e os Gigantes. O mais jovem dos Titãs, Cronos destituiu seu pai. E para que ele mesmo não fosse destituído, passou a devorar seus filhos, os deuses. Então sua esposa, Rea, para salvar Zeus, o último recém-nascido, substituiu-o por uma pedra que foi devorada por Cronos: e escondeu o filho em uma caverna, em Creta. Quando cresceu, Zeus obrigou seu pai a devolver todos os filhos que havia comido; e com a ajuda deles, encarcerou Cronos e seus aliados Titãs no inferno.
ARRUDA. 1986, p. 166.

A partir do texto, podemos afirmar que:
01. o primeiro homem e a primeira mulher da mitologia grega chamaram-se Urano e Gaia;
02. os Titãs, os Ciclopes e os Gigantes nasceram da união entre o céu e a terra;
04. Cronos lutou contra o céu e perdeu a batalha e, por isso, depôs Urano;
08. o mais jovem dos Ciclopes destituiu seu pai Cronos e tomou-lhe o lugar;
16. Cronos devorava seus filhos para não perder o trono;
32. Zeus era o filho de um dos Gigantes e neto de Urano;
64. Rea era a mãe de Gaia e escondeu seu filho em uma caverna para que não fosse devorado pelo pai.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.


06. Exercícios sobre a Mitologia Grega: UFRN

“Em cada cidade-estado havia um templo dedicado à divindade principal. Os deuses eram considerados proprietários das terras de cultivo, preparadas pelos camponeses, através da secagem dos pântanos e da irrigação dos desertos. Os sacerdotes administravam os templos e também a riqueza dos deuses como se fossem propriedade privada.”
AQUINO, R.; FRANCO. D.; LOPES, O. História das Sociedades. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1986. p. 110.

O texto acima refere-se à:
a) sociedade grega antiga, onde havia uma distinção clara entre o setor da produção, de caráter coletivo, e o religioso, de caráter privado.
b) estrutura social da Mesopotâmia, cuja unidade ideológica e econômica se baseava no setor religioso, representado por santuários.
c) organização do setor produtivo da Judéia, o qual se baseava num regime de parceria entre a classe sacerdotal e a camponesa.
d) estrutura sócio-religiosa das cidades fenícias, onde o poder político e econômico pro- vinha de uma aristocracia latifundiária.


🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.


Gabarito com as respostas da lista de exercícios sobre a mitologia Grega para passar no Enem e Vestibular:

01. B
02. D
03. C
04. V – F – V – V – F – F – V
05. 02 + 04 +16 = 22
06. B

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário