Política na Grécia Antiga 09 Exercícios com Gabarito

Questão 01 sobre Política na Grécia Antiga Exercícios: UFAL – Graciliano Ramos mostrava preocupação com os votos do eleitor acerca de seu governo. Na Antiguidade Clássica, os atenienses demonstraram a importância da legitimação do poder político. No século V a.C., Péricles diz aos seus cidadãos:
Nossa constituição política não segue as leis de outras cidades, antes lhes serve de exemplo.

Nosso governo se chama democracia, porque a administração serve aos interesses da maioria e não de uma minoria. De acordo com as nossas leis, somos todos iguais no que se refere aos negócios privados. Quanto à participação na vida pública, porém, cada qual obtém a consideração de acordo com seus méritos, e mais importante é o valor pessoal que a classe a que se pertence; isso quer dizer que ninguém sente o obstáculo de sua pobreza ou condição social inferior quando seu valor o capacite a prestar serviços à cidade. Por essas razões e muito mais, nossa cidade é digna de admiração.
AQUINO, Rubim dos Santos Leão de. et al. História das sociedades. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980. p. 201.

No contexto histórico do desenvolvimento da democracia ateniense, pode-se afirmar que o texto
A) mostra que os escravos possuíam direitos de participar da vida política porque faziam parte dos negócios privados.

B) sugere que houve uma ampliação do direito à cidadania mais por atributos individuais do que em função das condições materiais.

C) revela que somente a classe dominante poderia intervir nos negócios privados e atuar na organização da vida pública.

D) demonstra que as camadas mais pobres não tinham o direito ao voto, pois eram excluídas da vida pública e da vida privada.

E) confirma que o governo da maioria é fundamental para a eliminação da pobreza e da luta das classes sociais.


Questão 02. Mackenzie-SP
[…] a massa popular é assimilável, por natureza, a um animal escravo de suas paixões e de seus interesses passageiros, sensível à lisonja, inconstante em seus amores e em seus ódios; confiar-lhe o poder é aceitar a tirania de um ser incapaz da menor reflexão e do menor rigor.
PLATãO (428-348 a.C.)

Nas pólis, cidades-estado gregas, o que era de interesse particular converteu-se em interesse público e, como tal, tornou-se objeto de debates.
A respeito desse tipo de governo, assinale a alternativa correta.
A) O racionalismo grego foi responsável pelo surgimento da noção de individualismo, segundo o qual o ser humano e as ideias por ele defendidas seriam mais importantes do que as coletivas.

B) Com o declínio de um governo aristocrático, uma nova concepção de igualdade passou a funcionar como princípio regulador da vida pública, na qual todos os cidadãos, sem exceção, estavam nivelados perante a lei.

C) Com a gradual mudança para um governo no qual o indivíduo estaria sob a autoridade das leis, ocorreram revoltas, pois não foram levadas em consideração as diferenças naturais existentes entre os homens.

D) A submissão do indivíduo a normas, fossem elas jurídicas ou morais, acabou por gerar nos cidadãos um sentimento de injustiça, pois alguns se consideravam mais leais à cidade do que outros.

E) Platão definiu o homem como “um animal político” e defendeu a inserção de todos na discussão dos assuntos da cidade, mas, para ele, a autonomia plena só seria alcançada se o indivíduo não se comprometesse com a política.


Questão 03 sobre Política na Grécia Antiga Exercícios: UFES – O conjunto das reformas políticas que se encontravam na origem da pólis dos lacedemônios estava reunido em um documento proveniente do oráculo de Delfos denominado “Grande Retra”, muito provavelmente um decreto-lei primitivo, anterior ao século VI a.C., sobre o governo espartano.

De acordo com esse documento:
Depois que o povo estabelecer o santuário de Zeus Silânio, distribuir-se em tribos, e tiver estabelecido um conselho (Gerúsia) de trinta [anciãos], incluindo os reis, que se reúna de estação a estação para a festa de Apelas. Que os anciãos apresentem ou rejeitem propostas, mas que o povo tenha a decisão final. No entanto, se o povo se manifestar de forma incorreta, que os anciãos e os reis rejeitem [o que o povo tiver decidido].
FUNARI, P. P. A. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2001. p. 30 (Adaptação).

A respeito da organização política de Esparta no Período Clássico (séculos V e IV a.C.), NÃO é correto afirmar que:
A) o corpo cívico era constituído por indivíduos de sexo masculino, nascidos de pai e mãe espartanos, os assim denominados homoioi ou “iguais”.

B) a pólis era uma oligarquia que, de modo atípico, conservava a instituição da realeza, representada por dois reis escolhidos entre as famílias mais importantes, os quais eram obrigados a jurar lealdade à Constituição espartana.

C) o Estado espartano regulava estritamente o sistema educacional dos cidadãos, razão pela qual as crianças do sexo masculino eram, aos 7 anos de idade, retiradas do convívio familiar para receberem uma formação militar coletiva.

D) o conselho espartano (Gerúsia) era formado por trinta membros, cabendo-lhe a tarefa de elaborar os projetos de lei a serem submetidos à assembleia, e atuava como a mais alta instância da justiça criminal.

E) a assembleia espartana (Eclésia), da qual fazia parte o conjunto da população da Lacedemônia (espartanos, periecos e hilotas), era soberana, sobrepondo-se à capacidade decisória da Gerúsia.


Questão 04. UEM-PR–2006 – A respeito da herança cultural e política deixada pela Grécia Antiga às sociedades ocidentais, assinale o que for correto

A) O voto eleitoral livre, direto e universal, tal como existe hoje nas democracias ocidentais, é uma instituição política herdada diretamente da democracia grega antiga.

B) O processo pelo qual pintores, escultores e escritores europeus do século XVI resgataram os princípios e os valores estéticos gregos e romanos antigos foi chamado de Renascimento Cultural.

C) A doutrina socialista contemporânea, que propõe o fim das classes sociais e a instauração da igualdade social e econômica universal, inspirou-se na sociedade grega antiga, na qual todos os homens eram livres e viviam em regime de comunidade de bens.

D) A ideia de cidadania vigente na atualidade, que pressupõe a extensão de direitos gerais a todas as pessoas, independentemente de cor, raça e classe social, é uma herança recebida dos gregos.

E) No campo da pesquisa histórica, os gregos não deixaram herança científica alguma aos historiadores modernos, porque eram avessos à descrição histórica dos acontecimentos.


Questão 05 sobre Política na Grécia Antiga Exercícios: PUC-DF – Sabemos que os poderosos têm medo do pensamento, pois o poder é mais forte se ninguém pensar, se todo mundo aceitar as coisas como elas são, ou melhor, como nos dizem e nos fazem acreditar que elas são. Para os poderosos de Atenas, Sócrates tornara-se um perigo, pois fazia a juventude pensar (Chauí, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994, p. 38).

Segundo essa afirmação, podemos concluir que:
a) a sociedade ateniense da época de Sócrates era marcada pela educação militarista e exigia a total subordinação dos jovens aos mais velhos;

b) o caráter autoritário que predominou na Grécia Antiga impunha que os indivíduos com idéias contrárias ao governo fossem severamente punidos;

c) os representantes da elite grega eram geralmente pessoas com poucos conhecimentos e nutriam intenso medo dos que sabiam mais do que eles;

d) os filósofos como Sócrates questionam a realidade e instigam o livre pensamento a ponto de colocar em dúvida verdades pré-estabelecidas;

e) o exercício do governo democrático, como no caso de Atenas, é dificultado pela existência de pessoas que discordam do que é assumido pelos governantes como sendo verdadeiro.


Questão 06. U. Caxias do Sul-RS
“A constituição que no rege nada tem a invejar a dos outros povos; serve a eles de modelo e não os imita. Recebe o nome de democracia, porque o seu intuito é o interesse do maior número e não de uma minoria. Nos negócios privados, todos são iguais perante a lei; mas a consideração não se outorga senão àqueles que se distinguem por algum talento. É o mérito pessoal, muito mais do que as distinções sociais, que franqueia o caminho das honras.”
Discurso de Péricles. Apud: TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: Editora Universidade Brasília, 1987, p. 98 – Texto adaptado.

O texto acima refere-se aos princípios ideais da democracia grega, em especial, da ateniense no século V a.C. Estes ideais, quando aplicados à prática política, revelavam-se.
a) amplamente participativos, porque garantiam os direitos políticos a todos os habitantes da pólis, independentemente da classe social a que pertenciam.

b) contraditórios, porque os escravos só poderiam participar da vida política depois que quitassem a dívida que os havia levado a tal condição.

c) participativos, uma vez que o único critério de exclusão da vida política, assim como hoje em dia, era a alfabetização.

d) excludentes, porque os direitos políticos eram privilégios dos cidadãos e vetados aos estrangeiros, escravos e mulheres.

e) restritivos, porque limitavam a participação política aos habitantes da cidade, em detrimento dos moradores do campo.


Questão 07 sobre Política na Grécia Antiga Exercícios: Cefet-PR
“Nossa constituição política não segue as leis de outras cidades, antes lhes serve de exemplo. Nosso governo se chama Democracia, porque a administração serve aos interesses da maioria e não de uma minoria.”
Péricles.

O período entre os anos de 461 a.C. e 429 a.C. é chamado de “idade de ouro” de Atenas, pois:
I. a cidade viveu o seu auge econômico, militar, político e cultural;
II. a cidade passou a pagar uma pequena remuneração para as funções e cargos públicos, o que possibilitou maior participação popular;
III. a cidade instituiu as funções legislativas e de corte suprema, chamada Gerúsia, que controlava as atividades políticas de seus cidadãos.

Analisando o texto anterior, assinale:
a) se apenas as proposições II e III forem corretas;
b) se apenas as proposições I e II forem corretas;
c) se apenas as proposições I e III forem corretas;
d) se todas as proposições forem corretas;
e) se todas as proposições forem incorretas.


Questão 08. UnB-DF – A democracia está sempre na berlinda. Do mundo clássico ao contemporâneo, houve sempre quem não a julgasse ser o sistema ideal de governo. As tentações para subvertê-la têm-se manifestado historicamente. Há, no entanto, um lastro de conquistas democráticas que se afirmou ao longo do tempo. Com relação à evolução da experiência democrática, julgue os itens abaixo, colocando V ou F:

( ) O laconismo e a disciplina militar possibilitaram o desenvolvimento dos estudos filosóficos e humanistas no seio da sociedade espartana, o que permitiu criar condições para a emergência dos ideais democráticos na Grécia Antiga.

( ) Os gregos antigos, ao servirem-se do trabalho escravo, contrariavam a lógica dos seus conceitos democráticos, uma vez que atribuíram à capacidade do fazer manual a condição maior para se bem governar os homens.

( ) O modelo de democracia burguesa liberal ocidental, que nasceu das revoluções atlânticas e do Iluminismo, ao se implantar em países com fortes valores capitalistas e industriais, acabou com todas as manifestações políticas que defendiam o nacionalismo e o socialismo.

( ) A experiência democrática nos países do Cone Sul da América Latina no século XX é de pequena relevância, pois essa foi uma região que pouco vivenciou restrições às liberdades políticas e civis.


Questão 09 sobre Política na Grécia Antiga Exercícios: UFPB – Leia o trecho do discurso de Péricles que governou Atenas de 461 a 429 a.C.

“Nossa constituição é chamada de democracia porque o poder está nas mãos não de uma minoria mas de todo o povo. Quando se trata de resolver questões privadas, todos são iguais perante a lei, quando se trata de colocar uma pessoa diante de outra em posição de responsabilidade pública, o que vale não é o fato de pertencer a determinada classe, mas a competência real que o homem possui.”
Extraído de: BRAICK, Patrícia Ramos e MOTA, Myriam Becho. História, das cavernas ao Terceiro Milênio. São Paulo: Moderna, s/d, p. 39.

De acordo com a leitura, é correto afirmar que:
a) a democracia ateniense não era elitista e os escravos, apesar da sua condição, tinham direitos políticos.

b) os metecos e os escravos tinham direito ao voto.

c) o governo de Péricles é considerado o ápice da democracia ateniense, pois, nesse governo, ocorreu a consagração dos princípios de isonomia, isegoria, isocracia e teocracia.

d) a democracia, em Atenas, era representativa e, na nossa sociedade atual, é exercida através da ação direta.

e) os reis atenienses, a partir de meados do século VIII a.C., tiveram seu poder limitado pela aristocracia eupátrida que passou a exercê-lo através do Arcontado.


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Gabarito com as respostas do simulado sobre a Política na Grécia Antiga Exercícios com Gabarito para passar no Enem e Vestibular:

01. B;
02. B;
03. E;
04. B;
05. D;

06. D;
07. B;
08. F – F – F – F;
09. E;

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