Questão 01 sobre Ponto de Compensação Fótico: UEL-PR. Analise a figura a seguir.
Qual das curvas sugeridas, na figura, representa a variação da fixação de CO2 em relação à temperatura para uma planta submetida a uma intensidade luminosa constante?
a) A
b) B
c) C
d) D
e) E
Questão 02. Unicamp-SP. Em um experimento, foram obtidos dados que permitiram a construção do gráfico abaixo. Interprete o gráfico, explicando o significado do ponto x e das áreas destacadas A e B.
Questão 03. UFAL. O gráfico adiante mostra as taxas da fotossíntese e da respiração em diferentes intensidades luminosas. Após a análise do gráfico, fizeram-se as seguintes afirmações:
I. Em intensidades luminosas menores do que X, a planta consome mais do que produz.
II. Em intensidades luminosas maiores do que X, a planta tem condições de armazenar substâncias de reserva.
III. Em qualquer intensidade luminosa, a taxa da fotossíntese é maior do que a da respiração. Apenas é correto o que se afirma em:
a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) II e III
Questão 04 sobre Ponto de Compensação Fótico: Cesgranrio-RJ.
O gráfico anterior ilustra a influência da luz na velocidade da fotossíntese. A análise do gráfico só não nos permite afirmar que no ponto:
a) 1, a planta está no escuro.
b) 1, a planta não produz O2.
c) 2, a quantidade de O2 que a planta consome é igual a quantidade produzida.
d) 2, a fotossíntese atingiu uma velocidade igual à da respiração.
e) 3, a luz passa a atuar como fator limitante do processo.
Questão 05. Fuvest-SP. Em determinada condição de luminosidade (ponto de compensação fótico), uma planta devolve para o ambiente, na forma de gás carbônico, a mesma quantidade de carbono que fixa, na forma de carboidrato, durante a fotossíntese. Se o ponto de compensação fótico é mantido por certo tempo, a planta:
a) morre rapidamente, pois não consegue o suprimento energético de que necessita.
b) continua crescendo, pois mantém a capacidade de retirar água e alimento do solo.
c) continua crescendo, pois mantém a capacidade de armazenar o alimento que sintetiza.
d) continua viva, mas não cresce, pois consome todo o alimento que produz.
e) Continua viva, mas não cresce, pois perde a capacidade de retirar do solo os nutrientes de que necessita.
Questão 06. Fuvest-SP. Em seus estudos sobre fotossíntese, um biólogo colocou uma planta em um sistema fechado, sujeito a diferentes intensidades luminosas. Medindo a variação do teor de oxigênio, obteve valores que lhe permitiram construir o gráfico abaixo. Qual o significado biológico das setas A, B e C assinaladas no gráfico?
Questão 07. UFC-CE. A fotossíntese e a respiração são dois processos que ocorrem simultaneamente nas plantas verdes. Construa um gráfico mostrando a produção de O2 e a de CO2, durante um período de 24h, por uma planta adequadamente suprida de água e submetida às condições normais de iluminação de nossa região, onde o sol nasce às 6 horas da manhã e se põe às 6 horas da tarde. O eixo Y representa a produção dos dois gases e o eixo X o período de 24 horas. Não é necessário atribuir unidades às produções de O2 e CO2.
Questão 08 sobre Ponto de Compensação Fótico: Fatec-SP. Com base no ponto de compensação fótico, as plantas são classificadas em plantas de sol e plantas de sombra. Assim, é correto afirmar que:
a) As plantas de sombra possuem ponto de compensação fótico baixo e vivem em locais de alta luminosidade.
b) As plantas de sol e as plantas de sombra possuem ponto de compensação fótico alto, mas as plantas de sol vivem em locais de alta luminosidade, e as plantas de sombra, em locais de baixa luminosidade.
c) As plantas de sol possuem ponto de compensação fótico baixo e vivem em locais de baixa luminosidade.
d) As plantas de sol possuem ponto de compensação fótico alto e vivem em locais de alta luminosidade.
e) As plantas de sombra vivem em locais iluminados artificialmente.
Questão 09. Fatec-SP. Observe o gráfico a seguir, que representa o ponto de compensação fótico (PCF) de duas plantas, A e B, de espécies diferentes, que se encontram no mesmo ambiente.
É correto afirmar que:
a) o PCF é o mesmo para as plantas A e B.
b) a taxa respiratória varia para as plantas A e B.
c) a planta A, para poder crescer, precisa receber luz em intensidade abaixo do seu PCF.
d) a planta B é, provavelmente, uma planta de sol (heliófila) e, para poder crescer, precisa receber luz em intensidade igual à do seu PCF.
e) as plantas A e B, para poderem crescer, precisam receber luz em intensidade superior aos seus PCFs.
Questão 10 sobre Ponto de Compensação Fótico: UFSCar-SP. O gráfico representa as taxas fotossintéticas e de respiração para duas diferentes plantas, uma delas umbrófita (planta de sombra) e a outra heliófita (planta de sol). Considere que a taxa respiratória é constante e igual para as duas plantas.
Pode-se concluir que:
a) no intervalo X-Y, cada uma das plantas consome mais oxigênio do que aquele produzido na sua
fotossíntese.
b) a partir do ponto Y, cada uma das plantas consome mais oxigênio do que aquele produzido na sua fotossíntese.
c) as plantas A e B são, respectivamente, umbrófita e heliófita.
d) no intervalo X-Y, cada uma das plantas produz mais oxigênio do que aquele consumido na sua respiração.
e) no ponto X, a planta A consome mais oxigênio do que aquele produzido na sua fotossíntese, e a planta B produz a mesma quantidade de oxigênio que aquela consumida na sua respiração.
🔵 >>> Confira nossa lista completa com todos os exercícios sobre Botânica.
Gabarito com as respostas do simulado de Botânica sobre o Ponto de Compensação Fótico:
01. D;
02. Ponto x = ponto em que a velocidade da fotossíntese é igual à da respiração. Para que isso ocorra, é necessária uma intensidade luminosa I, chamada de ponto de compensação fótico (PCF).
Área A→ V F < VR (abaixo do ponto de compensação). O vegetal consome mais glicose e O2 do que produz.
Área B → V F > VR (acima do ponto de compensação). O vegetal produz mais glicose e O2 do que consome.
03. D;
04. E;
05. D;
06. A. A planta está no escuro, realizando somente respiração aeróbica; por isso, consome O2 do ambiente.
B. A planta está iluminada de acordo com o ponto de compensação fótico; como a taxa de fotossíntese é igual à de respiração, o saldo de liberação de O2 é zero.
C. A planta, intensamente iluminada, tem taxa de fotossíntese maior que a de respiração, liberando O2 para o ambiente.
07.
08. D;
09. E;
10. E
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína