As Melhores Atividades sobre Drogas nos Sistema Nervoso para o 8° Ano com Gabarito

Lista com 10 atividades de Ciências sobre Drogas nos Sistema Nervoso para o 8º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!

Questão 01. Droga não é só um xingamento, como você deve saber. É o nome que a gente dá para as substâncias que modificam o comportamento e o pensamento. Bebidas alcoólicas e cigarros são exemplos de drogas vendidas livremente, entretanto, há outras que são proibidas.

Assinale a alternativa que indica, corretamente, as reações do organismo a cada tipo de droga.
A. ÁLCOOL: no início do uso, provoca euforia. Se for usado com frequência, em doses altas, provoca excitação e diminuição dos reflexos.

B. CAFEÍNA: inicialmente, melhora o desempenho em tarefas de vigilância, mas o uso diário pode provocar alucinações e paranoias.

C. ANABOLIZANTES: utilizados em tratamentos de saúde, não representam nenhum risco à saúde.

D. CIGARRO: não provoca nenhum efeito negativo para a saúde do organismo.


Questão 02. UFT-TO. Pesquisas recentes com jovens entre 14 anos e 19 anos –classes A e B –apontam que boa parte deles revela um padrão de consumo de álcool considerado de risco pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

É INCORRETO afirmar que, entre as possíveis consequências do uso abusivo e prolongado do álcool, se inclui:
A. alteração da função hepática.
B. alteração dos batimentos cardíacos.
C. aumento da capacidade de concentração.
D. aumento da potência sexual.


Questão 03 com Atividades sobre Drogas nos Sistema Nervoso para o 8° Ano: Saresp. Um dos perigos com relação ao uso contínuo de drogas medicamentosas sem acompanhamento médico é que:

A. Muitos remédios criam dependências psíquica e física.
B. Nem todos os remédios apresentam uma bula fácil de ser entendida.
C. Vários medicamentos podem servir para a mesma doença, o que às vezes, confunde as pessoas.
D. Os medicamentos, ao curarem uma doença, sempre provocam outras.


Questão 04. PAAE 2013. Os estudos mais recentes mostram que 61% dos acidentes de trânsitos, o condutor havia ingerido bebida alcoólica. Por isso, é muito importante conscientizar as pessoas que bebida e direção não combinam, As estatísticas mostram como resultado dessa mistura, 28 mil mortos por ano e 199 mil pessoas feridas.

Geralmente, quem bebe e acha que tem condições de dirigir pensa que o álcool não influencia em sua habilidade como motorista.

A combinação de bebida alcoólica e direção é perigosa, porque:
A. acelera o funcionamento do corpo.
B. deixa os reflexos mais lentos.
C. melhora a coordenação motora.
D. provoca estado de euforia.


Questão 05. Os efeitos provocados por bebidas alcoólicas sobre o organismo humano são mostrados na tabela.

Os dados relacionam os níveis de concentração de álcool no sangue com seus efeitos no ser humano.

tabela efeitos do álcool no sangue

Um motorista que tenha tomado três latas de cerveja provavelmente apresenta:
A. queda de atenção, sensibilidade e reações motoras.
B. apresenta normalidade, mas com alterações clínicas.
C. confusão mental e descoordenação motora.
D. estupor e risco de parada respiratória.


Questão 06. O Brasil é um dos países que apresentam um elevado número de consumidores de anfetaminas, também conhecidas como “bolinhas”. Muitas vezes, essas drogas são usadas por motoristas que dirigem à noite e estudantes em fase de provas escolares.

O que esses usuários devem estar buscando ao consumir essas drogas é:
A. melhora da coordenação motora.
B. melhorar o raciocínio.
C. aumentar o apetite e conseguir mais energia.
D. perder o sono e afastar o cansaço.


Questão 07. PAAE2013. Uma droga psicotrópica ou psicoativa é aquela que age no sistema nervoso, modificando seu funcionamento, trazendo como consequência, alterações do comportamento e do psiquismo como, por exemplo: ansiedade, paranoia e confusão mental.

As drogas estimulantes do sistema nervoso central:
A. aceleram o ritmo cardíaco.
B. aumenta o apetite.
C. aumentam o sono.
D. diminuem a coordenação motora.


Questão 08. Adolescentes em crise de identidade, que estão em busca de autoafirmação, anseiam pertencer à turma mais popular de colégio. Alguns deles, incentivados pelos colegas, embarcam numa longa e perigosa viagem. A porta de entrada costuma ser o álcool, no percurso passam pela maconha e geralmente terminam em cocaína ou crack. Mas o que esses jovens não imaginam é que o caminho de volta não é tão sedutor quanto o a ida, pelo contrário, é penoso, árduo. “”O retorno é possível, mas o melhor é não comprar o bilhete de ida”, recomenda M.S, 25 anos, ex – dependente químico.

A etapa mais difícil de recuperação de um dependente químico geralmente é a:
A. busca por chances de estudo.
B. regularização da dieta.
C. renovação do seu vestuário.
D. volta ao convívio social.


Questão 09. Saresp. Analise o texto que segue.

Em algumas culturas, os tóxicos ajudam as populações pobres a suportar sua miséria. É o caso de muitos hindus que tomam chá de maconha. e os índios da Bolívia e do Peru que mascam folhas de coca. Entretanto, alguns jovens de outras culturas sem tradição no uso de tóxicos também são usuários de drogas.

Com relação ao uso de drogas por jovens é correto dizer que:
A. Eles usam essas drogas simplesmente por usar e podem parar na hora que quiserem.

B. Eles são levados a consumir drogas devido a pressões sociais, como o medo de serem desprezados pelos colegas.

C. As drogas não apresentam perigo para o jovem, pois não criam dependência.

D. A disponibilidade das drogas não é um fator de risco para os adolescentes.

Gabarito com as respostas da lista de Atividades sobre Drogas nos Sistema Nervoso para o 8° Ano do ensino fundamental:

01. A;
02. C;
03. A;
04. B;
05. A;
06. D;
07. A;
08. D.

09. B

Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]

Deixe um comentário