Atividades de Ecologia para o 6º Ano e 7º Ano do Ensino Fundamental

Lista com 20  exercícios de Ciências sobre Ecologia para o 6º Ano e 7º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!

Questão 01. Use de seus conhecimentos sobre Ecologia e explique:
A. Quem são e o que são decompositores?
B. Quem são e que são seres produtores?
C. O que são seres consumidores?
D. Quem são e o que são seres consumidores herbívoros.
E. Quem são e que são seres consumidores carnívoros?
F. Quem são e o que são seres consumidores onívoros?

Questão 02. A. Você já viu este organismo na natureza?

cogumelo exercícios ecologia

B. O que você sabe sobre ele?
C. Qual o nome dele?
D. Sem esses organismos que problemas poderiam existir?
E. Como ele é conhecido popularmente?

e) Cite outros exemplos que pertence ao mesmo grupo grupo.

Questão 03. Explique o que são as cadeias alimentares?

Questão 04. Explique como ocorre um desequilíbrio ambiental?

Questão 05. O que são fatores bióticos e abióticos?

Questão 06. Quais os organismos responsáveis por fabricar o alimento que sustenta toda uma cadeia alimentar?

Questão 07. Como os insetos colaboram para a reprodução das plantas?

Questão 08. Modelo Enem Simplificado. Escreva a ordem correta das cadeias alimentares de cada um dos conjuntos a seguir:

a) sementes, cobra, ave, gavião
b) grilo, lagarto, coruja, folha
c) inseto, pássaro, vegetal, cobra
d) raposa, planta, galinha

Questão 09. Explique de onde vem os gases responsáveis pelo efeito estufa?

Questão 10. Representa o conjunto de interações dos diversos seres vivos entre si, e desses seres com fatores do ambiente físico, como luz temperatura, solo, umidade, salinidade e ar. Alimentação, busca de abrigo e respiração são algumas dessas interações. O texto esta falando sobre :

A) biodiversidade.
B) comunidade.
C) ecossistema.
D) biosfera.

Questão 11. Suponha que em um terreno coberto de capim gordura vivem saúvas, gafanhotos, pardais, preás e ratos-do-campo. Nesta região estão presentes:

A) cinco populações.
B) seis populações.
C) duas comunidades.
D) seis comunidades.

Questão 12. Conforme a maneira pela qual obtêm seus nutrientes, os seres vivos podem se classificados em produtores, consumidores ou decompositores. O ser humano é um animal, e os animais são seres:

A) produtores.
B) consumidores.
C) decompositores.
D) nenhuma das alternativas.

Questão 13. Os predadores são eficientes na captura de presas em virtude da presença de adaptações morfofuncionais, tais como:

A) ventosas nas tênias.
B) mau cheiro no gambá.
C) coloração na esperança.
D) língua comprida no tamanduá.

Questão 14. (CESCEM) São ecossistemas todos os exemplos abaixo, EXCETO:

A) uma lagoa.
B) um pasto.
C) uma colônia de corais.
D) o solo.

Questão 15. O ambiente descrito, com inúmeros animais e vegetais, à beira de um charco de água doce que, durante o dia, sofre flutuações de temperatura, luminosidade, maior ou menor pH e até alterações de salinidade, poderá ser classificado como um exemplo de:

A) biosfera
B) biótipo
C) biomassa
D) ecossistema

Questão 16. A relação entre o homem e lombrigas é equivalente à relação observada entre:

A) orquídeas e árvores.
B) cipó-chumbo e árvores.
C) cupins e flagelados.
D) pássaro-palito e crocodilo.

Questão 17. (UECE) Assinale a alternativa que representa o ecossistema no qual há a maior diversidade de espécies.

A) Floresta temperada.
B) Caatinga.
C) Cerrado.
D) Floresta tropical.

Questão 18. A associação de bactérias que vivem na pança de mamíferos ruminantes, com esses animais, é classificada como:

A) Comensalismo.
B) Inquilinismo.
C) Parasitismo.
D) Mutualismo.

Questão 19. Indivíduos de diversas espécies, que habitam determinada região, constituem:

A) um bioma.
B) uma sociedade.
C) uma população.
D) uma comunidade.

Questão 20. Use deus conhecimentos sobre ecologia para responder as palavras cruzadas com Atividades de Ecologia para o 6º Ano e 7º Ano:

cruzadinhas ecologia para 6 e 7 ano

1) Nome dado a variedade de espécies ou indivíduos e sua abundância nos ecossistemas.
2) É formada por todos os lugares da terra onde pode existir vida.
3) Relação entre espécies diferentes, na qual um dos seres é beneficiados, e o outro não é afetado.
4) É o conjunto de todas as populações de uma região.
5) É uma relação entre espécies diferentes, na qual ambos os seres são beneficiados.
6) Organismo que representam o primeiro nível da cadeia alimentar. Eles fazem a fotossíntese e iniciam o fluxo, o caminho de energia no ecossistema.
7) De acordo com o tipo de alimento que ingerem, podem ocupar diferentes posições nas cadeias alimentares.
8) Representa o local na natureza onde uma espécie vive.
9) Tipo de relação em que um ser vive à custa de outro, o hospedeiro.
10) Ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente.

Gabarito com as respostas das Atividades de Ecologia para o 6º Ano e 7º Ano do Ensino Fundamental:

01.
A. Os decompositores são os fungos e bactérias, eles obtém energia da matéria orgânica morta reciclando os nutrientes.

B. Produtores são os seres que produzem seu próprio alimento através da fotossíntese. Eles são a base da cadeia alimentar e fornecem alimento para outros seres vivos. Plantas e Fitoplâncton são exemplos de seres produtores.

C. Os consumidores são os animais que precisam se alimentar de outros seres vivos para obter sua energia. (boi, humano, aves…)

D. Os herbívoros são animais que se alimentam apenas de plantas. Eles são exemplos de seres consumidores primários. (boi, coelho, girafa)

E. Carnívoros são animais que se alimentam de outros animais. Eles são exemplos de seres consumidores secundários. (leão, hiena, tigre)

F. Onívoros são animais que se alimentam tanto de plantas quanto de animais. (humano)

02. A e B são respostas pessoais.
C. Cogumelo.

D. A decomposição da matéria orgânica seria comprometida. Lixo e animais mortor iriam se acumular aos montes. As plantas ficariam sem diversos nutrientes necessários para sua sobrevivência.

E. Pessoal

F. orelha-de-pau, mofo ou bolor, leveduras, fermentos, trufas e outros cogumelos.

03. São o deslocamento da matéria e energia entre as relações alimentares que ocorre entre os organismos nos ambiente.

04. Ocorre quando alguns fatores causam alterações nos elos das cadeias alimentares e isto em cadeia afeta todo o resto. Exemplo, a morte de um único tipo de organismo pode alterar a vida de todos os outros na cadeia alimentar, as consequências são imprevisíveis.

05. Fatores bióticos: São os elementos relacionados aos seres vivos, como plantas, animais e os seres humanos. Eles afetam uns aos outros e também influenciam a natureza ao seu redor. Por exemplo, se há muitos pássaros em uma área, eles comem muitas sementes de plantas, o que pode afetar o crescimento dessas plantas naquela região.

Fatores abióticos: São os fatores que não incluem os seres vivos, como a água, solo, ar, vento, luz…

06. Os organismos produtores como as plantas e as algas.

07. Os insetos se alimentam de recursos florais, como o néctar das flores. Enquanto se alimentam, muitos grãos de pólen grudam em seu corpo e ele acaba levando estes grãos de uma flor para outra realizando a fecundação nas plantas.

08. a. semente ——-> ave ——-> cobra ——-> gavião
b. folha ——-> grilo ——-> lagarto ——— coruja
c. vegetal ——-> inseto ——-> pássaro ——-> cobra
d. planta ——–> galinha ——–>raposa

09. Os gases responsáveis pelo efeito estufa são produzidos naturalmente pelo nosso planeta, como o dióxido de carbono e o metano, que são liberados durante a respiração dos animais, na fermentação dos alimentos, e no processo de decomposição dos restos orgânicos. Mas também são produzidos pelas atividades humanas, com o uso de combustíveis fósseis e a queimada de florestas. Esses gases ficam presos na atmosfera e impedem que o calor escape para o espaço, o que causa o aumento da temperatura global e os problemas climáticos.

10. C;
11. B;
12. B;
13. D;
14. C;

15. D;
16. B;
17. D;
18. D;
19. D.

20. 1. biodiversidade,
2. biosfera.
3. comensalismo.
4. comunidade.
5. mutualismo.
6. produtores.
7. consumidores.
8. habitat.
9. parasitismo.
10. ecologia.

Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]

Deixe um comentário