A) Identifique algumas estruturas do sistema respiratório. Siga a numeração e escreva o nome dessas estruturas.
B) O que acontece com o ar, a poeira e os microrganismos nele contidos ao passarem pela estrutura 1? Por quê?
C) Onde ocorre a hematose?
D) Qual estrutura faz o ar entrar e sair dos pulmões.
Questão 04. A epiglote fecha a laringe durante a:
A) inspiração B) expiração C) deglutição D) digestão
Questão 05. Bronquite, pleurite e enfisema são afecções que atingem respectivamente
A) os bronquíolos, a traqueia e as fossas nasais. B) os bronquíolos, as pleuras e as cavidades nasais. C) a traqueia, as pleuras e os brônquios. D) os bronquíolos, as pleuras e os alvéolos pulmonares.
Questão 06 com Exercícios sobre o Sistema Respiratório para o 8° Ano: Os vírus que causam _____________ entram pelo nariz e se instalam nas células da cavidade nasal e da faringe, causando sua inflamação. Os sintomas, que incluem nariz entupido ou escorrendo, tosse e mal-estar, iniciam-se, em geral, 1 ou 2 dias após o contágio. É necessário cerca de 1 semana para que o doente se restabeleça. Não há remédio que cure apenas alivia os sintomas. A doença abaixo que completa corretamente o traço é:
A) tuberculose. B) pneumonia. C) resfriado. D) gripe.
Coluna I a) diafragma b) células c) sangue d) pulmões e) oxigênio f) trocas gasosas g) epiglote h) faringe
Coluna II ( ) órgão encarregado de fornecer oxigênio para o sangue e de receber dele gás carbônico. ( ) músculo que separa o tórax do abdômen e que tem importante papel na respiração. ( ) nome que se dá ao processo pelo qual os pulmões cedem oxigênio ao sangue e dele recebem gás carbônico. ( ) estrutura que faz com que o alimento se dirija para o esôfago e o ar para a laringe. ( ) unidade do corpo, onde ocorre a verdadeira respiração. ( ) líquido que circula no organismo, levando alimentos a oxigênio às células. ( ) parte comum aos sistemas respiratórios e digestórios. ( ) gás utilizado no processo de respiração.
Questão 09. Palavras cruzadas sobre o Sistema Respiratório para o 8° Ano com Gabarito:
Questão 10. Caça palavras sobre o processo de respiração:
Questão 11. (UFRN) Assinale a opção que contém o poluente inodoro e incolor, produzido pela combustão de compostos orgânicos e que, ao ser inspirado, passa dos alvéolos pulmonares para o sangue, penetrando nas hemácias e ligando-se, de forma estável, à hemoglobina:
A) monóxido de carbono, B) dióxido de carbono. C) monóxido de nitrogênio. D) dióxido de nitrogênio.
Questão 12. A obstrução dos bronquíolos impede que o oxigênio atinja:
A) o esôfago. B) a laringe. C) a traqueia. D) os alvéolos.
Questão 13. A estreita relação do fumo e as doenças cardiovasculares só não é verdadeira na afirmativa:
A) Fumar aumenta o risco de doenças coronárias como angina no peito e infarto do miocárdio. B) Triplica o risco de morte por infarto em homens com menos de 55 anos. C) Aumenta em 10 vezes o risco de tromboembolia venosa e infarto em mulheres que tomam anticoncepcionais orais. D) Aumenta vascularização periférica, causando boa circulação nas pernas e potência sexual.
Questão 14. Dores de cabeça, febre, perda do apetite, fraqueza e dores nos músculos, na pele e nas articulações. São sintomas característicos da:
A) gripe. B) asma. C) pneumonia. D) dengue.
Questão 15. Na inspiração, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. Ao se contrair, o diafragma _______________ e a cavidade torácica ______________ de volume. Os termos que completam corretamente as lacunas na frase são:
A) sobe e diminui. B) desce e aumenta. C) sobe e aumenta. D) desce e diminui.
Questão 16. Como se designa a saída do ar dos pulmões?
A) respiração. B) inspiração. C) ventilação. D) expiração.
Questão 17. É um órgão constituído por uma série de 15 ou 20 anéis incompletos de cartilagem, com forma de um tubo. Mede aproximadamente 12 a 13 centímetros de comprimento. Bifurca na sua extremidade inferior. A descrição faz menção a uma parte do sistema respiratório, que recebe o nome de:
A) traqueia. B) brônquios. C) laringe. D) alvéolos.
Questão 18. Durante a respiração sistêmica no homem, ocorre:
A) eliminação de O2 e eliminação de CO2 nos tecidos. B) absorção de CO2 e O2 nos tecidos. C) eliminação de CO2 e absorção de O2 nos tecidos. D) eliminação de CO2 e O2 nos tecidos.
Questão 19. Quando falamos em respiração, lembramos, principalmente, da entrada e saída de ar. Com relação à respiração dos mamíferos, considere as seguintes condições:
1- contração do diafragma e dos músculos intercostais; 2- passagem do ar pelas narinas, faringe e laringe; 3- aumento do volume da caixa torácica; 4- passagem do ar pela traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos; 5- diminuição do volume da caixa torácica; 6- relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais.
A sequência que mostra as condições necessárias, para que haja inspiração, e o caminho que o ar faz é:
A) 1, 3, 2, 4. B) 6, 5, 4, 2. C) 2, 3, 4, 1. D) 4, 2, 6, 5.
Questão 20. As cordas vocais estão situadas:
A) na garganta. B) na traqueia. C) na laringe. D) nos brônquios.
Questão 21. Nos alvéolos pulmonares ocorrem:
A) a filtragem e a umidificação do ar, com retenção das impurezas. B) as trocas gasosas. C) a umidificação do ar e a expulsão do muco. D) a absorção de gases e a eliminação dos resíduos da digestão.
Questão 22. Durante uma aula de Ciências sobre respiração, a professora ditou um texto introdutório. Como um grupo de colegas conversava enquanto ela ditava, o texto de João Vitor, um dos alunos, ficou incompleto: “Depois que o ar chega aos alvéolos pulmonares, o gás ____I__ sai dos alvéolos e vai para o sangue, enquanto o gás ___II___ sai do sangue e passa para os alvéolos. Este processo é chamado _____III____. Começa, então, uma importante viagem. Para chegar até as células, o gás é transportado por uma proteína, chamada hemoglobina. Lá chegando, o gás passa para a célula ocorrerá a respiração celular.”
Para completar o texto corretamente, I, II e III devem ser substituídos, respectivamente, por : A) carbônico, oxigênio, carboidrato. B) nitrogênio, trocas gasosas, oxigênio. C) oxigênio, carbônico, hematose. D) oxigênio, glicose, energia.
Questão 23. O sistema respiratório é formado por órgãos capazes de conduzir o ar até os pulmões, onde ocorrerá a troca gasosa entre oxigênio e gás carbônico. Este processo se chama:
A) hematose e ocorre em saquinhos denominados ovócitos, que são bastante irrigados por vasos sanguíneos. B) fagocitose e ocorre em saquinhos denominados alvéolos, que são bastante irrigados por vasos sanguíneos. C) hematose e ocorre em saquinhos denominados alvéolos, que são bastante irrigados por vasos sanguíneos. D) eletrólise e ocorre em saquinhos denominados ovoides, que são bastante irrigados por vasos sanguíneos.
Questão 24. Os seres humanos, como todos os mamíferos:
A) são placentários. B) possuem marsúpio. C) apresentam diafragma. D) têm desenvolvimento interno.
Questão 25. O gás cuja a porcentagem é a mesma tanto no ar inspirado como no ar expirado é o:
A) oxigênio. B) nitrogênio. C) gás carbônico. D) vapor de água.
Questão 26. (UECE) Dos animais abaixo relacionados, os que apresentam, no decorrer do desenvolvimento do seu ciclo biológico, respiração branquial, cutânea e pulmonar são:
A) as planárias e as rãs. B) as lulas e águas-vivas. C) as salamandras e os sapos. D) as minhocas e os lagartos.
Questão 27. A tosse é:
A) um movimento voluntário dos alvéolos pulmonares. B) um reflexo involuntário que ajuda a expelir muco e corpos estranhos das vias aéreas. C) um movimento que favorece o estreitamento dos bronquíolos. D) um reflexo provocado pela irritação dos capilares presentes nos alvéolos pulmonares.
Questão 28. A composição do ar inspirado é:
A) igual à composição do ar expirado. B) diferente da composição do ar atmosférico. C) igual à composição do ar atmosférico. D) nenhuma das alternativas.
Questão 29. A composição média dos principais gases do ar expirado é:
A) 78% de gás carbônico, 21% de oxigênio, 0,03% gás oxigênio. B) 78% de nitrogênio, 16% de oxigênio, 0,04% de gás carbônico. C) 100% de gás carbônico. D) 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio, 0,03% de oxigênio.
Questão 30. A composição média do ar inspirado é:
A) 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio, 0,03% de gás carbônico. B) 78% de oxigênio, 21% de nitrogênio, 0,03% de oxigênio. C) 100% de oxigênio. D) 21% de oxigênio, 78% de gás carbônico, 0,03% de nitrogênio.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína