10 Exercícios de Ecologia sobre os Ecossistemas Terrestres

Questão 01 sobre Ecossistemas Terrestres: Unifor-CE O esquema abaixo mostra fatores do ambiente em que vive um gafanhoto.esquema dos fatores do ambiente em que vive um gafanhoto

Nesse ambiente, os números de fatores bióticos e abióticos são, respectivamente,
a) 1 e 6
b) 2 e 5
c) 3 e 4
d) 4 e 3
e) 5 e 2


Questão 02. UERJ
Ibama recebe alerta sobre o risco de um desastre ecológico em áreas de queimada
“Empregados da fazenda Felicidade, em Mato Grosso, observam gado morto pelo incêndio que destrói pastagem e matas no estado e não pára de avançar.”
O Globo, 30/08/98.

Na descrição acima, podemos encontrar um consumidor primário da cadeia alimentar de pastagem. Esse consumidor tem como representante:
a) o gado
b) a mata
c) o capim
d) o homem


Questão 03. U. Católica Dom Bosco-MS. Considerando-se as relações ecológicas em um ecossistema, pode-se afirmar a respeito do cerrado:

a) A onça pintada ocupa os primeiros níveis nas teias alimentares.

b) Perdiz, urubu-rei e papagaio ocupam o mesmo nicho ecológico.

c) Capivara e anta, alimentando-se de vegetais, integram o terceiro nível trófico.

d) O fluxo de energia no mundo vivo se inicia a partir de organismos, como a aroeira, o pau-terra e o cajuí.

e) A biomassa dos consumidores supera as estimativas para os produtores


Questão 04. Unifor-CE. Em uma comunidade, foram registradas as relações tróficas abaixo.

esquema de relações tróficas

Depois de algum tempo, verificou-se que a área foi invadida por cobras que se alimentavam tanto de sapos como de passarinhos. Em um primeiro momento, espera-se que aconteça com o tamanho das populações consideradas o seguinte:

 CampimLagartasGafanhotosSaposPassarinhos
Adiminuiaumentadiminuiaumentadiminui
Bdiminuiaumentadiminuidiminuiaumenta
Cdiminuiaumentaaumentadiminuidiminui
Daumentadiminuidiminuiaumentaaumenta
Eaumentadiminuiaumentadiminuidiminui

Questão 05 sobre Ecossistemas Terrestres: Cefet-PR. Em uma floresta nativa há uma espécie de aranha que se alimenta de dípteros.
Estes sugam seiva das plantas. Aranhas e dípteros constituem alimentos de um sapo verde que lá vive, e este por sua vez é eventualmente predado por cobras.

Assinale a alternativa incorreta.
a) A cobra ocupa dois níveis tróficos na cadeia proposta.
b) O sapo ocupa mais de uma ordem como consumidor.
c) A aranha é consumidora terciária.
d) O díptero está no segundo nível trófico.
e) A planta está no primeiro nível trófico.


Questão 06. Unifor-CE. Considere a teia alimentar abaixo.

questões sobre os ecossistemas e teia alimentar

Nessa teia, o organismo que ocupa maior número de níveis tróficos é:
a) o sapo
b) o gavião
c) a cobra
d) o sabiá
e) a aranha


Questão 07. Unifor-CE. As figuras seguintes são três tipos de pirâmides ecológicas.

três tipos de pirâmides ecológicas

A pirâmide de números e a pirâmide de energia que representam a cadeia alimentar
capim → bois → carrapatos

são semelhantes, respectivamente, a:
a) I e II
b) I e III
c) II e I
d) II e III
e) III e II


Questão 08. Unifor-CE. Considere a pirâmide de massa abaixo.

esquema de uma pirâmide de massa

Com base nas informações que ela apresenta, pode-se afirmar que:
a) é necessária maior quantidade de massa no 1º nível trófico da cadeia alimentar para sustentar os outros níveis;

b) ao longo da cadeia alimentar, acumula-se energia;

c) corujas gastam mais energia no vôo do que ratos e texugos para se movimentarem em terra;

d) na cadeia alimentar a massa dos ratos é igual à dos texugos que se alimentam deles;

e) a massa de consumidores secundários é maior do que a de consumidores primários.


Questão 09. UFRS. As matas ciliares, apesar de protegidas por lei, continuam sendo derrubadas para implantação de lavouras em áreas férteis, num procedimento que provoca inúmeras modificações ambientais.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente algumas dessas modificações.
a) Aumento do número de espécies de angiospermas e da oferta alimentar para a ictiofauna.

b) Diminuição de processos erosivos e aumento da diversidade de nichos para a avifauna.

c) Diminuição do risco de agrotóxicos e adubos atingirem os cursos d’água e aumento do número de espécies de angiospermas.

d) Aumento da oferta alimentar para a ictiofauna e diminuição da exposição do solo aos processos erosivos.

e) Diminuição da diversidade de nichos para a avifauna e aumento do assoreamento dos cursos d’água.


Questão 10 sobre Ecossistemas Terrestres: UERN.
“(…) ao que tudo indica, as zebras são brancas. O preto vem por cima. E não é atoa. As listras distinguem cada animal e de noite confundem os predadores misturando-se com as faixas de luz e sombra das savanas africanas.”
Superinteressante, p. 14.

A importância do padrão listrado das zebras está, assim, associado:
a) ao reconhecimento de parceiros na busca de alimento;
b) ao aumento da competição intraespecífica para a atividade reprodutiva;
c) à alta taxa de crescimento populacional por impedir a impedir a seleção natural;
d) à adaptação das populações em função dos hábitats noturnos na savana.
e) à redução da variabilidade evitando a hibridação.


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Gabarito com as respostas do simulado com exercícios de ecologia sobre os ecossistemas terrestres:

01. d;
02. a;
03. d;
04. c;
05. c;
06. b;
07. d;
08. a;
09. e;
10. d

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