Simulado sobre o Fluxo de Energia nos Ecossistemas

Questão 01 sobre Fluxo de Energia nos Ecossistemas: PUC-RJ. No arquipélago das Cagarras, no Rio de Janeiro, ocorrem grandes colônias de gaivotas de três espécies, que usam seus rochedos como local de nidificação. Elas têm como alimentação básica os peixes, não são predadoras de animais terrestres e nem utilizam plantas em sua alimentação.

Assim, o que mais se aproxima do conceito de nicho ecológico ocupado por estas aves é dizer que seu nicho:
a) é o mar costeiro, onde obtêm alimento;
b) são as ilhas onde nidificam;
c) é a associação entre as três espécies;
d) é o de predador de peixes na sua comunidade;
e) é o de consumidor primário na sua comunidade.


Questão 02. FUVEST. “Da noite para o dia são capazes de depenar completamente um arbusto de pomar. No entanto, não usam as folhas como alimento e sim como adubo para suas hortas subterrâneas. No formigueiro, os pedaços de folhas transportados são mastigados e empapados de saliva até se transformarem em uma espécie de massa esponjosa sobre a qual se desenvolve um mofo. Desse bolor as saúvas cuidam com o maior carinho. À força de mandíbulas, destroem qualquer “erva daninha” que tente proliferar e podam o mofo, cortando-lhe as extremidades dos filamentos, o que provoca, no lugar cortado, a formação de umas bolinhas que — estas sim — constituem o alimento das saúvas.”
Texto reproduzido de Frota-Pessoa, O. Biologia na Escola Secundária, 2ª ed., 1962, Ministério da Educação e Cultura.

Na situação descrita no texto, os níveis tróficos ocupados pelo mofo e pela saúva são, respectivamente, de:
a) consumidor primário e consumidor primário.
b) consumidor primário e consumidor secundário.
c) consumidor primário e decompositor.
d) decompositor e consumidor primário.
e) produtor e consumidor primário.


Questão 03. UnB-DF. Surpreendentemente, os cientistas têm uma melhor noção do número de estrelas na galáxia que do número de espécies de seres vivos que há na Terra. As estimativas da quantidade de espécies que existem no mundo variam entre 2 a 100 milhões. Dessas, apenas aproximadamente 1,5 milhão já foi catalogado pela ciência.

A respeito da biodiversidade, julgue os itens a seguir, usando C (certo) ou E (errado).
( ) À medida que certos ambientes, tais como o solo, as copas das grandes árvores de florestas tropicais e o fundo do mar, venham a ser mais estudado, muitas novas espécies serão descobertas.

( ) A biodiversidade da fauna brasileira é uma das maiores do mundo, mas está sendo diminuída devido à fragmentação de ambientes naturais.

( ) A perda da biodiversidade é, em grande escala, o resultado indireto de outras atividades, tais como a produção de alimentos e a obtenção de energia.

( ) A manutenção da biodiversidade e o seu uso sustentável são tarefas governamentais, restando muito pouco a ser feito pelos cidadãos, individualmente, e pelas organizações não-governamentais.


Questão 04. PUC-PR. Numa determinada área da natureza, encontramos seres vivos trocando matéria e energia. Considerando estes seres e o meio, no conjunto que formam, eles constituem:

a) o ciclo do carbono;
b) o ciclo do nitrogênio;
c) o epinociclo;
d) um ecossistema;
e) uma comunidade biótica.


Questão 05 sobre Fluxo de Energia nos Ecossistemas: PUC-PR. Leia com atenção as proposições abaixo:

I. Potencial biótico é a capacidade potencial que tem uma população de aumentar numericamente em condições ambientais favoráveis.

II. Os fatores chamados resistência do ambiente impedem as populações de crescerem de acordo com seu potencial biótico.

III. A densidade de uma população independe das taxas de nascimento e mortes, assim como das taxas de emigração e imigração.

É ou são verdadeiras:
a) Todas.
b) Apenas I.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) Apenas I e III.


Questão 06. FUVEST-SP. “O tico-tico tá comendo meu fubá / Se o tico-tico pensa / em se alimentar / que vá comer / umas minhocas no pomar (…) / Botei alpiste para ver se ele comia / Botei um gato, um espantalho e um alçapão (…)”
(Zequinha de Abreu, Tico-tico no Fubá).

No contexto da música, na teia alimentar da qual fazem parte tico-tico, fubá, minhoca, alpiste e gato,
a) a minhoca aparece como reprodutor e o tico-tico como consumidor primário.
b) o fubá aparece como produtor e o tico-tico como consumidor primário e secundário.
c) o fubá aparece como produtor e o gato como consumidor primário.
d) o tico-tico e o gato aparecem como consumidores primários.
e) o alpiste aparece como produtor, o gato como consumidor primário e a minhoca como decompositor.


Questão 07. UFPI. Comparando-se os ecossistemas naturais com os artificiais, pode-se afirmar que:

I. devido a complexidade das teias alimentares dos ecossistemas naturais esses possuem uma pequena biodiversidade quando comparados aos artificiais;

II. as monoculturas apresentam teias alimentares mais simples devido à presença de poucos elementos bióticos, como os produtores;

III. a simplicidade de teia alimentar, nos ecossistemas artificiais, favorece a concentração da ação de herbívoros sobre um único tipo de planta, surgindo então as pragas.

Da análise das afirmativas acima podemos assegurar que:
a) apenas I está correta;
b) I e II estão corretas;
c) II e III estão corretas;
d) apenas III está correta;
e) I e III estão corretas.


Questão 08. Cesgranrio. Em determinados mamíferos, como ariranhas e lontras, a contaminação de seus pêlos com o petróleo inviabiliza o controle térmico de seus corpos e impede-os de boiar. Também sofrem indiretamente por se alimentarem de outros animais contaminados. A constatação de presença destes mamíferos aquáticos em bom estado de saúde é um indicador de recuperação de ambientes onde ocorreram desastres ecológicos como aquele do texto acima.

Considere as afirmativas a seguir, a respeito das lontras e das ariranhas.
I. São produtores e, portanto, a sua presença permite a sobrevivência do restante da cadeia alimentar.

II. Servem de indicador de recuperação do ecossistema porque dependem do restante da cadeia alimentar.

III. Estão no topo da cadeia alimentar, e sua presença indica a recuperação de todo o ecossistema.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
a) I, apenas;
b) III, apenas;
c) I e II, apenas;
d) I e III, apenas;
e) II e III, apenas.


Questão 09. PUC-RJ. O álcool e a gasolina são combustíveis que, em última análise, promovem a transformação da energia solar porque:

a) no refino de ambos, há a necessidade da energia do sol para transformação da energia química contida nas moléculas orgânicas;

b) para a fabricação do álcool, é necessária a energia solar para fermentação da glicose, e o refino do petróleo é constituído de organismo vegetais fossilizados;

c) o álcool provém de um vegetal fotossintético, e o petróleo é um combustível mineral;

d) o álcool provém de um vegetal fotossintético, e o petróleo, de florestas fossilizadas;

e) o álcool provém de um vegetal fotossintético, e o processo de fossilização do petróleo se dá em função de sua oxidação pela energia do Sol.


Questão 10 sobre Fluxo de Energia nos Ecossistemas: UESC-BA. Por meses uma jovem americana vem utilizando o topo de uma milenar sequóia da Califórnia, como casa. Essa majestosa árvore está ameaçada de ser derrubada, por determinação de uma madeireira, proprietária da região, que sonha convertê-la em cem mil dólares de tábuas.
Remanescente de uma soberba floresta de sequóias, essa gimnosperma é um irrecuperável patrimônio da Biosfera que deve ser preservado.

O protesto dessa cidadã, que tem sido compartilhado por pessoas de todas as partes do mundo, entre outras razões, justifica-se porque:
a) as sequóias são raros exemplares arbóreos das gimnospermas, que são representadas, principalmente, por pequenos arbustos e ervas;

b) as populações de insetos que polinizam esses vegetais serão prejudicadas com a destruição de suas fontes de pólen;

c) as espécies de aves e mamíferos que se nutrem de seus frutos carnosos ficarão privadas de seus alimentos;

d) a derrubada da sequóia, como de outras da região, envolve a perda de uma diversidade de nichos ecológicos proporcionados por uma árvore;

e) desaparecem com as sequóias os primeiros exemplares de plantas vasculares que surgiram na evolução vegetal.


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Gabarito com as respostas dos exercícios de Ecologia sobre o Fluxo de Energia nos Ecossistemas:

01. d;
02. b;
03. C – C – C – E;
04. d;
05. c;
06. b;
07. c;
08. e;
09. d;
10. d

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