Exercícios sobre Ação Humana e Poluição

1. Ação Humana e Poluição: UFMS Os ecossistemas podem sofrer interferência em seus mecanismos de equilíbrio natural, tal como a poluição. Considerando a afirmação feita, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. Entre os principais poluentes do ar, pode-se citar fluoretos, esgotos e metais tóxicos, como o mercúrio.

02. Poluentes atmosféricos são chamados primários quando produzidos no ar pela reação entre outros poluentes e secundários quando se mantêm no ar na forma em que foram emitidos.

04. Monóxido de carbono (CO), partículas em suspensão e óxidos de enxofre (SO2) são considerados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como dos principais poluentes do ar.

08. A proteção da camada de ozônio é importante porque sua destruição e/ou diminuição faria com que a Terra recebesse maior quantidade de radiação infravermelha, que é biocida.

16. A inversão térmica que ocorre no frio causa dispersão de poluentes pelo ar aquecido, proporcionando condições de melhoria na qualidade do ar.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

 

 

2. UFRN O processo de industrialização, apesar de proporcionar grandes benefícios à humanidade, traz-lhe conseqüências negativas, como é o caso da poluição do ar. Com base nisso, indique a opção verdadeira.

a) O monóxido de carbono é um poluente cada vez mais comum na atmosfera das grandes cidades e causa a inversão térmica.

b) O gás carbônico, cada vez mais abundante na atmosfera, provoca o efeito estufa, fenômeno completamente indesejável à natureza.

c) O clorofluorcarbono (CFC) tem provocado alterações na camada de ozônio, tendo como consequência o aquecimento da Terra.

d) Óxidos de enxofre e de nitrogênio liberados pela queima de combustíveis ocasionam chuvas ácidas.

 

 

3. Ação Humana e Poluição: Unirio O esquema abaixo representa um problema ambiental provocado pela interferência do homem na biosfera. Como conseqüência direta dessa quebra de sinergia deve-se esperar que ocorra:

a) maior incidência de mutações;

b) aumento da temperatura global;

c) aumento do nível dos oceanos;

d) degelo das calotas polares;

e) chuva ácida.

 

 

4. U.F. Pelotas-RS

Quando os sapos viram príncipes

Temos de agradecer aos batráquios a descoberta do buraco da camada de ozônio.

A história começa na década de 50, quando os biólogos, percebendo a diminuição do número de anfíbios, levantaram a hipótese de que a culpa poderia ser dos raios ultravioleta vindos do Sol, normalmente bloqueados pelo ozônio do ar. Essa substância, no entanto, poderia estar ficando rarefeita, o que faria com que a radiação ultravioleta tivesse efeito fatal sobre os girinos.

Revista Superinteressante, 08/2000, p.20.

Com base no texto e em seus conhecimentos, pode-se afirmar que o ozônio é fundamental como:

a) elemento químico em nossa atmosfera, por bloquear os raios ultravioleta, danosos às formas adultas de anfíbios;

b) elemento químico em nossa atmosfera, por filtrar os raios ultravioleta, danosos às formas jovens de répteis chamados batráquios;

c) composto químico em nossa atmosfera, por filtrar os raios ultravioleta, danosos às formas adultas dos anfíbios;

d) elemento químico em nossa atmosfera, por filtrar os raios ultravioleta, danosos às formas adultas dos girinos;

e) composto químico em nossa atmosfera, por bloquear os raios ultravioleta, danosos às formas jovens de anfíbios.

 

 

5. Ação Humana e Poluição: Mackenzie-SP Alguns meses atrás, foi noticiada a morte de toneladas de peixes na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. A causa dessa mortandade foi:

a) a superpopulação de peixes, devido à grande quantidade de matéria orgânica lançada no meio.

b) o aumento na população de bactérias anaeróbicas, decorrentes do excesso de matéria orgânica no meio.

c) o aumento da atividade aeróbica, decorrente do excesso de matéria orgânica lançada no meio, resultando numa diminuição do gás oxigênio.

d) a ingestão de alimentos contaminados lançados no meio.

e) a eliminação das algas planctônicas, responsáveis pela produção do gás oxigênio na fotossíntese.

 

Exercícios sobre Comunidades e Populações.

 

6. Ação Humana e Poluição: UFPE O acúmulo de CO

2 na atmosfera constitui um dos fatores que provoca o conhecido “efeito estufa”.

Com relação a esse efeito é incorreto afirmar que:

a) Além do gás carbônico, o metano e o óxido nitroso também contribuem para o efeito estufa.

b) A queima de combustíveis fósseis tem provocado aumento da taxa de gás carbônico do ar.

c) Fruto da atividade humana, a adubação com nitratos tem como ação nociva principal a liberação de CO2 para a atmosfera.

d) A concentração de gás metano na atmosfera vem crescendo e, entre outros fatores, isto é devido à maior produção de lixo.

e) Parte da radiação solar que atinge a superfície terrestre é reirradiada sob a forma de radiação infravermelha e esta é refletida por certos gases atmosféricos.

 

 

7. U.E. Maringá-PR Assinale o que for correto:

01. O efeito estufa é resultado da propriedade que determinados gases têm de aprisionar o calor do Sol na atmosfera, impedindo que ele escape para o espaço depois de ser refletido pela Terra. Dentre esses gases está o dióxido de carbono, que é liberado principalmente por carros, fábricas e queimadas.

02. Os derramamentos de petróleo no mar forma extensas manchas na camada superficial das águas e, com isso, bloqueiam a passagem de luz, afetando a fotossíntese, além de impedir as trocas de gases entre água e ar. Além disso, o petróleo também afeta diretamente os animais aquáticos, pois se impregna na superfície de seus corpos, podendo matá-los por intoxicação ou por asfixia.

04. Os óxidos de nitrogênio aparecem na atmosfera, provenientes, por exemplo, dos motores de automóveis e de aviões, dos incineradores, e como resultado do uso excessivo de fertilizantes nitrogenados na agricultura. Esses gases, juntamente com o freon (propelente dos aerossóis), contribuem para a destruição da camada de ozônio, podendo aumentar a incidência de raios ultravioletas (que são mutagênicos) sobre a superfície terrestre.

08. Uma maneira concreta de preservar a natureza é incentivar o uso de recursos naturais não renováveis, pois são facilmente reciclados, permitindo o seu melhor aproveitamento e produzindo menos lixo permanente. Além disso, uma vez usados, podem ser formados novamente em curto espaço de tempo.

16. Os metais pesados, cujas principais fontes são os resíduos industriais (chumbo, mercúrio, cromo), os garimpos (mercúrio) e as lavouras (cobre e zinco) não são tóxicos e, uma vez no ambiente, são facilmente removidos, pois não se acumulam ao longo da cadeia alimentar.

32. Os humanos, além de produtores de lixo, também são barulhentos e amantes do barulho. O barulho excessivo, porém, pode ocasionar sérios danos à saúde humana. O uso abusivo de walkman em volume alto, por exemplo, pode provocar dificuldades de aprendizagem, surdez progressiva, maior irritabilidade e vasta gama de problemas mentais.

Dê como resposta a soma das alternativas corretas.

 

 

8. Ação Humana e Poluição: VUNESP O gráfico seguinte indica que a concentração de CO2atmosférico vem aumentando de forma alarmante, desde o princípio do século.

A principal causa de aumento de CO2 atmosférico e uma possível conseqüência desse fenômeno seriam, respectivamente:

a) extinção de muitas espécies de seres, fotossintetizadores e redução da fertilidade do solo.

b) destruição da camada de ozônio e aumento da taxa de mutação gênica.

c) aumento da área de terras cultivadas e aumento das taxas de fotossíntese.

d) queimadas na Amazônia e lixiviação e empobrecimento do solo.

e) queima de combustíveis fósseis e aumento da temperatura do globo terrestre.

 

 

9. U.E. Londrina-PR

“A lagoa da Pampulha, represa construída em 1938 e que se tornou um dos cartões-postais de Belo Horizonte (MG), já perdeu 50% de seu volume de água e 40% de sua área em decorrência do assoreamento e da poluição.”

Folha de S. Paulo, 22.03.2000, p. 3-6.

O assoreamento de cursos de água e de represas é consequência do seguinte fenômeno:

a) El Niño d) La Niña

b) seca e) poluição química

c) erosão

 

 

10. Ação Humana e Poluição: UFMG O esquema representa a síntese do “bioisopor” a partir da utilização de produtos vegetais, cujas características ecológicas são mais vantajosas que as do isopor sintético.

Com a decomposição do “bioisopor”, todos os seguintes materiais são disponibilizados para a fotossíntese, exceto:

a) água

b) gás carbônico

c) sais minerais

d) substância orgânica

 

🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.

 

Gabarito com as respostas das atividades de Ecologia sobre Ação Humana e Poluição:

1. 04; 2. d; 3. a; 4. d; 5. c; 6. c;

7. 1 + 2 + 4 + 32 = 39;

8. e; 9. c; 10. d