Os Desequilíbrios Ambientais: Poluição Questões Respondidas – 02

11. Vunesp. Poluição:

O homem moderno tem provocado freqüentes desequilíbrios na natureza. A presença de poluentes na atmosfera, na água e no solo tem gerado diferentes tipos de poluição com danos à saúde dos seres vivos e, em especial, à do homem. Entre estes agentes poluidores estão os metais pesados, tais como cobre, chumbo e mercúrio e, entre os óxidos de carbono, o mais perigoso, que é o monóxido de carbono (CO).

a) De que forma o monóxido de carbono poderá ser

prejudicial à saúde humana quando inspirado?

b) Como os metais pesados poderão prejudicar o meio ambiente?

 

 

12. Fuvest-SP

Um importante poluente atmosférico das grandes cidades, emitido principalmente por automóveis, tem a propriedade de se combinar com a hemoglobina do sangue, inutilizando-a para o transporte de gás oxigênio. Esse poluente é o:

a) dióxido de carbono.

b) dióxido de enxofre.

c) metano.

d) monóxido de carbono.

e) ozônio.

 

 

13. Ceeteps-SP. Poluição:

“Na cidade de São Paulo, nos meses de inverno, há um aumento muito grande de poluentes do ar. Normal-mente, as camadas inferiores do ar são mais quentes do que as superiores; o ar quente, menos denso, sobe, carregando os poluentes, e é substituído por ar frio. Nos meses de junho, julho e agosto, geralmente as camadas inferiores ficam muito frias e densas; logo, o ar não sobe com facilidade e a concentração de poluentes cresce.”

O texto, ao estabelecer um paralelo entre densidade do ar e temperatura, pretende mostrar o fenômeno:

a) do aumento da população, determinando a poluição.

b) da poluição química por produtos não-biodegradáveis.

c) das chuvas ácidas.

d) do efeito estufa.

e) da inversão térmica.

 

 

14. Mackenzie-SP

A emissão excessiva de certos gases, como o CO2, tem sido responsabilizada pelo aumento gradativo da temperatura da superfície terrestre, com graves conseqüências previstas para o futuro, como inundações de cidades localizadas ao nível do mar. Esse aumento de temperatura é causado pela:

a) radiação ultravioleta do sol, que, devido à destruição da camada de ozônio, chega com maior intensidade à superfície terrestre.

b) radiação visível do sol, que, devido à destruição da camada de ozônio, chega com maior intensidade à superfície terrestre.

c) radiação infravermelha, que, após a absorção da energia solar pelo solo, é irradiada na forma de calor.

d) radiação infravermelha, que é absorvida pelo solo e não é irradiada à atmosfera.

e) radiação ultravioleta do sol, absorvida pelos gases que estão em excesso na atmosfera.

 

 

15. Mackenzie-SP. Poluição:

Cientistas mediram a quantidade de carbono nos solos de 2.179 localidades do Reino Unido em 1978, 1994/5, 1996/7 e 2003. Verificaram que quase todos os solos estavam perdendo carbono, a uma taxa média de 0,6 % ao ano, o que significa 13 milhões de toneladas anuais. Como a perda aconteceu mesmo em solos que não são usados para agricultura, os pesquisadores assumem que a mudança seja ocasionada pelo aumento da temperatura global no último século, que foi de 0,7 ºC. Quanto mais calor, maior a atividade de micróbios que decompõem matéria orgânica no solo, liberando CO2, o que, por sua vez, aumenta ainda mais a temperatura.

Folha Ciência, 08/09/2005

Analisando-se o texto, é correto afirmar que:

a) a quantidade de CO2 liberada do solo é insignificante, comparando-se com a quantidade liberada à atmosfera por outras fontes, não constituindo, portanto, motivo de preocupação.

b) o problema da liberação do CO2 pode ser resolvido se forem eliminados os micróbios responsáveis pela produção desse gás.

c) essa perda de CO2 pelos solos aumenta a taxa de CO2 da atmosfera e favorece a ocorrência do efeito estufa.

d) o aumento na quantidade de CO2 da atmosfera não tem relação com o efeito estufa.

e) o efeito estufa não ocorre, mesmo que haja aumento na taxa de CO2 na atmosfera, pois as plantas, por meio da fotossíntese, utilizam todo o excesso desse gás.

 

Populações Potencial Biótico em Ecologia Questões Respondidas – 02.

 

16. Mackenzie-SP. Poluição:

A quantidade de CO2 (gás carbônico) na atmosfera vem aumentando devido, principalmente, à queima de combustíveis fósseis. Segundo alguns cálculos, nos últimos 100 anos, a concentração de gás carbônico, na atmosfera, passou de 0,029% para 0,040%. Com relação ao meio ambiente, esse aumento é:

a) insignificante, pois não passa de 1% e não provoca, portanto, alterações ambientais.

b) até interessante, pois aumenta a matéria-prima para a fotossíntese das plantas.

c) insignificante, já que as plantas, pela fotossíntese, consomem todo o excesso.

d) significativo, pois corresponde a cerca de 38%, trazendo conseqüências sérias, como o aumento da temperatura global.

e) significativo, pois o gás carbônico é o principal responsável pela destruição da camada de ozônio da atmosfera.

 

 

17. Unicamp-SP

Pesquisadores não têm mais dúvida de que, a longo prazo, a intensificação do efeito estufa transformará a vida no planeta. As queimadas de florestas têm sido freqüentemente citadas como um dos agentes causa-dores da intensificação desse efeito, mas a maior parte dos cientistas não concorda, citando outro fator.

a) No que consiste o efeito estufa?

b) Qual o principal agente causador da intensificação desse efeito?

c) Estudos mostraram que a intensificação do efeito poderá, teoricamente, provocar alterações nos níveis do oceano e na produção agrícola. Explique como isso seria possível em cada um dos casos.

 

 

18. ENEM

Um dos índices de qualidade do ar diz respeito à concentração de monóxido de carbono (CO), pois esse gás pode causar vários danos à saúde. A tabela a seguir mostra a relação entre a qualidade do ar e a concentração de CO.

poluição

Para analisar os efeitos do CO sobre os seres humanos, dispõe-se dos seguintes dados:

poluição2

Suponha que você tenha lido em um jornal que na cidade de São Paulo foi atingido um péssimo nível de qualidade do ar. Uma pessoa que estivesse nessa área poderia:

a) não apresentar nenhum sintoma.

b) ter sua capacidade visual alterada.

c) apresentar fraqueza muscular e tontura.

d) ficar inconsciente.

e) morrer.

 

 

19. Fuvest-SP

Se as usinas elétricas utilizam madeira em lugar de combustíveis fósseis e se novas árvores são plantadas constantemente para substit uir aquelas queimadas nas usinas, não é liberado dióxido de carbono adicional.

a) O que são combustíveis fósseis? Dê um exemplo.

b) Por que a queima da madeira não liberaria dióxido de carbono adicional para a atmosfera, desde que novas árvores fossem constantemente plantadas?

 

 

20. URFJ. Poluição:

O processo da fotossíntese é uma forma de transferência de energia do Sol para os vegetais. Nesse processo, os vegetais captam CO2 atmosférico e produzem O2. Uma árvore contém, portanto, uma certa quantidade de energia acumulada do Sol. O carvão mineral (carvão fóssil) é formado essencialmente por árvores mortas e soterradas em eras passadas. Quando são queimados, tanto as árvores quanto o carvão liberam energia sob a forma de calor.

Se a destruição das florestas e as taxas de queima de carvão mineral continuarem a aumentar, o que deverá acontecer com a temperatura da atmosfera terrestre? Justifique sua resposta.

🔵 >>> Primeira parte da lista sobre Desequilíbrios Ambientais.

 

 Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.

 

Gabarito com as respostas das questões sobre Os Desequilíbrios Ambientais:

11. a) O monóxido de carbono (CO) se combina com a hemoglobina, impedindo o transporte de oxigênio.

b) Metais pesados são substâncias não biodegradáveis e, quando assimilados pelos seres vivos, apresentam efeito cumulativo nas cadeias alimentares.

 

12. D 13. E 14. C

15. C 16. D

 

17. a) Na retenção do calor pela atmosfera rica em CO2.

b) O aumento da taxa de gás CO2 na atmosfera, principalmente por queima de combustíveis fósseis.

c) A elevação da temperatura média poderá causar o degelo das calotas polares aumentando o nível dos oceanos. As alterações do clima e da distribuição da chuvas poderiam prejudicar a agricultura, pois causariam aridez e enchentes.

 

18. B

 

19. a) Combustíveis fósseis são substâncias ou misturas de substâncias produzidas, há milhares de anos, a partir da transformação de organismos mortos. São exemplos: petróleo, gás natural e carvão mineral.

b) Os vegetais replantados consumiriam o gás carbônico liberado pela queima da madeira.

 

20. Deverá aumentar. A liberação do carbono fixado nas florestas e no carvão contribuirá para a amplificação do efeito estufa e conseqüentemente a temperatura média irá aumentar.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.