Exercícios sobre a Poluição do Solo

01. Poluição do Solo: UFRN Ao enveredar por outro caminho, o grupo inesperadamente encontra uma extensa área em que a floresta foi derrubada e queimada. Indignado com tamanha agressão à natureza, *Ribossomildo recita estes versos de Carlos Drummond de Andrade:

De cada cem árvores antigas
Restam cinco testemunhas acusando
O incrível carrasco secular
Restam cinco, não mais. Resta o fantasma
Da orgulhosa floresta primitiva.
In: Globo Ciência, Ano 1 – nº 1

Em seguida, Ribossomildo* declara que essa devastação pode ocasionar o:
a) aumento da camada de húmus, ao longo do tempo, favorecendo a erosão;
b) lançamento, na atmosfera, de gases tóxicos, como o clorofluorcarbono (CFC);
c) formação de ácido sulfúrico que, na atmosfera, reage com oxigênio causando chuva ácida;
d) redução da infiltração de água no solo e da quantidade de nutrientes devido às enxurradas.
*Ribossomildo = personagem fictício, um experiente pesquisador

 

 

02. U.E. Ponta Grossa-PR O lixo não pode ser simplesmente abandonado. Reciclar é a solução. Sobre esse tema, assinale o que for correto.
01. Enterrar lixo que não foi triado ajuda na fertilização do solo.
02. A triagem do lixo é fundamental para sua reciclagem.
04. Os biodigestores processam a degradação da fração orgânica do lixo, gerando metano.
08. Os resíduos sólidos resultantes da biodigestão da fração orgânica do lixo podem ser utilizados como fertilizantes do solo.
16. O homem ainda não encontrou utilidade para o metano, gás altamente tóxico resultante da biodigestão da fração orgânica do lixo.
Dê como resposta a soma das alternativas corretas.

 

 

03. FGV-SP Após ser utilizado o inseticida diclorodifeniltricloroetano (DDT) em um ecossistema, foi avaliada a porcentagem dessa substância acumulada na cadeia alimentar abaixo:
Plantas → Herbívoros → Carnívoros

Espera-se encontrar:
a) a maior concentração de DDT nas plantas;
b) a maior concentração de DDT nos herbívoros;
c) a maior concentração de DDT nos carnívoros;
d) a menor concentração de DDT nos herbívoros;
e) a menor concentração de DDT nos carnívoros.

 

 

04. Poluição do Solo: UFPR O lixo constitui uma das principais preocupações das administrações municipais. Em relação à produção urbana de resíduos sólidos, Curitiba passou de aproximadamente 70 toneladas/dia em 1940, para 214 em 1960, 717 em 1980, 1047 em 1996 (CETESB, 1997) e para 1845 em 1999 (PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA, 2000).
Sobre esse tema, julgue as afirmativas:
( ) O agravamento dos problemas de coleta, transporte e disposição final dos resíduos sólidos urbanos está diretamente relacionado ao crescimento das cidades.
( ) Os resíduos orgânicos, se não forem convenientemente armazenados e tratados, podem produzir o chorume, substância altamente poluidora do solo e das águas.
( ) Os resíduos sólidos não constituem problema para a maior parte das cidades brasileiras, uma vez que são reciclados.
( ) A incineração é o procedimento mais adequado para eliminar o grande volume de resíduos sólidos gerado nas metrópoles.
( ) Quanto à escolha da área de depósito para a destinação final dos resíduos sólidos urbanos, devem ser considerados, entre outros, os seguintes fatores: o solo e o subsolo, o clima, a hidrografia e a hidrologia, a vegetação e os riscos de erosão.
( ) Através da mudança de hábitos de consumo e de comportamento individual, é possível reduzir o problema causado pelo lixo urbano.

 

Exercícios sobre a Poluição Atmosférica.

 

05. Poluição do Solo: VUNESP A aplicação de DDT para eliminar as pragas da lavoura tem demonstrado seus efeitos danosos para o meio ambiente. A busca do combate às pragas, sem usar agrotóxicos, levou a novas descobertas. Um dos exemplos é o combate de insetos comedores de folhas de cana-de-açúcar por um certo tipo de fungo, parasita desses insetos. Esse tipo de combate de pragas é conhecido como controle:
a) físico.
b) bioquímico.
c) químico.
d) bilateral.
e) biológico.

 

 

06. U.E. Ponta Grossa-PR As cidades processam uma enorme quantidade de matéria e de energia. Uma das conseqüências disto é a produção de dejetos que são acumulados em terrenos denominados lixões, causando um dos maiores problemas urbanos. A respeito deste tema – o lixo urbano –, assinale o que for correto.
01. Os lixos de várias cidades são palcos da degradação humana, porque muitas pessoas retiram do lixo doméstico alimentos e objetos de uso pessoal para a sua sobrevivência.
02. Os produtos tóxicos nos lixões, além de contaminar as pessoas que trabalham e/ou subsistem do lixo, contaminam também o solo e muitas vezes atingem o lençol freático.
04. Além de produzir um mau cheiro característico, o chorume – líquido escuro e ácido proveniente da decomposição bacteriana da matéria orgânica do lixo – pode infiltrar e contaminar o solo e lençóis freáticos.
08. Nos países desenvolvidos, o lixo orgânico (inclusive o lixo hospitalar) é transformado em adubo natural, largamente utilizado na agricultura, em substituição aos agrotóxicos.
16. Acumulado a céu aberto, o lixo urbano permite a proliferação de ratos, baratas e mosquitos, que podem transmitir várias doenças, como dengue e peste bubônica.
Dê como resposta a soma das alternativas corretas.

 

 

07. UFMG Observe a figura.

agentes poluidores domesticos
Agentes poluidores representados nessa figura e presentes em residências são responsáveis por todos os seguintes efeitos na saúde e no ambiente, exceto:
a) Destruição da camada de ozônio e aumento da incidência de câncer de pele.
b) Inativação da hemoglobina e morte por asfixia.
c) Interferência na atenção, na vigilância e no trabalho mental.
d) Redução da tensão superficial da água e quebra da cadeia alimentar aquática

 

 

08. Poluição do Solo: UFRS Leia o texto abaixo.
“Quanto mais penetra o observador nesta maravilhosa oficina da natureza, tanto mais surpreso fica quando ela termina. Estamos à margem de um vasto campo de batalha. Centenas, milhares de troncos carbonizados jazem na inclinada encosta. Alguns ainda de pé, tostados pelo incêndio, estendem os galhos negros súplices, chamando a vingança do céu, até que o machado se ajunte ao fogo que já o precedera, e o tronco, ferido pelo ferro, se precipite no abismo. E no meio deste caos de aniquilamento ondulam viçosos milharais e feijoais; em volta, esplêndidos laranjais; em verdejantes encostas pasta o gado e à orla da mata relincham os cavalos; ladram alguns cães e chega-se a uma genuína casa de colono.”
AVÉ-LALLEMANT, Robert. Viagem pela Província do Rio Grande do Sul-1858. Ed. Itatiaia, 1980.

Considere as seguintes afirmações sobre as queimadas.
I. As altas temperaturas que as queimadas ocasionam provocam diminuição de húmus e de muitos organismos.
II. As queimadas facilitam os processos de erosão por deixarem o solo desprovido de sua cobertura vegetal.
III. Embora condenáveis sob o ponto de vista ecológico, as queimadas anuais propiciam um processo agrícola auto-sustentável.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

 

🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.

 

Gabarito com as respostas das atividades de Ecologia sobre a Poluição do Solo:

01. d;
02. 2 + 4 + 8 = 14;
03. c;
04. V – V – F – F – V – V;
05. e;
06. 1 + 2 + 4 + 16 = 23;
07. b;
08. c

Deixe um comentário