Questão 01 sobre Relações Ecológicas entre os Seres Vivos: PUC-SP. Analise o quadro abaixo.
As relações entre os organismos analisados são:
Questão 02. UEL-PR Considere as relações ecológicas e os pares de organismos enumerados a seguir.
I. Parasitismo
II. Mutualismo
III. Comensalismo
IV. Predatismo
a – tubarão e rêmora
b – cupim e protozoário
c – árvore e pulgão
d – cobra e sapo.
A associação correta é:
a) Ia, IIb, IIIc, IVd
b) Ib, IIc, IIId, IVa
c) Ic, IIb, IIIa, IVd
d) Ic, IId, IIIa, IVb
e) Id, IIa, IIIb, IVc
Questão 03. Mackenzie-SP. As afirmativas seguintes referem-se às relações ecológicas entre os seres vivos.
I. Os nódulos existentes nas raízes das leguminosas são decorrentes de fungos do gênero Rhizobium que são capazes de fixar o nitrogênio atmosférico.
II. Tanto o comensalismo como o inquilinismo são relações em que apenas os indivíduos de uma das espécies envolvidas são beneficiados, sem prejuízo para os indivíduos da outra espécie.
III. Na competição interespecífica, os indivíduos das espécies envolvidas são prejudicados.
Assinale:
a) se todas estiverem corretas.
b) se apenas I estiver correta.
c) se apenas II estiver correta.
d) se apenas I e II estiverem corretas.
e) se apenas II e III estiverem corretas.
Questão 04. UFC-CE. A luta entre machos de determinada espécie pela posse das fêmeas e pela delimitação de seus territórios é uma maneira de regular o tamanho das populações por meio de:
a) fatores do ambiente.
b) competição interespecífica.
c) predação.
d) competição intra-específica.
e) sucessão ecológica.
Questão 05 sobre Relações Ecológicas entre os Seres Vivos: Unifor-CE. Considere os pares de organismos abaixo.
I. Cachorro e pulga
II. Árvore e orquídea
III. Leguminosa e nitrobactéria
IV. Roseira e saúva
Uma relação desarmônica ocorre apenas em:
a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) II e IV
Questão 06. PUC-RS. Se a evolução dos mamíferos tivesse desempenhado um papel importante na extinção dos dinossauros, quais das possíveis relações ecológicas entre mamíferos e dinossauros poderiam ser sugeridas como responsáveis por esse acontecimento?
a) Comensalismo e competição
b) Comensalismo e predação
c) Competição e mutualismo
d) Competição e predação
e) Protocooperação e predação
Questão 07. UFMG Observe a figura.
Essa figura apresenta um exemplo da transferência de energia no cerrado. As setas 1 e 2 caracterizam um caso típico de reciprocidade de:
a) comensalismo.
b) competição.
c) mutualismo.
d) parasitismo.
e) predação.
Questão 08. PUC-RS. “Nos campos, as seriemas correm altivamente catando cá e lá insetos que constituem para elas apreciado petisco. Não longe, a boiada se reúne junto ao banheiro, para começar mais um dia do banho que irá livrá-la dos incômodos carrapatos que teimam em se agarrar ao couro dos animais”. Neste texto, são descritos dois tipos de relações entre os seres vivos que, por ordem de aparecimento, são:
a) canibalismo e mutualismo.
b) predatismo e amensalismo.
c) predatismo e parasitismo.
d) canibalismo e predatismo.
e) inquilinismo e parasitismo.
Questão 09. FCC-SP. Considere os seguintes tipos de associação entre organismos de espécies diferentes:
I. Um dos organismos é beneficiado e, para o outro, a associação é indiferente.
II. Ambos os organismos são prejudicados.
Esses dois tipos chamam-se, respectivamente:
a) competição e parasitismo.
b) mutualismo e comensalismo.
c) comensalismo e competição.
d) comensalismo e parasitismo.
e) mutualismo e antibiose.
Questão 10 sobre Relações Ecológicas entre os Seres Vivos: ITE-SP. Num rio do Pantanal, um jacaré alimenta-se de piranhas. A relação ecológica entre o jacaré e as piranhas é conhecida por:
a) mutualismo.
b) parasitismo.
c) comensalismo.
d) canibalismo.
e) predatismo.
Questão 11. PUCCamp-SP. Considere as seguintes afirmações referentes às relações ecológicas.
I. Determinadas bactérias do tubo digestório de alguns herbívoros digerem celulose, e os produtos dessa digestão são aproveitados por elas e pelos herbívoros.
II. Há predadores que dependem de um único tipo de presa e acabam por dizimá-la.
III. Certos peixes pequenos acompanham peixes maiores comendo algumas sobras do seu alimento.
IV. Alguns parasitas matam seus hospedeiros.
Há vantagens para ambos os parceiros apenas em:
a) I
b) II
c) III
d) I e III
e) II e IV
Questão 12. Mackenzie-SP. Certas árvores de urbanização de São Paulo estão ameaçadas de cair devido à ação de cupins, que se alimentam do seu corpo vegetativo, que é rico em celulose. A digestão dessa substância no intestino do cupim é realizada por protozoários que têm a enzima celulase e, assim, os dois se satisfazem. Sobre os galhos daquelas árvores, vive um tipo de samambaia que obtém um aproveitamento melhor da luz para sua fotossíntese. Existem, portanto, três tipos de relacionamentos entre os indivíduos citados:
I. cupim e árvore;
II. samambaia e árvore;
III. protozoário e cupim.
I, II e III correspondem, respectivamente, aos relacionamentos:
a) parasitismo, parasitismo e mutualismo.
b) predatismo, parasitismo e mutualismo.
c) predatismo, mutualismo e comensalismo.
d) predatismo, epifitismo e mutualismo.
e) parasitismo, epifitismo e mutualismo.
Questão 13 sobre Relações Ecológicas entre os Seres Vivos: UFRGS-RS. Leia as afirmativas a seguir, que contêm exemplos de interações entre os seres vivos.
I. Os pardais são abundantes em Porto Alegre, porque encontram alimento e abrigo no ambiente construído pelo homem.
II. Várias espécies de baleias foram caçadas pelo homem em décadas passadas.
III. Na água, a chamada “maré vermelha” pode causar a morte de milhares de peixes, como resultado da liberação de substâncias tóxicas pela proliferação excessiva de certas algas.
Podemos associá-las, respectivamente, aos tipos de interação denominados:
a) mutualismo, amensalismo e parasitismo.
b) comensalismo, predação e amensalismo.
c) amensalismo, predação e comensalismo.
d) competição, parasitismo e predação.
e) cooperação, comensalismo e parasitismo.
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Gabarito com as respostas do simulado com 10 exercícios sobre Relações Ecológicas entre os Seres Vivos:
01. E;
02. C;
03. E;
04. D;
05. C;
06. D;
07. E;
08. C;
09. C;
10. E;
11. A;
12. E;
13. B
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína