Questão 01 sobre O que é Cadeia alimentar: PUC Minas. Leia atentamente as afirmativas a seguir:
I. O Sol é a fonte primária de energia para a biosfera.
II. O fluxo de energia em um ecossistema é unidirecional.
III. Quanto maior o número de níveis tróficos em uma cadeia ecológica, maior será a quantidade de energia disponível no último nível trófico.
Assinale:
A) se apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
B) se apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
C) se apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
D) se as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
E) se apenas a afirmativa II é verdadeira.
Questão 02. PUC RS. O aproveitamento das algas pelo ser humano torna-se cada vez mais acentuado. Em certos países, como o Japão, as algas são muito utilizadas na alimentação do homem, que, nesse caso, comporta-se como:
A) produtor.
B) consumidor terciário.
C) consumidor primário.
D) decompositor.
E) consumidor quaternário.
Questão 03. Enem–2008. Um estudo recente feito no Pantanal dá uma boa ideia de como o equilíbrio entre as espécies, na natureza, é um verdadeiro quebra-cabeça. As peças do quebra-cabeça são o tucano-toco, a arara-azul e o manduvi. O tucano-toco é o único pássaro que consegue abrir o fruto e engolir a semente do manduvi, sendo, assim, o principal dispersor de suas sementes. O manduvi, por sua vez, é uma das poucas árvores onde as araras-azuis fazem seus ninhos. Até aqui, tudo parece bem encaixado, mas… é justamente o tucano-toco o maior predador de ovos de arara-azul — mais da metade dos ovos das araras são predados pelos tucanos. Então, ficamos na seguinte encruzilhada: se não há tucanos-toco, os manduvis se extinguem, pois não há dispersão de suas sementes e não surgem novos manduvinhos, e isso afeta as araras-azuis, que não têm onde fazer seus ninhos. Se, por outro lado, há muitos tucanos-toco, eles dispersam as sementes dos manduvis, e as araras-azuis têm muito lugar para fazer seus ninhos, mas seus ovos são muito predados.
Disponível em: <http://oglobo.globo.com> (Adaptação).
De acordo com a situação descrita:
A) o manduvi depende diretamente tanto do tucano-toco como da arara-azul para sua sobrevivência.
B) o tucano-toco, depois de engolir sementes de manduvi, digere-as e torna-as inviáveis.
C) a conservação da arara-azul exige a redução da população de manduvis e o aumento da população de tucanos-toco.
D) a conservação das araras-azuis depende também da conservação dos tucanos-toco, apesar de estes serem predadores daquelas.
E) a derrubada de manduvis em decorrência do desmatamento diminui a disponibilidade de locais para os tucanos fazerem seus ninhos.
Questão 04 sobre O que é Cadeia alimentar: Enem–2005. Há quatro séculos alguns animais domésticos foram introduzidos na Ilha da Trindade como “reserva de alimento”.
Porcos e cabras soltos davam boa carne aos navegantes de passagem, cansados de tanto peixe no cardápio. ntretanto, as cabras consumiram toda a vegetação rasteira e ainda comeram a casca dos arbustos sobreviventes. Os porcos revolveram raízes e a terra na busca de semente. Depois de consumir todo o verde, de volta ao estado selvagem, os porcos passaram a devorar qualquer coisa: ovos de tartarugas, de aves marinhas, caranguejos e até cabritos pequenos.
Com base nos fatos anteriores, pode-se afirmar que:
A) a introdução desses animais domésticos trouxe, com o passar dos anos, o equilíbrio ecológico.
B) o ecossistema da Ilha da Trindade foi alterado, pois não houve uma interação equilibrada entre os seres vivos.
C) a principal alteração do ecossistema foi a presença dos homens, pois animais nunca geram desequilíbrios no ecossistema.
D) o desequilíbrio só apareceu quando os porcos começaram a comer os cabritos pequenos.
E) o aumento da biodiversidade, a longo prazo, foi favorecido pela introdução de mais dois tipos de animais na ilha.
Questão 05. UFMG. O equilíbrio biológico de uma comunidade depende da proporção existente entre produtores, consumidores e predadores.
Considerando que sejam eles assim representados,
I. Produtores
II. Herbívoros
III. Carnívoros
e que haja relacionamento entre eles, podemos considerar que:
A) se I e II aumentarem, III diminuirá.
B) se III aumentar, I e II diminuirão.
C) se II diminuir, I aumentará e III diminuirá.
D) se I diminuir, II e III aumentarão.
E) se III aumentar, I e II aumentarão.
Questão 06. UFMG. A lagoa a seguir representa um ecossistema completo. As diversas espécies que ocorrem nesse ecossistema estão representadas, cada uma por uma letra diferente.
É errado dizer que:
A) A e C pertencem a populações diferentes.
B) A e D pertencem à mesma comunidade.
C) sabendo que A é um produtor e que B e C são consumidores, então D deverá ser um decompositor.
D) pode ocorrer competição entre os diversos indivíduos de B.
E) A e B podem estabelecer uma relação de sociedade.
Questão 07 sobre O que é Cadeia alimentar: Enem–1999. Um agricultor, que possui uma plantação de milho e uma criação de galinhas, passou a ter sérios problemas com os cachorros-do-mato que atacavam sua criação. O agricultor, ajudado pelos vizinhos, exterminou os cachorros-do-mato da região. Passado pouco tempo, houve um grande aumento no número de pássaros e roedores, que passaram a atacar as lavouras. Nova campanha de extermínio e, logo depois da destruição dos pássaros e roedores, uma grande praga de gafanhotos destruiu totalmente a plantação de milho e as galinhas ficaram sem alimento.
Analisando o caso descrito, podemos perceber que houve desequilíbrio na teia alimentar representada por:
Questão 08. UFMG.
Esquema do fluxo de matéria e energia entre seres vivos indicados por I, II, III, IV e V, em um ecossistema.
Qual a alternativa errada?
A) I, III e V são, respectivamente, produtor, consumidor e decompositor.
B) se II é um vertebrado, IV tanto pode ser um vertebrado quanto um invertebrado.
C) A relação ecológica entre II e IV tanto pode ser a de predação quanto a de parasitismo.
D) V não tem cloroplastos e I tem clorofila.
E) se I é autótrofo, V tanto pode ser autótrofo quanto heterótrofo.
🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.
Gabarito com as respostas das atividades de Ecologia sobre O que é Cadeia alimentar:
01. A;
02. C;
03. D;
04. B;
05. C;
06. E;
07. B;
08. E
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína