Ciclos Biogeoquímicos Questões Respondidas

1. Ciclos Biogeoquímicos Questões: UFMS Durante este ano, foi divulgado, através da mídia, um estudo das Nações Unidas de autoria do geólogo Igor Shiklomanov, que prevê para o ano 2025 do século XXI escassez e até ausência de água potável para a população mundial. A notícia causou grande reação e provocou vários debates, encontros, simpósios e outros, realizados tanto pela comunidade científica, como pelas ONG’S (Organizações não Governamentais), em que o assunto foi amplamente discutido. Apesar da previsão ser catastrófica, o colapso de água no mundo parece certo e a busca de soluções começa a ser pesquisada. O hidrogeólogo Aldo Rebouças, da Universidade de São Paulo (USP), afirma na revista Super Interessante de julho/2000 – página 48, que “a humanidade sempre tratou a água como um recurso inesgotável; estamos descobrindo, da pior forma possível, que não é bem assim”. Levando-se em conta as previsões contidas no texto e aos recursos hidrológicos do mundo, é correto afirmar que:

01. existem métodos que podem ser utilizados na despoluição da água e assim torná-la utilizável, como o “sistema wetlands”, criado pelo pesquisador brasileiro Enéas Salati, em que se utilizam, como filtro, terra e raízes de plantas aquáticas;

02. o total de água doce disponível no planeta fica ainda menor, pois aparece também nos lençóis subterrâneos e sob a forma de gelo nos pólos;

04. a América do Sul é uma das regiões do planeta com maior disponibilidade de água doce, sendo que cerca de 16 a 18% da reserva potável do mundo está situada no Brasil;

08. a Terra tem cerca de 1,4 bilhão/km3 de água; a parte de água doce totaliza quase 50% desse total;

16. regiões como o Oriente Médio e norte da África já são amplamente afetadas em relação aos seus recursos hidrológicos e grande parte de suas reservas de água doce já é utilizada;

32. entre os principais motivos de desperdício de água, está o seu uso doméstico, principalmente caixas de descarga de sanitários e banhos.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

 

 

2. U. Salvador-BA

O diagrama representa, esquematicamente, o ciclo biogeoquímico do nitrogênio.

A análise do ciclo, com base na compreensão dos seus processos básicos, torna evidente que:

a) a grande reserva de nitrogênio da atmosfera é um fator que favorece a instabilidade desse amplo mecanismo;

b) a diversidade de compostos nitrogenados, que ocorrem no ciclo, está relacionada à variedade dos números de oxidação do nitrogênio;

c) os organismos procarióticos que estão envolvidos, em todos os níveis, atuam como seres decompositores;

d) no decorrer do ciclo, alternam-se, regularmente, uma etapa física e uma etapa bioquímica.

e) a interferência do homem, desenvolvendo tecnologias para a fixação industrial do nitrogênio do ar atmosférico contribui para ajustar melhor a reciclagem desse elemento.

 

 

3. Ciclos Biogeoquímicos Questões: U.F. Viçosa-MG Analise a seguinte citação:

“A morte não está na natureza das coisas; é a natureza das coisas. Mas o que morre é a forma.

A matéria é imortal.”

John Fowles.

Pela análise da citação, pode-se concluir que a matéria é imortal porque:

a) a decomposição da matéria libera os nutrientes que retornam aos ciclos biogeoquímicos;

b) a decomposição da matéria orgânica é um processo muito lento que pode durar séculos;

c) a decomposição da matéria orgânica não é completa devido a grande quantidade de fibras;

d) a decomposição da matéria libera nutrientes que ficam disponíveis diretamente aos heterótrofos;

e) a decomposição lenta permite que a matéria tenha condições de ser fossilizada.

 

 

4. UFSC O esquema abaixo representa, de forma simplificada, os ciclos do carbono e do oxigênio.

Assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

01. I e II, representam, respectivamente, o O2 e o CO2.

02. O oxigênio se encontra no meio abiótico como integrante do ar atmosférico, ou no meio biótico, como constituinte das moléculas orgânicas dos seres vivos.

04. Praticamente, todo o oxigênio livre da atmosfera e da hidrosfera tem origem biológica, no processo de fotossíntese.

08. A necessidade de O2 para a respiração explica o aparecimento dos animais antes dos vegetais na Terra.

16. Alguns fatores, como excessivas combustões sobre a superfície da terra, têm determinado o aumento gradativo da taxa de CO2 na atmosfera.

32. A manutenção das taxas de oxigênio e gás carbônico, no ambiente, depende de dois processos opostos: a fotossíntese e a respiração.

Dê como resposta a soma das alternativas corretas.

 

 

5. Ciclos Biogeoquímicos Questões: FUVEST-SP O esquema abaixo representa o ciclo do carbono.

A utilização do álcool como combustível de automóveis intensifica, principalmente, a passagem representada em:

a) I.

b) II.

c) III.

d) IV.

e) V.

 

Exercícios sobre Energia nos Ecossistemas.

 

6. Ciclos Biogeoquímicos Questões: UFCE A grande importância ecológica das algas planctônicas é devida ao fato de elas proporcionarem:

a) o equilíbrio da temperatura dos oceanos;

b) a produção de oxigênio na Terra;

c) a ciclagem do nitrogênio nos oceanos;

d) o equilíbrio da salinidade dos oceanos;

e) o equilíbrio da temperatura na Terra.

 

 

7. Cesgranrio O esquema abaixo representa os fluxos de energia e de matéria que se processam no ecossistema, a unidade básica da natureza. Assim, os processos essenciais que mantêm essa dinâmica são:

a) digestão e decomposição;

b) digestão e respiração;

c) fotossíntese e digestão;

d) fotossíntese e decomposição;

e) respiração e decomposição.

 

 

8. Ciclos Biogeoquímicos Questões: U.E. Maringá-PR No planeta Terra existem muitas plantas e animais, inclusive os humanos, além de numerosos microrganismos, que mantêm relações uns com os outros e com o ambiente em que vivem. Sobre as relações existentes entre os seres vivos, assinale o que for correto.

01. As colônias de corais constituem um exemplo de relação harmônica intra-específica, decorrente da associação de organismos morfofuncionalmente integrados.

02. Insetos sociais como as abelhas, os cupins e as formigas estabelecem relações intraespecíficas em sociedades em que há divisão cooperativa do trabalho.

04. As orquídeas e as bromélias existentes nos caules das árvores constituem exemplos de relação desarmônica intra-específica denominada parasitismo ou epifitismo.

08. Os líquens constituem exemplo de relação harmônica interespecífica denominada comensalismo.

16. O herbivorismo e o parasitismo, no nível individual, podem ser considerados relações harmônicas interespecíficas porque contribuem para o equilíbrio das populações dos organismos envolvidos.

32. Coelhos comem vegetais e servem de alimentos para corujas e cobras. Nesta cadeia alimentar, verificam-se relações desarmônicas interespecíficas de competição entre corujas e cobras e de predatismo dos coelhos.

Dê como resposta a soma das alternativas corretas.

 

 

9. Univali-SC A mentira na natureza é uma arma de sobrevivência. Muitas vezes, na luta contra o predador, a presa só tem chance de escapar se souber mentir bem. É o caso das cigarrinhas que apresentam cores chamativas para enganar os inimigos. Todos os animais com coloração vermelha, azul e laranja, estão, geralmente, associados a animais venenosos com defesas eficientes.

Essa forma de mentir é conhecida como:

a) mimetismo d) comensalismo

b) nicho ecológico e) mutualismo

c) predatismo

 

 

10. Ciclos Biogeoquímicos Questões: UFPE Com relação a associações de bactérias e fungos com raízes de plantas é correto afirmar que:

a) As bactérias formadoras de nódulos em raízes leguminosas favorecem a entrada de CO2 pelas raízes, acelerando o processo fotossintético.

b) As bactérias associadas a raízes de leguminosas realizam processos bioquímicos que resultam na produção de açúcares, que são cedidos à planta.

c) Certos fungos se associam a raízes de plantas, formando micorrizas; ambos se beneficiam com a associação (mutualismo).

d) Os líquens, resultantes da associação do tipo amensalismo entre fungos e bactérias, são capazes de transformar nitrogênio (N2) em amônia (NH3) e enriquecer o solo.

e) Rhizobium é uma espécie de bactéria que parasita as raízes das gimnospermas e promove a fixação de nitrogênio do ar, tão importante nas lavouras.

 

🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.

 

Gabarito com as respostas de Ecologia sobre Ciclos Biogeoquímicos Questões:

1. 01 + 02 + 04 + 16 + 32 = 55;

2. b; 3. a;

4. 1 + 2 + 4 + 16 + 32 = 55;

5. a; 6. b; 7. d;

8. 1 + 2 + 32 = 35;

9. a; 10. c;