Embriologia Atividades sobre os Anexos Embrionários

1) Anexos Embrionários: (ACAFE) – Durante o desenvolvimento embrionário de répteis, aves e mamíferos, formam-se estruturas associadas ao corpo do embrião denominada anexos embrionários. A respeito desses anexos, associe as coluna abaixo.

I. Âmnio

II. Saco vitelínico

III. Alantoide

IV. Córion

A. Bolsa ligada ao sistema digestório do embrião, que fornece componentes nutritivos para os vasos sanguíneos desse.

B. Possibilita trocas de gases respiratórios entre o sangue embrionário e o ar atmosférico.

C. Bolsa cheia de líquido que envolve e protege o embrião da dessecação e de choques mecânicos.

D. Bolsa que armazena as excreções produzidas pelo embrião durante seu desenvolvimento.

Assinale a alternativa correta.

a) I-D – II-A – III-B – IV-C.

b) I-A – II-C – III-D – IV-B.

c) I-C – II-A – III-D – IV-B.

d) I-B – II-A – III-C – IV-D.

 

 

2) (UERN) – A figura a seguir mostra o desenvolvimento embrionário de um ser humano e apresenta, numerados, os anexos embrionários que o feto necessita para o seu desenvolvimento.

Analise as afirmativas:

I. A vesícula vitelina, representada pelo número 1, não é necessária nos mamíferos, ela se atrofia gradativamente e desaparece. No parto, aparece junto com alantoide reduzida a vestígios no cordão umbilical.

II. Os números 5 e 6 representam a cavidade amniótica e o cório. A cavidade amniótica protege o feto contra choques mecânicos e o cório envolve a cavidade amniótica.

III. O número 3 indica a placenta, que é o principal contato do feto com a mãe, facilitando a entrada do oxigênio e dos nutrientes e eliminando as excretas do embrião na circulação materna.

IV. O alantoide, representado pelo número 2, é bem reduzido, se une ao cório e à mucosa uterina para formar a placenta.

V. O âmnio, representado pelo número 4, protege todo o feto e os anexos embrionários.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I, II e V.

b) III e IV.

c) II e V.

d) I, III e IV.

 

 

3) (UFRgS/2012) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. Em mamíferos, o …….. e as células trofoblásticas interagem com o útero materno para formar a …….. , a qual fornece nutrientes e atua nas trocas gasosas do embrião.
a) saco vitelino — cavidade amniótica
b) alantoide — vilosidade coriônica
c) alantoide — placenta
d) córion — placenta
e) âmnio — vilosidade coriônica

 

 

04) (UNICENTRO) Observe a figura a seguir.

Répteis, aves e mamíferos formam um grupo monofilético de vertebrados chamado de amniotas, pois seus embriões desenvolvem-se dentro de uma membrana, ou âmnion. O âmnion é um dos quatro anexos embrionários. Com base na figura e nos conhecimentos sobre anexos embrionários dos amniotas, assinale a alternativa correta.

a) A cavidade amniótica liga, física e funcionalmente, o embrião à placenta.

b) O alantoide cresce a partir da porção posterior do trato digestivo, servindo como um depósito para rejeitos metabólicos durante o desenvolvimento.

c) O âmnion funciona como “pulmão” provisório, através do qual o oxigênio e o gás carbônico são trocados livremente.

d) O córion é uma estrutura acessória que se desenvolve fora do corpo do embrião, sendo eliminado após o consumo do vitelo.

e) O saco vitelino é uma membrana cheia de fluido que envolve o embrião, fornecendo um ambiente aquoso no qual ele flutua protegido de choques mecânicos.

05) U.F. Uberlândia-MG – Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, anexos embrionários de Aves e sua respectiva função.
a) saco vitelínico (excreção), placenta (respiração e nutrição), âmnion (proteção), córion ou serosa (proteção e resvestimento).
b) saco vitelínico (nutrição), alantóide (circulação e digestão), âmnion (proteção), córion ou serosa (excreção).
c) saco vitelínico (excreção), serosa (nutrição), âmnion (proteção), córion (respiração e digestão).
d) saco vitelínico (nutrição), alantóide (respiração e excreção), âmnion (proteção), córion ou serosa (proteção e revestimento).
e) saco vitelínico (nutrição), placenta (respiração e circulação), âmnion (proteção), córion ou serosa (proteção e revestimento).

 

Exercícios sobre a Evolução dos Folhetos Embrionários.

 

6) PUC-PR – O desenvolvimento embrionário nos vertebrados leva à formação, em determinado estágio, de certas estruturas que não farão parte do futuro animal. Tais estruturas, os anexos embrionários, desempenham funções variadas. A seu respeito, poderíamos afirmar:
I. O saco vitelino, ligado ao tubo digestivo do embrião, tem função de absorção do material nutritivo (vitelo); é formado pela endoderme e pela ectoderme; pode ser encontrado somente nas aves e mamíferos.
II. O alantóide, ligado ao intestino posterior do embrião, envolve e protege o embrião contra dessecação e choques mecânicos (pois sua cavidade é cheia de líquido); é formado pela endoderme e pela mesoderme visceral; pode ser encontrado em répt eis e mamíferos.
III. O âmnio, formado pela ectoderme e pela mesoderme parietal, tem como principal função acumular os produtos de excreção produzidos pelo embrião, pode ser encontrado em peixes, répteis, aves e mamíferos.
IV. O cório, formado pela endoderme e pela mesoderme parietal, envolve e protege todo o conjunto (embrião e demais anexos); nos peixes e mamíferos, o cório funde-se ao
alantóide formando o alantocório, extremamente vascularizado, o que permite trocas gasosas e a retirada de sais de cálcio da
V. A placenta é um órgão formado por tecidos do cório e do alantóide reunidos a porções do revestimento interno do útero. Produz hormônios e permite a ocorrência de trocas de nutrientes e gases respiratórios entre o embrião e o organismo materno. Só é encontrada nos mamíferos.
Está ou estão corretas:
a) Apenas V.
b) I, II, III, IV e V.
c) Apenas IV.

d) Apenas I e II.

e) Apenas I e V.

 

 

7) U.F. Viçosa-MG – Algumas modificações evolutivas ocorridas nos vertebrados aquáticos primitivos permitiram a conquista do ambiente terrestre. Assinale a alternativa que contém exemplos de anexos embrionários que provavelmente surgiram durante esta conquista:
a) vesícula vitelínica e alantóide.
b) âmnio e alantóide.
c) placenta e vesícula vitelínica.
d) vesícula vitelínica e âmnio.
e) placenta e âmnio.

 

 

8) (UEL) A placenta, uma das principais estruturas envolvidas no processo de desenvolvimento embrionário, surge precocemente, estabelecendo as relações materno-fetais até o nascimento. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. O transporte de oxigênio e dióxido de carbono, através da placenta, se dá por simples difusão.
II. O sangue materno e fetal se mesclam nas vilosidades coriônicas da placenta.
III. A placenta é uma estrutura de origem mista, com um componente fetal e um materno.
IV. O vírus da rubéola pode atravessar a placenta e causar anomalias congênitas no feto.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) III e IV.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.

 

🔵 >>> Confira todos os nossos exercícios sobre Embriologia.

 

Gabarito com respostas dos exercícios de Embriologia sobre os Anexos Embrionários:

1. C;

2. B;

3. D;

4. B;

5. D;

6. A;

7. E;

8. E;

2 comentários em “Embriologia Atividades sobre os Anexos Embrionários”

Deixe um comentário