Questão 01 sobre Adaptação Evolutiva: UFPI. Assinale a alternativa que menciona corretamente, o que pode significar, sob o ponto de vista evolutivo, o fato de animais com características primitivas, como as esponjas terem sido um dos primeiros a se formar e serem abundantes até hoje.
a) Sua estratégia evolutiva não foi bem sucedida. b) A seleção natural não atuou sobre as esponjas. c) As esponjas mostraram adaptação às pressões ambientais. d) Não foram expostos a nenhum tipo de pressão ambiental. e) Não apresentaram muita variabilidade genética.
Questão 02. FUVEST-SP. “Humilhação dessas lombrigas / humilhação de confessá-las (…) / o que é pior: mínimo verme / quinze centímetros modestos (…) / enquanto Zé, rival na escola (…), / ele expeliu entre ohs! e ahs! (…) / formidável tênia porcina: / a solitária de três metros.” (C.D. ANDRADE, “Dupla Humilhação”)
Lombrigas e solitárias (tênias) pertencem a grupos animais distintos e, apesar da ‘humilhação’ do protagonista, ele teria argumentos biológicos para afirmar que as lombrigas apresentam maior complexidade que as tênias. a) A quais filos animais pertencem a lombriga e a tênia respectivamente? b) Cite duas novidades evolutivas do filo da lombriga em relação ao filo da tênia.
Questão 03. UERJ. Muitos aspectos do desenvolvimento embrionário e das estruturas dos indivíduos adultos mostram a existência de semelhanças que evidenciam o processo evolutivo. A presença de fendas branquiais e de múltiplos arcos aórticos nos embriões de vários grupos animais são exemplos desse fato. O registro fóssil indica que os vertebrados de respiração branquial precederam os de respiração terrestre aérea.
Dessa maneira, podemos dizer que a seqüência do aparecimento dos animais foi: a) peixes – anfíbios – répteis – aves b) anfíbios – peixes – aves – répteis c) répteis – aves – peixes – anfíbios d) aves – répteis – anfíbios – peixes
Questão 04. PUC-PR. Com relação ao Anfioxo, precioso elo para o estudo evolutivo das espécies, pode se afirmar:
I. Pertence ao filo Chordata. II. É encontrado apenas em ambientes marinhos. III. É mais evoluído do que os Ciclóstomos. IV. Possui notocorda apenas durante uma frase de sua vida. V. Tem respiração branquial.
Estão corretas as afirmações: a) III, IV e V b) I, II e IV c) II, III e IV d) II, III e V e) I, II e V
Questão 05 sobre Adaptação Evolutiva: UEMS. Os primeiros vertebrados a ocupar o ambiente terrestre foram os anfíbios, que, porém, ainda necessitam retornar à água para a reprodução. A independência da água foi conseguida posteriormente através de novidades evolutivas, como as relacionadas ao ovo.
As letras a, b, c e d representam respectivamente: a) o saco vitelino, o alantóide, o âmnio e o embrião; b) o âmnio, a casca do ovo, o cório e o embrião; c) o cório, o âmnio, a alantóide e o embrião; d) o alantóide, a casca do ovo, o âmnio e o cório; e) o saco vitelino, o alantóide, a âmnio e a albumina.
Questão 06. U. Salvador-BA. A bexiga natatória é uma estrutura encontrada em peixes ósseos que consiste em uma cavidade cheia de gás, cuja concentração, maior ou menor, é função das necessidades do animal.
Essa estrutura é uma importante adaptação à vida aquática porque permite ao peixe: a) equilibrar-se em um determinado nível da água sem gasto energético adicional; b) nadar, permanentemente, para não afundar; c) manter a densidade do corpo sempre menor do que a densidade da água; d) deslocar-se rapidamente, sem danos, de zonas abissais para as regiões da superfície; e) flutuar, para qualquer valor de sua relação massa/volume.
Questão 07. U.E. Londrina-PR. Das características abaixo, identifique as que são importantes aos anuros para a conquista do ambiente terrestre:
I. Metamorfose. II. Trocas gasosas realizadas por pulmões e tegumento. III. Hemácias nucleadas. IV. Membros anteriores e posteriores bem desenvolvidos. V. Fecundação interna com a deposição de ovos com casca.
A alternativa correta é: a) apenas as características I, II e IV são importantes; b) apenas as características I, III e IV são importantes; c) apenas a característica III é importante; d) apenas as características I e IV são importantes; e) apenas a característica V é importante.
Questão 08. PUC-PR. Saídos das águas há mais de 300 milhões de anos os répteis foram os primeiros vertebrados verdadeiramente terrestres.
Entre as características apresentadas por este grupo, assinale aquela que não está relacionada com sua independência da água. a) Excreção de ácido úrico. b) Respiração pulmonar. c) Circulação dupla e incompleta. d) Pele impermeável e queratinizada. e) Ovo grande e com casca.
Questão 09. UFR-RJ. Na história da conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados, os répteis apresentaram soluções definitivas para alguns “problemas” que ainda mantinham os anfíbios dependentes do ambiente aquático.
Dentre as soluções dos répteis podemos citar: – A pele queratinizada, o pulmão com maior superfície de trocas gasosas e a eliminação de catabólitos nitrogenados de baixa toxicidade e de baixa solubilidade. – Em relação à reprodução, cite duas conquistas evolutivas que conferiram aos répteis a independência do ambiente aquático.
Questão 10 sobre Adaptação Evolutiva:U.F. Viçosa-MG. Recentemente foi documentado na imprensa o nascimento de um pato doméstico com quatro membros posteriores, ou seja, dois pares de patas. Essa alteração pode ter surgido como resultado de uma desordem genética que interferiu na morfogênese do animal.
Considerando as leis atuais que explicam biologicamente o processo evolutivo, analise as afirmativas I, II e III, e assinale a alternativa correta. I. Esse pato mutante pode ser classificado evolutivamente entre os mamíferos tetrápodas. II. As quatro patas são resultantes de uma adaptação ao ambiente doméstico mais terrestre. III. Independentemente da seleção natural, esse pato, com quatro patas, tem vantagem evolutiva.
a) Apenas a afirmativa I está correta. b) Apenas a afirmativa II está correta. c) Apenas a afirmativa III está correta. d) Duas afirmativas estão corretas. e) As afirmativas I, II e III estão incorretas.
Gabarito com as respostas das questões de Evolução sobre Adaptação Evolutiva:
01. c;
02. a) As lombrigas pertencem ao filo Nematóides e as tênias, ao filo Platielmintes. b) O filo da lombriga possui algumas “novidades” evolutivas. Entre elas: • sistema digestório completo;
03. a; 04. e; 05. a; 06. a; 07. a; 08. c;
09. Fecundação interna; ovo aminióta e/ou ovo com casca; catabólito nitrogenado na forma de ácido úrico
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína