Processos Evolutivos Exercícios com Gabarito – 02

11. UFPR. Exercícios sobre os Processos Evolutivos:

Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

O melanismo industrial, verificado em mariposas da Inglaterra, é um exemplo claro de seleção natural. Verifique as afimativas que se aplicam corretamente ao melanismo industrial:

01. As mariposas claras estão mais adaptadas ao ambiente poluído.

02. Em ambientes não-poluídos, as mariposas escuras são mais facilmente predadas pelos pássaros do que as mariposas claras.

04. A poluição levou ao aumento da freqüência de mariposas escuras.

08. As mariposas claras se transformaram em escuras. 16. Na zona rural não-poluída, as mariposas escuras continuaram raras.

32. As mariposas escuras são mais freqüentes por serem determinadas por alelos dominantes.

64. As mariposas claras se tornaram resistentes à poluição.

Some os números dos itens corretos.

 

 

12. UFPR. Exercícios sobre os Processos Evolutivos:

Um levantamento populacional de borboletas, realizado no final do século XVIII, no norte da Inglaterra, revelou um grande número de borboletas claras e uma minoria de cor escura, todas da mesma espécie. Um levantamento idêntico, realizado 50 anos mais tarde, constatou uma inversão do quadro, sendo a maioria das borboletas encontradas de cor escura e apenas umas poucas de cor clara. Durante esse período de 50 anos, um grande número de indústrias se instalou na região; seu combustível, carvão, produzia uma acentuada poluição, caracterizada por uma cobertura fuliginosa negra, tanto nas construções como nas plantas. Como poderia ser explicada evolutivamente a mudança na proporção de borboletas claras e escuras?

 

 

13. Unicamp-SP

O melanismo industrial tem sido freqüentemente citado como exemplo de seleção natural. Esse fenômeno foi observado em Manchester, na Inglaterra, onde, com a industrialização iniciada em 1850, o ar carregado de fuligem e outros poluentes provocou o desaparecimento dos liquens de cor esbranquiçada que viviam no tronco das árvores. Antes da industrialização, esses liquens permitiam a camuflagem de mariposas da espécie Biston betularia de cor clara, que eram predominantes. Com o desaparecimento dos liquens e com o escure-cimento dos troncos pela fuligem, as formas escuras das mariposas passaram a predominar.

a) Por que esse fenômeno pode ser considerado um exemplo de seleção natural?

b) Como a mudança ocorrida na população seria explicada pela teoria de Lamarck?

 

 

14. Vunesp

Muitos inseticidas, como o DDT, foram utilizados indiscriminadamente no controle dos insetos. Posteriormente perderam muito da sua eficiência porque:

a) os indivíduos que entram em contato com o inseticida tornam-se resistentes.

b) o inseticida estimula o inseto a produzir mais quitina.

c) o inseticida estimula as células fagocitárias a digerir o veneno.

d) alguns insetos são portadores de variações genéticas que condicionam resistência ao DDT e podem ser transmitidas aos seus descendentes.

e) o inseticida estimula a produção do tecido adiposo e este acumula o veneno.

 

 

15. UEL-PR. Exercícios sobre os Processos Evolutivos:

Uma infecção bacteriana foi combatida com a administração de um antibiótico. Após certo período de uso, esse mesmo antibiótico perdeu o efeito. Para descrever situações como essa, os leigos usam freqüentemente expressões que não são tecnicamente corretas. Entre as alternativas, assinale aquela em que a explicação desse fato está formulada corretamente.

a) O antibiótico produziu resistência nas bactérias.

b) As bactérias resistentes foram selecionadas pelo antibiótico.

c) As bactérias resistentes se acostumaram com o antibiótico.

d) A resistência das bactérias foi transmitida pelo antibiótico.

e) A resistência das bactérias foi criada pelo antibiótico.

 

A Origem da Vida Questões com Gabarito – 03.

 

16. PUC-PR. Exercícios sobre os Processos Evolutivos:

Infecção hospitalar é um fato que vem preocupando seriamente o sistema de saúde. As bactérias responsáveis pelas infecções são resistentes a um grande número de antibióticos.

Essa resistência é conseqüência do fato de que as bactérias:

a) sofrem mutações para se adaptar aos antibióticos, transmitindo esta mutação aos seus descendentes.

b) são selecionadas devido à ampla utilização de antibióticos, gerando linhagens resistentes.

c) sofrem mutações para se adaptar aos antibióticos, embora sejam incapazes de transmitir esta mutação aos seus descendentes.

d) modificam o seu metabolismo para neutralizar o efeito dos antibióticos usados em hospitais.

e) sofrem mutações contínuas, que as tornam cada vez mais patogênicas.

 

 

17. UFRGS-RS

O uso indiscriminado de antibióticos para combater bactérias patogênicas tem trazido muitos problemas à medicina. Alguns antibióticos que combatiam de-terminada doença tornaram-se ineficazes, existindo, cada vez mais, linhagens de bactérias resistentes a certos antibióticos.

Relacione os fatos expostos com a alternativa cor-reta.

a) Os antibióticos costumam provocar mutações que conferem resistência às bactérias.

b) As bactérias estão sendo selecionadas conforme a resistência que apresentam ao antibiótico.

c) As bactérias, após se “acostumarem” às doses crescentes de antibióticos, passam tal resistência aos descendentes.

d) A pequena variabilidade genética de tais linhagens de bactérias facilita a adaptação das mesmas a vários tipos de antibióticos.

e) Os antibióticos fazem surgir resistência nas bactérias.

 

 

18. Fuvest-SP. Exercícios sobre os Processos Evolutivos:

As sulfonamidas tiveram grande sucesso no tratamento da gonorréia, por sua ação fulminante sobre os gonococos. Entretanto, após poucos anos de uso em larga escala, verificou-se que os gonococos responsáveis pelos novos casos da doença eram, em sua maioria, resistentes a sulfonamidas. Explique o mecanismo que determinou essa situação.

Foram introduzidas em dois frascos, que contêm um mesmo meio de cultura, quantidades idênticas de um tipo de bactéria. Após algum tempo de incubação, adicionou-se, a apenas um dos frascos, um antibiótico estável, de uso freqüente na clínica e cuja concentração não se modificou durante todo o experimento.

O gráfico a seguir representa a variação do número de bactérias vivas no meio de cultura, em função do tempo do crescimento bacteriano em cada frasco.

Exercícios sobre os Processos Evolutivos pra estudantes para os estudantes que irão prestar o Enem, Vestibular e Concurso Público.

A observação do gráfico permite concluir que, no frasco em que se adicionou o antibiótico, ocorreu grande diminuição do número de bactérias.

Utilizando a teoria da seleção natural, explique o fato de essa população ter voltado a crescer, após a diminuição observada.

 

 

19. Vunesp

Analise o texto a seguir, extraído da revista Newsweek.

Cientistas da Inglaterra e dos Estados Unidos fazem um alerta contra o uso exagerado de antibióticos. De tanto serem bombardeadas com penicilinas e inú-meros tipos de antibióticos, as bactérias resistentes prevalecerão sobre as normais, portanto, estaremos a caminho de um desastre médico.

a) Como Darwin explicaria o aumento progressivo, entre as bactérias, de formas resistentes a antibióticos?

b) Segundo os princípios neodarwinistas, por que estaremos a caminho de um desastre médico?

 

 

20. Vunesp. Exercícios sobre os Processos Evolutivos:

O controle das doenças bacterianas infecciosas feito por antibióticos ainda não está totalmente resolvido. A cada medicamento produzido, verifica-se o apareci-mento de linhagens de bactérias que não respondem ao tratamento. Diante desse fato, conclui-se que os antibióticos induzem o aparecimento de bactérias resistentes.

A esse respeito, responda às seguintes questões.

a) Está correta esta conclusão?

b) Justifique a sua resposta.

 

 

21. UFRJ. Exercícios sobre os Processos Evolutivos:

A descoberta dos antibióticos foi um dos grandes passos para a evolução da medicina no mundo. Porém, o que era para ser uma solução acabou se tornando um problema. Hoje, encontramos bactérias, como o Staphylococcus aureus, que são resistentes a quase todos os tipos de antibióticos conhecidos.

Como o mecanismo associado à resistência de cepas de bactérias a antibióticos pode ser utilizado para apresentar contraste entre as explicações do processo evolutivo desenvolvido por Charles Darwin e Jean Baptiste Lamarck?

 

🔵 >>> Veja a lista completa de exercícios sobre Evolução aqui.

 

Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre os Processos Evolutivos:

11. 22 (02 + 04 + 16)

12. A cobertura fuliginosa negra tornou as mariposas escuras menos visíveis aos preda dores. Dessa forma, tiveram maior vantagem em relação às mariposas claras e passaram a predominar na população.

13. a) A mudança de ambiente, acarretada pela poluição, tornou-o mais escuro, fa-vorecendo as variedades escuras em relação às claras. Com isso, a população de mariposas escuras apresentou crescimento, fato que revela ter ocorrido seleção dessa variedade melhor adaptada.

b) Para Lamarck, o ambiente gera necessidades, de-sencadeando o processo de adaptação às novas circunstâncias ambientais.

14. D 15. B 16. B

17. B

18. A utilização em grande escala das sulfonamidas selecionou os gonococos geneticamente resistentes a elas; desse modo, as novas populações de gonococos são descendentes de organismos resistentes.

19. Com a adição de antibiótico ocorreu um processo de seleção: bactérias sensíveis foram eliminadas, sobrevivendo as resistentes. Com o tempo, as resistentes proliferaram e seu número aumentou.

20. a) O uso exagerado de antibióticos seleciona bactérias resistentes, que se reproduzem e passam a predominar na popula-ção.

b) Bactérias podem sofrer mutações aleatórias que lhes proporcionam resistência aos antibióticos. Com o uso inadequado do produto, haveria predomínio de bactérias resistentes e de difícil controle médico.

21. a) A conclusão de que os antibióticos induzem o aparecimento de bactérias resistentes está incorreta.

b) As bactérias podem conter genes de resistência, prin-cipalmente no plasmídeo, que é um fragmento de DNA separado do DNA circular da bactéria, ambos dispersos no hialoplasma. Quando um antibiótico é administrado, pode ocor-rer seleção das bactérias resistentes em detrimento das não-resistentes. Dessa forma, as bactérias que já contêm genes de resistência permanecem vivas, pois não foram afetadas pelo medicamento.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.