Exercício de Física sobre Trabalhos: Peso, Mola e o Teorema da Energia Cinética (TEC)

1) Peso, Mola e o Teorema da Energia Cinética: (PUC-SP) Supondo as trajetórias descritas pelos planetas em torno do Sol praticamente circulares, o trabalho realizado pela força de atração do Sol, numa revolução em torno do astro, é

a) proporcional ao raio de suas trajetórias.

b) proporcional ao quadrado do raio de suas trajetórias.

c) inversamente proporcional ao raio de suas trajetórias.

d) nulo.

e) inversamente proporcional ao quadrado do raio de suas trajetórias.

 

 

2) PUC-SP) Um corpo está sujeito a um sistema de forças concorrentes. O trabalho realizado pela resultante, num deslocamento do corpo,

a) é sempre maior que o trabalho realizado por qualquer das componentes.

b) é sempre menor que o trabalho realizado por qualquer das componentes.

c) não pode ser negativo.

d) não pode ser igual ao trabalho realizado por uma das componentes.

e) pode ser nulo.

 

 

3) Peso, Mola e o Teorema da Energia Cinética: (Fuvest) A equação da velocidade de um móvel de 20 quilogramas é dada por v = 3 + 0,2 t, onde a velocidade é dada em m/s. Podemos afirmar que a energia cinética desse móvel, no instante t = 10 s, vale

a) 45 J.

b) 100 J.

c) 200 J.

d) 250 J.

e) 2.000 J.

 

 

4) (Vunesp) Um carrinho apoiado sobre uma superfície plana e horizontal está sendo puxado ao longo da direção x pela força  constante indicada na figura.

Se, ao passar pela posição x = 0, tiver uma energia  cinética de 5,0 J, ao passar pela posição x = 5 m, terá (desprezando-se possíveis atritos) energia cinética, em joules, igual a:

a) 10.

b) 15.

c) 20.

d) 5 20 .

e) 25.

 

 

5) (FMI-MG) Um projétil penetra em uma tábua de 5 cm de espessura com velocidade de 800 m/s e sai, depois de atravessá-la, com velocidade de 400 m/s. Determine a maior espessura da tábua da mesma qualidade que o projétil poderia atravessar.

a) 6,67 cm. c) 7 cm.

b) 6,23 cm. d) n.d.a.

Dica: Suponha que a força que a tábua aplica ao projétil seja constante.

 

 

6) Peso, Mola e o Teorema da Energia Cinética: (Santa Casa-SP) A resultante das forças que atuam em uma partícula de 0,10 kg de massa, inicialmente em repouso, é representada, em função do deslocamento, pelo gráfico abaixo. Se, para t = zero, a velocidade da partícula fosse igual a zero, ao fim de 20 metros, a velocidade, expressa em m/s, seria igual a:

a) 20. d) 30.

b) 20 5 . e) 30 15 .

c) 20 15 .

 

Atividades de Física sobre Trabalho.

 

7) Peso, Mola e o Teorema da Energia Cinética: (Mauá-FEI-SP) Um móvel de massa m = 2 kg desloca-se ao longo de um eixo Ox, situado num plano horizontal perfeitamente liso. Sabe-se que, quando o móvel passa pela origem, a sua velocidade é v0 = 10 m/s. O móvel está sujeito a uma força paralela ao eixo Ox, cuja intensidade varia conforme o gráfico a seguir.

Determine o trabalho realizado pela força quando o corpo se desloca de x = 0 até x = 3 m. Qual a velocidade do móvel no fim deste percurso?

 

 

8) (FMI-MG) Um corpo de massa 2,0 kg, inicialmente em repouso, é puxado sobre uma superfície horizontal sem atrito, por uma força constante, também horizontal, de 40 N. Qual será sua energia cinética após percorrer 5 m?

a) 0 joule. d) 40 joules.

b) 20 joules. e) n.d.a.

c) 10 joules.

 

 

9) Peso, Mola e o Teorema da Energia Cinética: (Fuvest) O gráfico velocidade escalar versus tempo, mostrado adiante, representa o movimento retilíneo de um carro de massa m = 6,0 . 102 kg em uma estrada molhada. No instante t = 6,0 s, o motorista vê um engarrafamento à sua frente e pisa no freio. O carro, então, com as rodas travadas, desliza na pista até parar completamente. Despreze a resistência do ar e adote g = 10 m/s2.

a) Qual é o coefciente de atrito entre os pneus do carro e a pista?

b) Qual o trabalho realizado pela força de atrito entre os instantes t = 6,0 s e t = 8,0 s?

 

 

10) (Fuvest) Um bloco de madeira, de massa 0,40 kg, mantido em repouso sobre uma superfície plana, horizontal e perfeitamente lisa, está comprimindo uma mola contra uma parede rígida, como mostra a figura.

Quanto o sistema é liberado, a mola se distende, impulsiona o bloco e este adquire, ao abandoná-la, uma velocidade final de módulo igual a 2,0 m/s. Determine o trabalho da força exercida pela mola, ao se distender, completamente,

a) sobre o bloco;

b) sobre a parede.

 

 

11) Peso, Mola e o Teorema da Energia Cinética: Considere um cometa em órbita elíptica em torno do Sol.

Quando o cometa passa pelo afélio (ponto B), sua velocidade linear de translação tem módulo V e sua energia cinética vale E. Quando o cometa passa pelo periélio (ponto A), sua velocidade linear de translação tem módulo 2V. No trajeto B para A, o trabalho da força gravitacional que o Sol aplica no cometa vale

a) 0. d) 3E.

b) E. e) 4E.

c) 2E.

 

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

 

Gabarito com as respostas das questões de Física sobre Trabalhos: Peso, Mola e o Teorema da Energia Cinética (TEC):

1) d; 2) e; 3) d; 4) e; 5) a; 6) c;

7) 15 J e 5 m/s;

8) e (200 J) ;

9) a) 0,50 b) -3,0 . 104 J;

10) a) 8,0 . 10-1 J b) zero;

11) d

Deixe um comentário