Resistência Elétrica e Leis de OHM Exercícios

1) Resistência Elétrica: (Cesgranrio) A relação entre a tensão (V) e a corrente elétrica (l) num condutor, que obedece a lei de Ohm, pode ser expressa por:
a) V = cte . I
b) V = cte . I2
c) V = cte . I

d) V = cte . / I

e) V = cte . / I2

 

 

2) (G1) Um fo ao ser submetido a uma voltagem de 50 volts é percorrido por 40 coulombs de carga, num intervalo de tempo de 10 segundos. Calcule sua resistência elétrica.

 

 

3) Resistência Elétrica: (Pucmg) O gráfico representa a curva característica tensão-corrente para um determinado resistor.
Em relação ao resistor, é CORRETO afirmar:


a) é ôhmico e sua resistência vale 4,5 x 102 W.
b) é ôhmico e sua resistência vale 1,8 x 102 W.
c) é ôhmico e sua resistência vale 2,5 x 102 W.
d) não é ôhmico e sua resistência vale 0,40 W.
e) não é ôhmico e sua resistência vale 0,25 W.

 

 

4) (Ufrgs) Quando uma diferença de potencial é aplicada aos extremos de um fio metálico, de forma cilíndrica, uma corrente elétrica “i” percorre esse fo. A mesma diferença de potencial é aplicada aos extremos de outro fio, do mesmo material, com o mesmo comprimento mas com o dobro do diâmetro. Supondo os dois fios à mesma temperatura, qual será a corrente elétrica no segundo fio?
a) i
b) 2 i
c) i / 2

d) 4 i

e) i / 4

 

 

5) Resistência Elétrica: (Puccamp) Considere os gráficos a seguir, que representam a tensão (U) nos terminais de componentes elétricos em função da intensidade da corrente (i) que os percorre.

Dentre esses gráficos, pode-se utilizar para representar componentes ôhmicos SOMENTE
a) I
b) I e IV
c) I, II e III
d) I, II e IV
e) I, IV e V

 

 

Hidrostática – Densidade, pressão e Princípio de Stevin Exercícios.

 

6) Resistência Elétrica: (Pucpr) Um estudante de Física mede com um amperímetro a intensidade da corrente elétrica que passa por um resistor e, usando um voltímetro, mede a tensão elétrica entre as extremidades do resistor, obtendo o gráfico a seguir. Pode-se dizer que a resistência do resistor vale:


a) 0,1 Ω
b) 0,01 Ω
c) 1 Ω
d) 10 Ω
e) 100 Ω

 

 

7) (Unicamp) Sabe-se que a resistência elétrica de um fio cilíndrico é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área de sua secção reta.
a) O que acontece com a resistência do fio quando triplicado o seu comprimento?
b) O que acontece com a resistência do fio quando duplicamos o seu raio?

 

 

8) Resistência Elétrica: (Unitau) Um condutor de secção transversal constante e comprimento L tem resistência elétrica R. Cortando-se o fio pela metade, sua resistência elétrica será igual a:
a) 2R.
b) R/2.
c) R/4.
d) 4R.
e) R/3.

 

 

9) (Fei) O filamento de tungstênio de uma lâmpada tem resistência de 20 Ω a 20°C. Sabendo-se que sua secção transversal mede 1,1 .10-4 mm2 e que a resistividade do tungstênio a 20°C é 5,5 .10-2 Ωmm2 . m-1, determine o comprimento do filamento.
a) 4 m
b) 4 mm
c) 0,4 m
d) 40 mm
e) 5 . 10-2 m

 

 

10) Resistência Elétrica: (Fei) Um condutor de comprimento L e diâmetro D possui resistência R1. Qual é a resistência R2 de um outro condutor de mesmo material, mesmo comprimento e com dobro de diâmetro do condutor 1?

 

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

 

Gabarito com as respostas das questões de física sobre a Resistência Elétrica:

1) a;

2) 12,5Ω;

3) c;

4) d;

5) a;

6) d;

7) a) Triplica
b) Fica quatro vezes maior.

8) b;

9) d;

10) c

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário