Questão 01. Unifor-CE. Exercícios de Física sobre Equilíbrio: Um motorista não consegue soltar o parafuso da roda do carro com uma chave de rodas em L. Somente consegue soltá-la quando empresta de outro motorista uma chave com o braço mais comprido. Observe o esquema das duas chaves.
A grandeza física que aumentou com o uso da chave de braço maior foi: a) o trabalho; b) o torque; c) a força; d) a energia potencial; e) o impulso.
Questão 02. Fuvest-SP – Uma prancha rígida, de 8 m de comprimento, está apoiada no chão (em A) e em um suporte P, como na figura. Uma pessoa, que pesa metade do peso da prancha, começa a caminhar lentamente sobre ela, a partir de A. Pode-se afirmar que a prancha desencostará do chão (em A), quando os pés dessa pessoa estiverem à direita de P, e a uma distância desse ponto aproximadamente igual a:
a) 1,0 m b) 1,5 m c) 2,0 m d) 2,5 m e) 3,0 m
Questão 03. U.F. Juiz de Fora-MG – Pode-se usar um prolongador para aumentar o comprimento do cabo de uma chave de roda manual, para retirar parafusos emperrados de rodas de auto- móveis. O uso do prolongador é necessário para:
a) aumentar o torque da força aplicada; b) aumentar o módulo da força aplicada; c) mudar a direção da força aplicada; d) reduzir o trabalho realizado pela força aplicada.
Questão 04. U.F. Santa Maria-RS. Exercícios de Física sobre Equilíbrio:
Uma barra homogênea e horizontal de 2 m de comprimento e 10 kg de massa tem uma extremidade apoiada e a outra suspensa por um fio ideal, conforme a figura. Considerando a aceleração gravitacional como 10 m/s2, o módulo da tensão no fio (T, em N) é: a) 20 b)25 c)50 d)100 e)200
Questão 05. UERJ – As figuras abaixo mostram dois tipos de alavanca: a alavanca interfixa (I) e a alavanca inter-resistente (II). Estão indicadas, em ambas as figuras, a força no apoio N, a força de resistência R e a força de ação F.
Esses dois tipos de alavanca são, respectivamente, a base para o funcionamento das seguintes máquinas simples: a) alicate e pinça; b) tesoura e quebra-nozes; c) carrinho de mão e pegador de gelo; d) espremedor de alho e cortador de unha.
Questão 06. U. Alfenas-MG – Um garoto caminha de uma extremidade a outra de uma prancha homogênea de peso 300 N, que se encontra apoiada sobre dois pontos A e B conforme a figura abaixo. A prancha tem um comprimento de 10 m, e a distância entre A e B é de 8 m. Determine a máxima massa que o garoto deve ter para que a prancha não tombe.
a) 20kg b) 30 kg c) 35 kg d) 40kg e) 45 kg
Questão 07. Cefet-PR – Exercícios de Física sobre Equilíbrio: Um menino que pesa 200 N, caminha sobre uma viga homogênea, de secção constante, peso de 600 N e apoiada simplesmente nas arestas de dois corpos prismáticos. Como ele caminha para a direita, é possível prever que ela rodará em torno do apoio “B”. A distância de “B” em que tal fato acontece, é, em metros, igual a:
a) 0,5 b) 1 c) 1,5 d) 2 e) 3
Questão 08. UFR-RJ – Na figura abaixo suponha que o menino esteja empurrando a porta com uma força F1 = 5 N, atuando a uma distância d1 = 2 metros das dobradiças (eixo de rotação) e que o homem exerça uma força F2 = 80 N a uma distância de 10 cm do eixo de rotação.
Nestas condições, pode afirmar que: a) a porta estaria girando no sentindo de ser fechada; b) a porta estaria girando no sentido de ser aberta; c) a porta não gira em nenhum sentido; d) o valor do momento aplicado à porta pelo homem é maior que o valor do momento aplicado pelo menino; e) a porta estaria girando no sentido de ser fechada pois a massa do homem é maior que a massa do menino.
Questão 09. PUC-PR – A figura representa uma barra rígida homogênea de peso 200 N e comprimento 5 m, presa ao teto por um fio vertical. Na extremidade A, está preso um corpo de peso 50 N.
O valor de X para que o sistema permaneça em equilíbrio na horizontal é: a) 1,2 m b) 2,5 m c) 1,8 m d) 2,0 m e) 1,0 m
Questão 10. Mackenzie-SP – Exercícios de Física sobre Equilíbrio: No sistema abaixo, em equilíbrio, o corpo A tem massa 12,0 kg. Se os fios e a roldana são ideais, a massa do corpo B, vale: Dados: cos α = 0,6 e sen α = 0,8.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína