Simulado com Testes de Física sobre Energia Mecânica

1) Energia Mecânica: (Unifcado-RJ) Um corpo de massa m desloca-se numa trajetória plana e circular. Num determinado instante t1, sua velocidade escalar é V, e , em t2, sua velocidade escalar é 2V. A razão entre as energias cinéticas do corpo em t2 e t1, respectivamente, é:

a) 1.

b) 2.

c) 4.

d) 8.

e) 16.

 

 

2) (Fund. Carlos Chagas) Um corpo de massa 1,0 kg executa um movimento cuja velocidade escalar V, em função do tempo t, está representada no gráfico a seguir.

A energia cinética do corpo é igual a 2,0 . 102 J

a) somente no instante t = 4,0 s.

b) somente no instante t = 8,0 s.

c) somente no instante t = 12,0 s.

d) somente no instante t = 16,0 s.

e) nos instantes t = 8,0 s e t = 16,0 s.

 

 

3) (Fund. Carlos Chagas – Modifcado) A velocidade escalar de um corpo de massa 10 kg varia, com o tempo, de acordo com o gráfico abaixo.

Pede-se:

a) a expressão da velocidade escalar do corpo em função do tempo;

b) o valor da energia cinética do corpo no instante t = 1,0 s.

 

 

4) Considere uma partícula descrevendo uma circunferência de raio R com velocidade escalar variável. O gráfico a seguir representa a intensidade da componente centrípeta da força resultante em função da energia cinética para o movimento da partícula.

Calcule o raio da circunferência.

 

 

5) Energia Mecânica: (Unip) Uma partícula de massa 2,0 kg, em trajetória retilínea, tem energia cinética (Ec) variando com o quadrado do tempo (t2), de acordo com o gráfico a seguir.

A força resultante na partícula:

a) é variável.

b) tem intensidade igual a 3,0 N.

c) tem intensidade igual a 6,0 N.

d) tem intensidade igual a 9,0 N.

e) tem intensidade igual a 72,0 N.

 

Exercícios de Introdução aos Logaritmos.

 

6) Energia Mecânica: (Fuvest) No rótulo de uma lata de leite em pó lê-se:

“Valor energético: 1,5 . 103 kJ por 100 g”.

Se toda a energia armazenada em uma lata contendo 400 g de leite fosse utilizada para levantar um objeto de 10 kg, a altura máxima atingida seria de………………………. .

 

 

7) (Vunesp) Uma bola de futebol, de massa 0,40 kg, cai de uma altura de 6,0 m partindo do repouso e, depois de se chocar com o solo, eleva-se, verticalmente, a 2,4 m. Quanta energia mecânica a bola perdeu no choque com o solo, supondo desprezível a fração perdida na sua interação com o ar?

(Considere g = 10 m/s2)

 

 

8) Um atleta de massa 80 kg com 2,0 m de altura, consegue ultrapassar um obstáculo horizontal a 6,0 m do chão com salto de vara. Adote g = 10 m/s2. A variação de energia potencial gravitacional do atleta, neste salto, é um valor mais próximo de:

a) 2,4 kJ.

b) 3,2 kJ.

c) 4,0 kJ.

d) 4,8 kJ.

e) 5,0 kJ.

 

 

9) (Unifor) Três esferas idênticas, de raios R e massas M, estão sobre uma mesa horizontal. A aceleração local da gravidade tem módulo igual a g. As esferas são colocadas em um tubo vertical que também está sobre a mesa e que tem raio praticamente igual ao raio das esferas. Seja E a energia potencial gravitacional total das três esferas sobre a mesa e E’ a energia potencial gravitacional total das três esferas dentro do tubo. O módulo da diferença (E’ – E) é igual a:

a) 4 MRg.

b) 5 MRg.

c) 6 MRg.

d) 7 MRg.

e) 8 MRg.

 

 

10) Energia Mecânica: (Fuvest) Uma bala de morteiro de massa 5,0 . 102 g está a uma altura de 50 m acima do solo horizontal com uma velocidade de módulo 10 m/s, em um instante t0. Tomando-se o solo como referencial e adotando-se g = 10 m/s2, determine, para o instante t0:

a) a energia cinética da bala;

b) a energia potencial da bala.

 

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

 

Gabarito de Física com as respostas das atividades sobre Energia Mecânica:

1) c;

2) e;

 

3) a) V = 10,0 + 2,0 t (SI)

b) 7,2 . 102 J

 

4) 2,0 m;

5) c;

6) 60 km;

7) 14,4 J;

8) c;

9) c;

 

10) a) 25 J

b) 2,5 . 102 J

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário