O Princípio de Pascal Exercícios

1) Princípio de Pascal: (Fuvest) Considere o arranjo da figura a seguir, onde um líquido está confnado na região delimitada pelos êmbolos A e B, de áreas a = 80 cm2 e b = 20 cm2, respectivamente.

O sistema está em equilíbrio. Despreze os pesos dos êmbolos e os atritos. Se m A = 4,0 kg, qual o valor de mB?

a) 4 kg d) 8 kg

b) 16 kg e) 2 kg

c) 1 kg

 

 

2) (Cesgranrio) O esquema a seguir apresenta uma prensa hidráulica composta de dois reservatórios cilíndricos de raios R1 e R2. Os êmbolos desta prensa são extremamente leves e podem mover-se praticamente sem atrito e perfeitamente ajustados a seus respectivos cilindros. O fluido que enche os reservatórios da prensa é de baixa densidade e pode ser considerado incompressível. Quando em equilíbrio, a força F2 suportada pelo êmbolo maior é de 100 vezes superior à força F1 suportada pelo menor. Assim, a razão R2/R1 entre os raios dos êmbolos vale, aproximadamente:

a) 10 d) 200

b) 50 e) 1000

c) 100

 

 

3) Princípio de Pascal: (Fei) No macaco hidráulico representado na figura a seguir, sabe-se que as áreas das secções transversais dos vasos verticais são A1 = 20 cm2 e A2 = 0,04 m2. Qual é o peso máximo que o macaco pode levantar,  quando fazemos uma força de 50 N em A 1?

a) 100 N d) 1000 kgf

b) 1000 N e) 10000 kgf

c) 200 kg

 

 

4) (Uel) Na prensa hidráulica representada a seguir, os diâmetros dos êmbolos são d1 e d2, tais que d1 = 2d2.8) (Aman) Um elevador hidráulico de um posto de gasolina é acionado por um pequeno êmbolo de área igual a 4 ⋅ 10-4 m2. O automóvel a ser elevado tem peso de 2 ⋅ 104 N e está sobre o êmbolo maior de área 0,16 m2. A intensidade mínima da força que deve ser aplicada ao êmbolo menor para conseguir elevar o automóvel é de:

a) 20 N d) 80 N

b) 40 N e) 120 N

c) 50 N

 

 

5) Princípio de Pascal: (Ueg) Em uma colisão automobilística frontal, observou-se que o volante foi deformado provavelmente pelo impacto com o tórax do motorista, além de uma quebra circular no para- -brisa evidenciar o local de impacto da cabeça. O acidentado apresentou fratura craniana, deformidade transversal do esterno, contusão cardíaca e ruptura dos alvéolos pulmonares. A lesão pulmonar ocorreu pela reação instintiva de espanto do motorista ao puxar e segurar o fôlego, pois a compressão súbita do tórax produziu a ruptura dos alvéolos, assim como se estoura um saco de papel inflado. Sobre essa lesão pulmonar, é correto afirmar:

a) pelo Princípio de Pascal, o aumento da pressão sobre o ar contido nos alvéolos foi inversamente proporcional ao volume ocupado pelo fluido, cuja massa rompeu as paredes inferiores dos alvéolos.

b) pelo Princípio de Pascal, o aumento da pressão anteroposterior sobre o ar contido nos alvéolos por ação de pressão externa foi transmitido a todos os pontos do fluido, inclusive à parede dos alvéolos.

c) pelo Princípio de Arquimedes, o aumento da pressão sobre o ar contido nos alvéolos foi inversamente proporcional ao volume ocupado pelo fluido, cuja massa rompeu as paredes inferiores dos alvéolos.

d) pelo Princípio de Arquimedes, o aumento da pressão anteroposterior sobre o ar contido nos alvéolos por ação de pressão externa foi transmitido a todos os pontos do fluido, inclusive à parede dos alvéolos.

 

Exercícios de Física sobre Choques Mecânicos.

 

6) Princípio de Pascal: Analise a situação a seguir representada.

O aumento de pressão em todas as partes do fluido armazenado no recipiente está relacionado ao princípio de

a) Pascal.

b) Newton.

c) Torricelli.

d) Arquimedes.

 

 

7) (Ufsm) Ao ser medicado, um jogador recebeu uma injeção com uma seringa cujo êmbolo tem secção reta de 1,2 cm2. O médico, ao aplicar o medicamento, exerceu, sobre o êmbolo, uma força com módulo de 6 N. A elevação, em N/m2, da pressão produzida na ponta da agulha, cuja secção reta tem uma área de 0,01 cm2, é

a) 6 × 106

b) 5 × 104

c) 720

d) 6

e) 5 × 10-2

 

 

8) O esquema seguinte ilustra o funcionamento de uma espingarda de ar comprimido.

O pistão dessa espingarda, de área de seção igual a 10 πcm2, ao ser empurrado por uma forca constante de 4000 N, comprime o ar no cilindro e impulsiona, através do cano de 1,00 m de comprimento dessa arma, um projétil, conhecido como chumbinho, de massa igual a 1,0 g e área de seção igual a 0,05 πcm2.

Admitindo que perdas de pressão e o atrito entre o chumbinho e o cano sejam desprezíveis, a velocidade do projétil, em m/s, imediatamente após ser expelido dessa arma, e igual a

a) 100.

b) 200.

c) 300.

d) 400.

 

 

9) Princípio de Pascal: (Ufrgs) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto que segue, na ordem em que aparecem. A figura a seguir representa uma prensa hidráulica composta por dois pistões, de diâmetros d1 e d2. O motor aplica uma força axial de intensidade F1 = 100 N no pistão de diâmetro d 1 = 0,05 m. Para que se possa obter uma força de intensidade F 2 = 10000 N no pistão de diâmetro d2, esse diâmetro deve ser igual a ___________, e a pressão transmitida será de ____________.

a) 0,25 m; 50,9 kPa

b) 0,50 m; 12,7 kPa

c) 0,50 m; 50,9 kPa

d) 0,12 m; 50,9 Pa

e) 0,12 m; 12,7 Pa

 

 

10) (Fgv) O macaco hidráulico consta de dois êmbolos: um estreito, que comprime o óleo, e outro largo, que suspende a carga. Um sistema de válvulas permite que uma nova quantidade de óleo entre no mecanismo sem que haja retorno do óleo já comprimido. Para multiplicar a força empregada, uma alavanca é conectada ao corpo do macaco.

Tendo perdido a alavanca do macaco, um caminhoneiro de massa 80 kg, usando seu peso para pressionar o êmbolo pequeno com o pé, considerando que o sistema de válvulas não interfira significativamente sobre a pressurização do óleo, poderá suspender uma carga máxima, em kg, de Dados:

diâmetro do êmbolo menor = 1,0 cm

diâmetro do êmbolo maior = 6,0 cm

aceleração da gravidade = 10 m/s2

a) 2 880.

b) 2 960.

c) 2 990.

d) 3 320.

e) 3 510.

 

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

 

Gabarito com as respostas do simulado sobre Princípio de Pascal:

1) c; 2) a; 3) b; 4) c; 5) b; 6) a; 7) b: 8) b; 9) c; 10) a

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário