10 Exercícios de Física sobre Gravitação

Questão 01 sobre Gravitação: UESC-BA – De acordo com as leis de Kepler, um planeta girando em torno do Sol.

a) descreve órbitas circulares;
b) tem velocidade linear constante;
c) é mais veloz ao passar pelo afélio;
d) é localizado por um raio vetor que varre áreas iguais em tempos iguais;
e) possui período de revolução maior que outro planeta mais distante.

Questão 02. Univali-SC – Os tripulantes da Estação Espacial Mir saem dela para fazerem reparos nos captadores solares de geração de energia elétrica e mantêm-se flutuando em órbita em torno da Terra devido:

a) à atração gravitacional da Terra;
b) aos equipamentos especiais de que dispõem;
c) ao fato de suas massas serem nulas no espaço;
d) ao fato de se encontrarem no vácuo;
e) ao fato de estarem a grande altitude.

Questão 03. UERJ – Segundo a lei da gravitação universal de Newton, a força gravitacional entre dois corpos é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre seus centros de gravidade.

Mesmo que não seja obrigatoriamente conhecido pelos artistas, é possível identificar o conceito básico dessa lei na seguinte citação:
a) “Trate a natureza em termos do cilindro, da esfera e do cone, todos em perspectiva.” (Paul Cézane)

b) “Hoje, a beleza (…) é o único meio que nos manifesta puramente a força universal que todas as coisas contêm.” (Piet Mondrian)

c) “Na natureza jamais vemos coisa alguma isolada, mas tudo sempre em conexão com algo que lhe está diante, ao lado, abaixo ou acima.” (Goethe)

d) “Ocorre na natureza alguma coisa semelhante ao que acontece na música de Wagner, que embora tocada por uma grande orquestra, é intimista.” (Van Gogh)

Questão 04 sobre Gravitação: PUC-RS – As telecomunicações atuais dependem progressivamente do uso de satélites geo-estacionários.

A respeito desses satélites, é correto dizer que:
a) seus planos orbitais podem ser quaisquer;
b) todos se encontram à mesma altura em relação ao nível do mar;
c) a altura em relação ao nível do mar depende da massa do satélite;
d) os que servem os países do hemisfério norte estão verticalmente acima do Pólo Norte;
e) se mantêm no espaço devido à energia solar.

Questão 05. PUC-PR – O movimento planetário começou a ser compreendido matematicamente no inicio do século XVII, quando Johannes Kepler enunciou três leis que descrevem como os planetas se movimentam ao redor do Sol, baseando-se em observações astronômicas feitas por Tycho Brahe. Cerca de cinqüenta anos mais tarde, Isaac Newton corroborou e complementou as leis de Kepler com sua lei de gravitação universal.

Assinale a alternativa, dentre as seguintes, que não está de acordo com as idéias de Kepler e Newton:
a) A força gravitacional entre os corpos é sempre atrativa.

b) As trajetórias dos planetas são elipses, tendo o Sol como um dos seus focos.

c) O quadrado do período orbital de um planeta é proporcional ao cubo de sua distância média ao Sol.

d) A força gravitacional entre duas partículas é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao cubo da distância entre elas.

e) Ao longo de uma órbita, a velocidade do planeta, quando ele está mais próximo ao Sol (periélio), é maior do que quando ele está mais longe dele (afélio).

Questão 06 sobre Gravitação: UFRN – Satélites de comunicação captam, amplificam e retransmitem ondas eletromagnéticas. Eles são normalmente operados em órbitas que lhes possibilitam permanecer imóveis em relação às antenas transmissoras e receptoras fixas na superfície da Terra. Essas órbitas são chamadas geoestacionárias e situam-se a uma distância fixa do centro da Terra.

A partir do que foi descrito, pode-se afirmar que, em relação ao centro da Terra, esse tipo de satélite e essas antenas terão:
a) a mesma velocidade linear, mas períodos de rotação diferentes;
b) a mesma velocidade angular e o mesmo período de rotação;
c) a mesma velocidade angular, mas períodos de rotação diferentes;
d) a mesma velocidade linear e o mesmo período de rotação.

Questão 07. U. Católica-DF – A força de atração gravitacional entre dois corpos celestes é inversa- mente proporcional ao quadrado da distância entre eles. Sabendo-se que a distância entre um cometa e a Terra diminui à metade, a força de atração exercida pela Terra sobre o cometa:

a) é multiplicada por 2.
b) é dividida por 4.
c) permanece constante.
d) diminui à metade.
e) é multiplicada por 4.

Questão 08 sobre Gravitação: U. Salvador-BA

Considerando-se a constante de gravitação universal igual a 6,67.10-11 Nm2kg-2 e utilizando-se a tabela acima, pode-se identificar o planeta do sistema solar, cuja massa e raio médio, em valores aproximados, são, respectivamente, 569,3.1024kg e 57,97.106m. Nessas condições, o planeta citado é:

Considerando as leis de Kepler, é correto afirmar que:
01. os tempos necessários para percorrer cada um dos trechos sombreados são iguais;

02. o módulo da velocidade v1 é menor do que o módulo da velocidade v2;

04. no trecho GH a aceleração tangencial do planeta tem o mesmo sentido de sua velocidade;

08. no trecho CD a aceleração tangencial do planeta tem sentido contrário ao de sua velocidade;

16. os módulos das velocidades v1, v2 e v3 seguem a relação v1 > v2 > v3. Dê, como resposta, a soma das afirmativas corretas.

a) Marte
b) Vênus
c) Terra
d) Saturno
e) Júpiter

Questão 09. Unicap-PE – Assinale verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) A lei da gravitação universal diz que a matéria atrai matéria na razão direta do produto das massas e inversa da distância entre elas.

( ) O peso de um corpo de 12 kg que se encontra a uma altura igual ao raio da Terra é de 60 N.

( ) A 1a Lei de Kepler, conhecida como a lei das órbitas, afirma que os planetas descrevem uma órbita circular em torno do Sol.

( ) De acordo com a 3a Lei de Kepler, quanto mais longe do Sol estiver o planeta maior será o seu período de revolução.

( ) Se um corpo rígido está sob a ação de duas forças de mesmo módulo, mesma direção e sentidos contrários, concluímos que a resultante das forças é zero, logo, ele está em equilíbrio.

Questão 10 sobre Gravitação: UFMT – Considere que o esboço da elipse abaixo representa a trajetória de um planeta em torno do Sol, que se encontra em um dos focos da elipse. Em cada trecho, o planeta é representado no ponto médio da trajetória naquele trecho. As áreas sombreadas são todas iguais e os vetores v1, v2, v3 e v4 representam as velocidades do planeta nos pontos indicados.

elipse da trajetória de um planeta em torno do Sol

Considerando as leis de Kepler, é correto afirmar que:
02. o módulo da velocidade v1 é menor do que o módulo da velocidade v2;

Gabarito com as respostas dos 10 exercícios de Física sobre Gravitação:

01. 05;
02. a;