Questão 01 sobre Composição dos Movimentos: (Uneb-BA) Um barco, com velocidade de 40 m/s em relação às águas, que se movimenta mantendo o eixo do barco perpendicular às margens do rio, cuja velocidade da correnteza é 30 m/s, tem, em relação às margens, velocidade, em m/s, igual a
a) 10.
b) 20.
c) 35.
d) 50.
e) 70.
Questão 02. (Fatec-SP) Um rio tem largura de 800 m, e admite-se constante a velocidade da correnteza: 3,0 m/s. Um barco a motor, tendo velocidade constante de 4,0 m/s em relação à água, atravessa o rio, apontando sua proa sempre perpendicularmente à margem oposta. Nessas condições, o barco chegará ao outro lado a certa distância d rio abaixo.
A distância d vale
a) 200 m.
b) 400 m.
c) 600 m.
d) 800 m.
e) 1 000 m.
Questão 03. (FEI-SP) Um avião voa com velocidade v = 300 km/h constante de norte para o sul. Em dado momento, ele entra em uma região onde o vento sopra com velocidade V = 150 3 /3 km/h de leste para oeste. Qual deverá ser o ângulo de correção da rota com a direção norte-sul que o avião deverá fazer para chegar a uma cidade situada a 200 km ao sul do ponto de partida?
a) 15°.
b) 30°.
c) 45°.
d) 60°.
e) 75°.
Questão 04 sobre Composição dos Movimentos: (UFMT) Um homem tem velocidade, relativa a uma esteira, de módulo 1,5 m/s e direção perpendicular à da velocidade de arrastamento da esteira. A largura da esteira é de 3,0 m e sua velocidade de arrastamento, em relação ao solo, tem módulo igual a 2,0 m/s. Calcule:
a) o módulo da velocidade da pessoa em relação ao solo;
b) a distância percorrida pela pessoa, em relação ao solo, ao atravessar a esteira.
Questão 05. (UFSC) Descendo um rio em sua canoa, sem remar, dois pescadores levam 300 segundos para atingir o seu ponto de pesca, na mesma margem do rio e em trajetória retilínea. Partindo da mesma posição e remando, sendo a velocidade da canoa, em relação ao rio, igual a 2,0 m/s, eles atingem o seu ponto de pesca em 100 segundos. Após a pescaria, remando contra a correnteza do rio, eles gastam 600 segundos para retornar ao ponto de partida.
Considerando que a velocidade da correnteza CR é constante, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
(01) Quando os pescadores remaram rio acima, a velocidade da canoa, em relação à margem, foi igual a 4,00 m/s.
(02) Não é possível calcular a velocidade com que os pescadores retornaram ao ponto de partida, porque a velocidade da correnteza não é conhecida.
(04) Quando os pescadores remaram rio acima, a velocidade da canoa, em relação ao rio, foi de 1,50 m/s.
(08) A velocidade da correnteza do rio é 1,00 m/s.
(16) Como a velocidade da canoa foi de 2,00 m/s, quando os pescadores remaram rio abaixo, então, a distância do ponto de partida ao ponto de pesca é 200 m.
(32) Não é possível determinar a distância do ponto de partida até o ponto de pesca.
(64) O ponto de pesca fica a 300 metros do ponto de partida.
Dê como resposta a soma dos números das proposições corretas.
Questão 06. (Fuvest-SP) Um disco roda sobre uma superfície plana, sem deslizar. A velocidade do centro O é 0 . Em relação ao plano,
a) qual a velocidade Ado ponto A?
b) qual a velocidade Bdo ponto B?
Questão 07 sobre Composição dos Movimentos: (FEI-SP) A roda da figura rola sem escorregar, paralelamente a um plano vertical fixo. O centro O da roda tem velocidade constante v = 5 m/s. Qual é o módulo da velocidade do ponto B no instante em que o diâmetro AB é paralelo ao plano de rolamento?
Questão 08. (Fuvest-SP) Num vagão ferroviário, que se move com velocidade v0 = 3 m/s em relação aos trilhos, estão dois meninos A e B que correm um em direção ao outro, cada um com velocidade v = 3 m/s em relação ao vagão. As velocidades dos meninos A e B, em relação aos trilhos, serão, respectivamente:
a) 6 m/s e 0 m/s.
b) 3 m/s e 3 m/s.
c) 0 m/s e 9 m/s.
d) 9 m/s e 0 m/s.
e) 0 m/s e 6 m/s.
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Gabarito com as respostas dos 08 exercícios de física sobre Composição dos Movimentos:
01. d;
02. c;
03. d;
04. a. 2,5 m/s
b. 5 m;
05. 76 (4 + 8 + 64.;
06. a. VA = 0
b. VB = 2 V0;
07. 5 √2 m/s;
08. a
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína