1) Receptores Elétricos: (Cesgranrio) Pilhas de lanterna estão associadas por fios metálicos, segundo os arranjos:
Ligando-se resistores entre os pontos terminais livres, pode-se afirmar que as pilhas estão eletricamente em:
a) paralelo em I, II, e III;
b) paralelo em III e IV;
c) série em I, II, e III;
d) série em IV e V;
e) série em III e V.
2) (G1 – cftmg) A figura representa o modo como um estudante colocou quatro pilhas novas em sua lanterna.
Nessa situação, é correto afirmar que
( ) a lâmpada irá queimar.
( ) a lanterna não irá acender.
( ) as pilhas durarão pouco tempo.
( ) a luz emitida terá um brilho forte.
3) Receptores Elétricos: (Puccamp) Hoje, ninguém consegue imaginar uma residência sem eletrodomésticos (aparelho de TV, aparelho de som, geladeira, máquina de lavar roupa, máquina de lavar louça, etc). Uma enceradeira possui força contra-eletromotriz de 100 V.
Quando ligada a uma tomada de 120 V ela dissipa uma potência total de 40 W. Nestas condições, a resistência interna da enceradeira, em ohms, vale:
a) 2,0
b) 3,0
c) 5,0
d) 10
e) 20
4) (UFRGS) O circuito a seguir representa três pilhas ideais de 1,5V cada uma, um resistor R de resistência elétrica 1,0 Ω e um motor, todos ligados em série.
(Considere desprezível a resistência elétrica dos fios de ligação do circuito.)
A tensão entre os terminais A e B do motor é 4,0 V. Qual é a potência elétrica consumida pelo motor?
a) 0,5W.
b) 1,0W.
c) 1,5W.
d) 2,0W.
e) 2,5W.
5) Receptores Elétricos: (Ufal) Considere os gráficos a seguir.
Eles representam as curvas características de três elementos de um circuito elétrico, respectivamente,
a) gerador, receptor e resistor.
b) gerador, resistor e receptor.
c) receptor, gerador e resistor.
d) receptor, resistor e gerador.
e) resistor, receptor e gerador.
Exercícios sobre Associação de Geradores e Potência de Gerador.
6) Receptores Elétricos: (Cesgranrio) No circuito esquematizado a seguir, tem-se um gerador G, que fornece 60 v sob corrente de 8,0 A, uma bateria com f.e.m. de 12 v e resistência interna de 1,0 Ω, e um resistor variável R.
Para que a bateria seja carregada com uma corrente de 8,0 A, deve-se ajustar o valor de R para:
a) 1,0 Ω
b) 2,0 Ω
c) 3,0 Ω
d) 4,0 Ω
e) 5,0 Ω
7) (Puccamp) Considere o circuito esquematizado a seguir constituído por três baterias, um resistor ôhmico, um amperímetro ideal e uma chave comutadora. Os valores característicos de cada elemento estão indicados no esquema.
As indicações do amperímetro conforme a chave estiver ligada em (1) ou em (2) será, em amperes, respectivamente,
a) 1,0 e 1,0
b) 1,0 e 3,0
c) 2,0 e 2,0
d) 3,0 e 1,0
e) 3,0 e 3,0
8) Receptores Elétricos: (Uece/2015) Um motor elétrico disponibiliza 400W de potência e consome ),8 kWh de energia durante uma determinada realização de trabalho. A eficiência do motor nesse processo é
a) 50%.
b) 80%.
c) 40%.
d) 100%.
9) (Fatec) Três pilhas de f.e.m E = 1,5 V e resistência interna r = 1,0 Ω são ligadas como na figura a seguir.
A corrente que circula pelas pilhas é de:
a) 0,50 A, no sentido horário.
b) 0,50 A, no sentido anti-horário.
c) 1,5 A, no sentido horário.
d) 2,0 A, no sentido anti-horário.
e) 2,0 A, no sentido horário.
10) Receptores Elétricos: (Ufsc) No circuito a seguir representado, temos duas baterias de forças eletromotrizes E1= 9,0V e E2= 3,0V, cujas resistências internas valem r1 = r2 = 1,0 Ω. São conhecidos, também, os valores das resistências R
1 = R2 = 4,0 Ω e R3 = 2,0 Ω. V1, V2 e V3 são voltímetros e A é um amperímetro, todos iguais:
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S):
(01) A bateria E1 está funcionando como um gerador de força eletromotriz e a bateria E2 como um receptor, ou gerador de força contra eletromotriz.
(02) A leitura no amperímetro é igual a 1,0A.
(04) A leitura no voltímetro V2 é igual a 2,0 V.
(08) A leitura no voltímetro V1 é igual a 8,0 V.
(16) A leitura no voltímetro V3 é igual a 4,0V.
(32) Em 1,0h, a bateria de força eletromotriz E2 consome 4,0Wh de energia.
(64) A potência dissipada por efeito Joule, no gerador, é igual 1,5W.
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Gabarito com as respostas das atividades de física sobre Receptores Elétricos:
1) b;
2) b;
3) d;
4) d;
5) c;
6) e;
7) b;
8) a;
9) a;
10) 01 + 02 + 08 + 32 = 43
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína