Exercícios de Física sobre a Composição dos Movimentos

1) Composição dos Movimentos: (Uneb-BA) Um barco, com velocidade de 40 m/s em relação às águas, que se movimenta mantendo o eixo do barco perpendicular às margens do rio, cuja velocidade da correnteza é 30 m/s, tem, em relação às margens, velocidade, em m/s, igual a

a) 10.

b) 20.

c) 35.

d) 50.

e) 70.

 

 

2) (Fatec-SP) Um rio tem largura de 800 m, e admite-se constante a velocidade da correnteza: 3,0 m/s. Um barco a motor, tendo velocidade constante de 4,0 m/s em relação à água, atravessa o rio, apontando sua proa sempre perpendicularmente à margem oposta. Nessas condições, o barco chegará ao outro lado a certa distância d rio abaixo. A distância d vale

a) 200 m.

b) 400 m.

c) 600 m.

d) 800 m.

e) 1 000 m.

 

 

3) Composição dos Movimentos: (FEI-SP) Um avião voa com velocidade v = 300 km/h constante de norte para o sul. Em dado momento, ele entra em uma região onde o vento sopra com velocidade V = 150 3 /3 km/h de leste para oeste. Qual deverá ser o ângulo de correção da rota com a direção norte-sul que o avião deverá fazer para chegar a uma cidade situada a 200 km ao sul do ponto de partida?

a) 15°.

b) 30°.

c) 45°.

d) 60°.

e) 75°.

 

 

4) (UFMT) Um homem tem velocidade, relativa a uma esteira, de módulo 1,5 m/s e direção perpendicular à da velocidade de arrastamento da esteira. A largura da esteira é de 3,0 m e sua velocidade de arrastamento, em relação ao solo, tem módulo igual a 2,0 m/s. Calcule:

a) o módulo da velocidade da pessoa em relação ao solo;

b) a distância percorrida pela pessoa, em relação ao solo, ao atravessar a esteira.

 

Lançamento Horizontal e Oblíquo Exercícios.

 

5) Composição dos Movimentos: (UFSC) Descendo um rio em sua canoa, sem remar, dois pescadores levam 300 segundos para atingir o seu ponto de pesca, na mesma margem do rio e em trajetória retilínea. Partindo da mesma posição e remando, sendo a velocidade da canoa, em relação ao rio, igual a 2,0 m/s, eles atingem o seu ponto de pesca em 100 segundos. Após a pescaria, remando contra a correnteza do rio, eles gastam 600 segundos para retornar ao ponto de partida.

Considerando que a velocidade da correnteza CR é constante, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

(01) Quando os pescadores remaram rio acima, a velocidade da canoa, em relação à margem, foi igual a 4,00 m/s.

(02) Não é possível calcular a velocidade com que os pescadores retornaram ao ponto de partida, porque a velocidade da correnteza não é conhecida.

(04) Quando os pescadores remaram rio acima, a velocidade da canoa, em relação ao rio, foi de 1,50 m/s.

(08) A velocidade da correnteza do rio é 1,00 m/s.

(16) Como a velocidade da canoa foi de 2,00 m/s, quando os pescadores remaram rio abaixo, então, a distância do ponto de partida ao ponto de pesca é 200 m.

(32) Não é possível determinar a distância do ponto de partida até o ponto de pesca.

(64) O ponto de pesca fca a 300 metros do ponto de partida.

 

Dê como resposta a soma dos números das proposições corretas.

 

 

6) Composição dos Movimentos: (Fuvest-SP) Um disco roda sobre uma superfície plana, sem  deslizar. A velocidade do centro O é 0 . Em relação ao plano,

a) qual a velocidade Ado ponto A?

b) qual a velocidade Bdo ponto B?

 

 

7) (FEI-SP) A roda da figura rola sem escorregar, paralelamente a um plano vertical fxo. O centro O da roda tem velocidade constante v = 5 m/s. Qual é o módulo da velocidade do ponto B no instante em que o diâmetro AB é paralelo ao plano de rolamento?

 

 

8) Composição dos Movimentos: (Fuvest-SP) Num vagão ferroviário, que se move com velocidade v0 = 3 m/s em relação aos trilhos, estão dois meninos A e B que correm um em direção ao outro, cada um com velocidade v = 3 m/s em relação ao vagão. As velocidades dos meninos A e B, em relação aos trilhos, serão, respectivamente:

a) 6 m/s e 0 m/s.

b) 3 m/s e 3 m/s.

c) 0 m/s e 9 m/s.

d) 9 m/s e 0 m/s.

e) 0 m/s e 6 m/s.

 

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

 

Gabarito com as respostas das atividades de física sobre Composição dos Movimentos:

1) d;

2) c;

3) d;

 

4) a) 2,5 m/s

b) 5 m;

 

5) 76 (4 + 8 + 64);

 

6) a) VA = 0

b) VB = 2 V0;

 

7) 5 m/s;

8) a

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário