Exercícios sobre Cinemática Vetorial – 02

01. Exercícios sobre Cinemática Vetorial: Unicap-PE

Os gráficos das figuras 01 e 02 representam as componentes horizontal e vertical da velocidade de um projétil. Com base nos referidos gráficos, podemos afirmar:

( ) o projétil foi lançado com uma velocidade inicial de módulo igual a 50 m/s;
( ) o projétil atingiu a altura máxima em 3s;
( ) sabendo que o projétil foi lançado da origem, seu alcance é 180 m;
( ) a velocidade do projétil, ao atingir a altura máxima, é de 40 m/s;
( ) no instante de 4 s, o projétil possui um movimento acelerado.

 

 

02. ITA-SP – Uma bola é lançada horizontalmente do alto de um edifício, tocando o solo decorridos aproximadamente 2 s. Sendo de 2,5 m a altura de cada andar, o número de andares do edifício é:
a) 5

b) 6

c) 8

d) 9

e) indeterminado pois a velocidade horizontal de arremesso da bola não foi fornecida.

 

 

03. Exercícios sobre Cinemática Vetorial: U. Católica Dom Bosco-MS – O movimento de um corpo pode ser o resultado da compo- sição de vários movimentos realizados simultaneamente. O movimento de um barco em um rio é uma composição de movimentos.
Se o barco sobe um rio com velocidade constante de 10 m/s, em relação às margens, e desce com velocidade constante de 30 m/s, pode-se concluir que a velocidade da corren- teza, em m/s, é igual a:
a) 8

b) 10

c) 12

d) 15

e) 20

 

 

04. Mackenzie-SP – Uma pessoa esbarrou num vaso de flores que se encontrava na mureta da sacada de um apartamento, situada a 40,00 m de altura, em relação à calçada. Como conseqüência, o vaso caiu verticalmente a partir do repouso e, livre da resistência do ar, atingiu a calçada com uma velocidade de:
Dado: g = 9,8 m/s2
a) 28,0 km/h

b) 40,0 km/h

c) 72,0 km/h

d) 100,8 km/h

e) 784 km/h

 

 

05. Exercícios sobre Cinemática Vetorial: Acafe-SC – Uma pessoa está tendo dificuldades em um rio, mas observa que existem quatro bóias flutuando livremente em torno de si. Todas elas estão a uma mesma distân- cia desta pessoa: a primeira à sua frente, a segunda à sua retaguarda, a terceira à sua direita e a quarta à sua esquerda.
A pessoa deverá nadar para:
a) a bóia da direita, pois a alcançará primeiro;
b) a bóia da frente, pois a alcançará primeiro;
c) a bóia de trás, pois a alcançará primeiro;
d) a bóia da esquerda, pois a alcançará primeiro;
e) qualquer uma das bóias, pois as alcançará ao mesmo tempo.

 

Exercícios sobre Movimento Uniforme e Variado.

 

06. Exercícios sobre Cinemática Vetorial: UFPB – Um garoto está brincando de soltar bolas de gude pela janela de seu apartamento. A partir de certo momento, ele resolve medir o tempo de queda dessas bolas. Seu relógio marca 10 horas 4 minutos e l segundo ao soltar uma determinada bola e ela bate, no solo, quando esse relógio marca 10 horas 4 minutos e 3 segundos. Baseado nestes dados, o garoto sabe calcular a altura de onde está soltando as bolas, ignorando a resistência do ar. O resultado deste cálculo é:
a) 80 m

b) 45 m

c) 30 m

d) 20 m

e) 5 m

 

 

07. UESC-BA – Desprezando-se a força de resistência do ar, a aceleração de queda de um corpo nas proximidades da superfície terrestre é, aproximadamente, igual a 10m/s2.

Nessas condições, um corpo que cai durante 3 segundos, a partir do repouso, atinge o solo com velocidade igual a v, após percorrer, no ar, uma distância h.
a) Das grandezas físicas citadas, têm natureza vetorial: 01. aceleração, velocidade e força;
02. força, aceleração e tempo;
03. tempo, velocidade e distância;
04. distância, tempo e aceleração;
05. velocidade, força e distância.

b) Com base na informação, os valores da velocidade v, em m/s, e da distância h, em m, são iguais, respectivamente, a:
01. 45 e 10

02. 10 e 20 0

3. 10 e 30

04. 20 e 45

05. 30 e 45

 

 

08. Exercícios sobre Cinemática Vetorial: ITA-SP – No sistema convencional de tração de bicicletas, o ciclista impele os pedais, cujo eixo movimenta a roda dentada (coroa) a ele solidária. Esta, por sua vez, aciona a corrente responsável pela transmissão do movimento a outra roda dentada (catraca), aco- plada ao eixo traseiro da bicicleta. Considere agora um sistema duplo de tração, com 2 coroas, de raios R1 e R2 (R1 < R2) e 2 catracas R3 e R4 (R3 < R4), respectivamente. Obviamente, a corrente só toca uma coroa e uma catraca de cada vez, conforme o co- mando da alavanca de câmbio. A combinação que permite máxima velocidade da bici- cleta, para uma velocidade angular dos pedais fixa, é:
a) coroa R1 e catraca R3.
b) coroa R1 e catraca R4.
c) coroa R2 e catraca R3.
d) coroa R2 e catraca R4.
e) é indeterminada já que não se conhece o diâmetro da roda traseira da bicicleta.

 

 

09. Unifor-CE – Do alto de uma ponte, a 20 m de altura sobre um rio, deixa-se cair uma laranja, a partir do repouso. A laranja cai dentro de uma canoa que desce o rio com velocidade constante de 3,0m/s. No instante em que a laranja inicia a queda, a canoa deve estar a uma distância máxima da vertical da queda, em metros, igual a:
a) 9,0

b) 6,0

c) 4,5

d) 3,0

e) 1,5 Dado: g = 10m/s2

 

 

10. Exercícios sobre Cinemática Vetorial: PUC-RS – Um astronauta está consertando um equipamento do lado de fora da nave espacial que se encontra em órbita circular em torno da Terra, quando, por um motivo qualquer, solta-se da nave. Tal como está, pode-se afirmar que, em relação à Terra, o astronauta executa um movimento.
a) retilíneo uniforme;
b) retilíneo com aceleração de módulo constante;
c) circular com aceleração de módulo constante;
d) circular com vetor velocidade tangencial constante;

e) circular sujeito a uma aceleração gravitacional nula.

 

 

16. (Mackenzie-SP) Um passageiro em um trem, que se move para sua direita em movimento retilíneo e uniforme, observa a chuva através da janela. Não há ventos e as gotas de chuva já atingiram sua velocidade limite.
O aspecto da chuva observado pelo passageiro é:

chuva na janela de um onibus

 

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

 

Gabarito com as respostas do simulado de Física sobre Exercícios sobre Cinemática Vetorial:

01. V –V – F –V –V;

02. c;

03. e;

04. d;

05. e;

06. d;

07. a) 01 b) 05;

08. c;

09. b;

10. a;

11. b

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário