Questão 01 sobre Forças de Atrito: (UFRGS) Selecione a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas do texto a seguir, na ordem em que elas aparecem.
Na sua queda em direção ao solo, uma gota de chuva sofre o efeito da resistência do ar. Essa força de atrito é contrária ao movimento e aumenta com a velocidade da gota. No trecho inicial da queda, quando a velocidade da gota é pequena e a resistência do ar também, a gota está animada de um movimento __________ . Em um instante posterior, a resultante das forças exercidas sobre a gota torna-se nula. Esse equilíbrio de forças ocorre quando a velocidade da gota atinge o valor que torna a força de resistência do ar igual, em módulo, __________ da gota. A partir desse instante, a gota __________ .
A) acelerado – ao peso – cai com velocidade constante
B) uniforme – à aceleração – cai com velocidade decrescente
C) acelerado – ao peso – para de cair
D) uniforme – à aceleração – para de cair
E) uniforme – ao peso – cai com velocidade decrescente
Questão 02. (Fatec-SP) Um objeto se movimenta por um plano horizontal que apresenta atrito, com uma velocidade constante de 36 km/h. Num determinado instante, deixa de agir sobre esse objeto a força que o mantinha em movimento.
É CORRETO afirmar que esse objeto:
A) continuará a se movimentar, diminuindo de velocidade até parar.
B) continuará a se movimentar, indefinidamente, com velocidade constante.
C) deixará de se movimentar no mesmo instante em que a força deixar de agir.
D) aumentará de velocidade por causa de sua inércia.
E) passará a se movimentar em sentido oposto ao sentido original de movimento.
Questão 03. (UFRGS–2006) Arrasta-se uma caixa de 40 kg sobre um piso horizontal, puxando-a com uma corda que exerce sobre ela uma força constante, de 120 N, paralela ao piso. A resultante das forças exercidas sobre a caixa é de 40 N. (Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2.)
Qual é o valor do coeficiente de atrito cinético entre a caixa e o piso?
A) 0,10
B) 0,20
C) 0,30
D) 0,50
E) 1,00
Questão 04 sobre Forças de Atrito: (CEFET-CE–2006) Uma caixa de massa 40 kg, que estava inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal, é empurrada em linha reta por uma força horizontal constante de módulo 160 N ao longo de 9 m. Sabendo-se que o coeficiente de atrito cinético entre a caixa e a superfície é igual a 0,20, o valor da velocidade final da caixa, em m/s, é (Adote g = 10 m/s2.)
A) 2.
B) 4.
C) 6.
D) 8.
E) 10.
Questão 05. (PUC Rio–2008) Uma caixa, cuja velocidade inicial é de 10 m/s, leva 5 s deslizando sobre uma superfície até parar completamente.
Considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s2, determine o coeficiente de atrito cinético que atua entre a superfície e a caixa.
A) 0,1
B) 0,2
C) 0,3
D) 0,4
E) 0,5
Questão 06. (PUC-SP–2008) Um garoto corre com velocidade de 5 m/s em uma superfície horizontal. Ao atingir o ponto A, passa a deslizar pelo piso encerado até atingir o ponto B, como mostra a figura.
Considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s2, o coeficiente de atrito cinético entre suas meias e o piso encerado é de:
A) 0,050.
B) 0,125.
C) 0,150.
D) 0,200.
E) 0,250.
Questão 07 sobre Forças de Atrito: (PUC RS) Um professor pretende manter um apagador parado, pressionando-o contra o quadro de giz (vertical). Considerando P o peso do apagador e o coeficiente de atrito entre as superfícies do apagador e a do quadro igual a 0,20, a força mínima aplicada, perpendicularmente ao apagador, para que este fique parado, é:
A) 0,20P.
B) 0,40P.
C) 1,0P.
D) 2,0P.
E) 5,0P.
Questão 08. (PUC Rio) Um certo bloco exige uma força F1 para ser posto em movimento, vencendo a força de atrito estático. Corta-se o bloco ao meio, colocando uma metade sobre a outra. Seja agora F2 a força necessária para pôr o conjunto em movimento.
Sobre a relação F2/F1, pode-se afirmar que:
A) ela é igual a 2.
B) ela é igual a 1.
C) ela é igual a 1/2.
D) ela é igual a 3/2.
E) seu valor depende da superfície.
Questão 09. (UFRRJ) Dois carros de corrida são projetados de forma a aumentar o atrito entre os pneus e a pista. Os projetos são idênticos, exceto que em um deles os pneus são mais largos e, no outro, há um aerofólio. Nessas condições, podemos dizer que:
A) em ambos os projetos o atrito será aumentado em relação ao projeto original.
B) em ambos os projetos o atrito será diminuído em relação ao projeto original.
C) o atrito será maior no carro com aerofólio.
D) o atrito será maior no carro com pneus mais largos.
E) nenhum dos projetos alterará o atrito.
Questão 10 sobre Forças de Atrito: (CEFET-MG) Considere a queda de um pingo de chuva (gota-d’água). Sabe-se que, a partir de certa altitude, a intensidade da força de resistência do ar (força de atrito) que age sobre o pingo de chuva iguala-se à intensidade da força-peso desse pingo.
Nessas circunstâncias, o pingo de chuva:
A) para.
B) continua seu movimento, à velocidade constante.
C) continua seu movimento desacelerado.
D) continua seu movimento, à velocidade uniformemente variada.
🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.
Gabarito com as respostas dos 10 exercícios de Física sobre Forças de Atrito:
01. A;
02. A;
03. B;
04. C;
05. B;
06. B;
07. E;
08. B;
09. C;
10. B
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína