Questão 01 sobre Movimento Uniforme Exercícios: (UFU-MG–2006) Um relógio com mecanismo defeituoso atrasa 10 minutos a cada hora.
A velocidade angular média do ponteiro maior desse relógio, quando calculada com o uso de um relógio sem defeitos, vale, em rad/s:
A) π/2 160.
B) π/2 100.
C) π/3 600.
D) π/1 500.
Questão 02. (PUC Minas) Um móvel parte do repouso, de um ponto sobre uma circunferência de raio R, e efetua um movimento circular uniforme de período igual a 8 s.
Após 18 s de movimento, o seu vetor deslocamento tem módulo igual a:
A) 0.
B) R.
C) 2R.
D) 2R/3.
E) R¹2.
Questão 03. (VUNESP) Duas polias, A e B, de raios R e R’, com R < R’, podem girar em torno de dois eixos fixos e distintos, interligadas por uma correia. As duas polias estão girando e a correia não escorrega sobre elas.
Então, pode-se afirmar que a(s) velocidade(s):
A) angular de A é menor que a de B, porque a velocidade tangencial de B é maior que a de A.
B) angular de A é maior que a de B, porque a velocidade tangencial de B é menor que a de A.
C) tangenciais de A e de B são iguais, porém a velocidade angular de A é menor que a velocidade angular de B.
D) angulares de A e de B são iguais, porém a velocidade tangencial de A é maior que a velocidade tangencial de B.
E) angular de A é maior que a velocidade angular de B, porém ambas têm a mesma velocidade tangencial.
Questão 04. (PUC Rio–2007) Um menino passeia em um carrossel de raio R. Sua mãe, do lado de fora do carrossel, observa o garoto passar por ela a cada 20 s.
Determine a velocidade angular do carrossel em rad/s.
A) π/4
B) π/2
C) π/10
D) 3π/2
E) 4π
Questão 05 sobre Movimento Uniforme Exercícios: (UNIFESP) Pai e filho passeiam de bicicleta e andam lado a lado com a mesma velocidade. Sabe-se que o diâmetro das rodas da bicicleta do pai é o dobro do diâmetro das rodas da bicicleta do filho. Pode-se afirmar que as rodas da bicicleta do pai giram com:
A) a metade da frequência e da velocidade angular com que giram as rodas da bicicleta do filho.
B) a mesma frequência e velocidade angular com que giram as rodas da bicicleta do filho.
C) o dobro da frequência e da velocidade angular com que giram as rodas da bicicleta do filho.
D) a mesma frequência das rodas da bicicleta do filho, mas com metade da velocidade angular.
E) a mesma frequência das rodas da bicicleta do filho, mas com o dobro da velocidade angular.
Questão 06. (OBF / Adaptado) Um entregador de mercadorias de um armazém utiliza um tipo especial de bicicletas em que a roda da frente tem um diâmetro duas vezes menor que o diâmetro da roda traseira para que, na frente, possam ser colocadas mercadorias em um local adequado.
Quando esse veículo está em movimento, pode-se afirmar CORRETAMENTE que:
A) o período de rotação do pneu menor é a metade do período de rotação do pneu maior.
B) o pneu menor tem frequência de rotação quatro vezes maior que a do maior.
C) o pneu menor tem a mesma frequência de rotação que a do pneu maior.
D) as velocidades angulares de rotação dos pneus são iguais.
Questão 07. (PUC Rio) O centro de um furacão se desloca com uma velocidade de 150 km/h na direção norte-sul, seguindo para o norte. A massa gasosa desse furacão realiza uma rotação ao redor de seu centro no sentido horário, com raio R = 100 km. Determine a velocidade de rotação da massa gasosa do furacão em rad/h, sabendo que a velocidade do vento medida por repórteres em repouso, nas extremidades leste e oeste do furacão, é de 100 km/h e 200 km/h, respectivamente.
A) 0,1
B) 0,5
C) 1,0
D) 1,5
E) 2,0
Questão 08. (UFV-MG–2007) Um automóvel encontra-se em repouso no interior de um estacionamento, a 20 m de um portão eletrônico inicialmente fechado. O motorista aciona, então, o controle remoto do portão, que passa a girar em torno de seu eixo fixo à velocidade constante de π/40 rad/s. Simultaneamente, o veículo começa a mover-se retilineamente em direção ao portão, com aceleração constante.
A aceleração que o motorista deve imprimir ao veículo para que atinja a saída do estacionamento no exato instante em que o portão acaba de descrever um ângulo de π/2 rad, abrindo-se totalmente, tem módulo de:
A) 0,01 m/s2.
B) 0,10 m/s2.
C) 1,00 m/s2.
D) 0,80 m/s2.
E) 0,08 m/s2.
Questão 09. (Enem–1998) Com relação ao funcionamento de uma bicicleta de marchas, em que cada marcha é uma combinação de uma das coroas dianteiras com uma das coroas traseiras, são formuladas as seguintes afirmativas:
I. numa bicicleta que tenha duas coroas dianteiras e cinco traseiras, temos um total de dez marchas possíveis, em que cada marcha representa a associação de uma das coroas dianteiras com uma das traseiras.
II. em alta velocidade, convém acionar a coroa dianteira de maior raio com a coroa traseira de maior raio também.
III. em uma subida íngreme, convém acionar a coroa dianteira de menor raio e a coroa traseira de maior raio.
Entre as afirmações anteriores, estão corretas:
A) I e III, apenas.
B) I, II e III.
C) I e II, apenas.
D) II, apenas.
E) III, apenas.
Questão 10 sobre Movimento Uniforme Exercícios: (Enem–2006) Na preparação da madeira em uma indústria de móveis, utiliza-se uma lixadeira constituída de quatro grupos de polias, como ilustra o esquema a seguir. Em cada grupo, duas polias de tamanhos diferentes são interligadas por uma correia provida de lixa. Uma prancha de madeira é empurrada pelas polias, no sentido A → B (como indicado no esquema), ao mesmo tempo em que um sistema é acionado para frear seu movimento, de modo que a velocidade da prancha seja inferior à da lixa.
O equipamento anteriormente descrito funciona com os grupos de polias girando da seguinte forma:
A) 1 e 2 no sentido horário; 3 e 4 no sentido anti-horário.
B) 1 e 3 no sentido horário; 2 e 4 no sentido anti-horário.
C) 1 e 2 no sentido anti-horário; 3 e 4 no sentido horário.
D) 1 e 4 no sentido horário; 2 e 3 no sentido anti-horário.
E) 1, 2, 3 e 4 no sentido anti-horário.
🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.
Gabarito com as respostas da lista com 10 exercícios de Física sobre Movimento Uniforme Exercícios:
01. A;
02. E;
03. E;
04. C;
05. A;
06. A;
07. B;
08. B;
09. A;
10. C
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína