10 Questões sobre as Leis da Gravitação Universal – 02

Questão 01 sobre as Leis da Gravitação Universal: (UFMG–2007) Três satélites – I, II e III – movem-se em órbitas circulares ao redor da Terra. O satélite I tem massa m e os satélites II e III têm, cada um, massa 2m. Os satélites I e II estão em uma mesma órbita de raio r e o raio da órbita do satélite III é r/2. Nesta figura (fora de escala), está representada a posição de cada um desses três satélites:

Três satélites movem-se em órbitas circulares ao redor da Terra

Sejam FI, FII e FIII os módulos das forças gravitacionais da Terra sobre, respectivamente, os satélites I, II e III. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que:

A) FI = FII < FIII.
B) FI = FII > FIII.
C) FI < FII < FIII.
D) FI < FII = FIII.


Questão 02. (UFOP-MG–2008) Imagine que a massa do Sol se tornasse subitamente 4 vezes maior do que é. Para que a força de atração do Sol sobre a Terra não sofresse alteração, a distância entre a Terra e o Sol deveria se tornar:

A) 4 vezes maior.
B) 2 vezes maior.
C) 8 vezes maior.
D) 3 vezes maior.


Questão 03. (UFMG) O Pequeno Príncipe, do livro de mesmo nome, de Antoine de Saint-Exupéry, vive em um asteroide pouco maior que esse personagem, que tem a altura de uma criança terrestre. Em certo ponto desse asteroide, existe uma rosa, como ilustrado nesta figura:

Pequeno Príncipe gravitação universal

Após observar essa figura, Júlia formula as seguintes hipóteses:
I. O Pequeno Príncipe não pode ficar de pé ao lado da rosa, porque o módulo da força gravitacional é menor que o módulo do peso do personagem.

II. Se a massa desse asteroide for igual à da Terra, uma pedra solta pelo Pequeno Príncipe chegará ao solo antes de uma que é solta na Terra, da mesma altura.

Analisando-se essas hipóteses, pode-se concluir que:
A) apenas a I está correta.
B) apenas a II está correta.
C) as duas estão corretas.
D) nenhuma das duas está correta.


Questão 04 sobre as Leis da Gravitação Universal: (UFMG) Um satélite é colocado em órbita e fica estacionário sobre um ponto fixo do Equador terrestre.

O satélite se mantém em órbita porque:
A) a força de atração que a Terra exerce sobre o satélite equilibra a atração exercida sobre ele pela Lua.

B) a força que o satélite exerce sobre a Terra, de acordo com a 3ª Lei de Newton, é igual à força que a Terra exerce sobre o satélite, resultando disso o equilíbrio.

C) o satélite é atraído por forças iguais, aplicadas em todas as direções.

D) o satélite está a uma distância tão grande da Terra que a força gravitacional exercida pela Terra sobre o satélite é desprezível.

E) a força de atração da Terra é a força centrípeta necessária para manter o satélite em órbita em torno do centro da Terra com um período de 24 horas.


Questão 05. (UFSCar-SP) Um satélite espacial encontra-se em órbita em torno da Terra e, no seu interior, existe uma caneta flutuando.

Essa flutuação ocorre porque:
A) ambos, o satélite espacial e a caneta, encontram-se em queda livre.
B) a aceleração da gravidade local é nula.
C) a aceleração da gravidade, mesmo não sendo nula, é desprezível.
D) há vácuo dentro do satélite.
E) a massa inercial da caneta é desprezível, em comparação com a do satélite.


Questão 06. (IME-RJ–2010) No interior da Estação Espacial Internacional, que está em órbita em torno da Terra a uma altura correspondente a aproximadamente 5% do raio da Terra, o valor da aceleração da gravidade é:

A) aproximadamente zero.
B) aproximadamente 10% do valor na superfície da Terra.
C) aproximadamente 90% do valor na superfície da Terra.
D) duas vezes o valor na superfície da Terra.
E) igual ao valor na superfície da Terra.


Questão 07 sobre as Leis da Gravitação Universal: (Cesgranrio) Dois pêndulos simples, A e B, de mesmo comprimento, oscilam a nível do mar; o pêndulo A está no Equador e o pêndulo B no polo da Terra.

O tempo de oscilação (período) é:
A) maior para A.
B) maior para B.
C) igual para A e B.
D) função da temperatura ambiente.
E) variável com a estação do ano.


Questão 08. (UFV-MG–2008) A figura a seguir ilustra a órbita do planeta Mercúrio em torno do Sol. Os pontos A e P denotam o afélio e o periélio desse planeta, que estão a distâncias RA e RP do Sol, respectivamente.

órbita do planeta Mercúrio pontos A e P

Sabendo que a razão entre os módulos das forças de atração gravitacional entre o Sol e Mercúrio nos pontos P e A é FP/FA=2,3, é CORRETO afirmar que, dentre as alternativas a seguir, a MELHOR aproximação para a razão RP/RA é:

A) 0,43.
B) 0,66.
D) 0,12.
C) 0,23.


Questão 09. (UFU-MG) Um astronauta observou que o período de um pêndulo simples, em um dos polos do planeta Alfa, era duas vezes maior que o período deste pêndulo, quando medido nos polos da Terra. Sabendo-se que o dia desse planeta é 3 vezes menor que o dia terrestre, e a aceleração centrípeta é 18 vezes maior do que a aceleração centrípeta na Terra, medidas no Equador dos dois planetas, podemos afirmar sobre a massa do planeta Alfa (ma) em relação à massa da Terra (mT):

A) ma = 4mT
B) ma = 2mT
C) ma = mT
D) ma = 0,5mT


Questão 10 sobre as Leis da Gravitação Universal: (CESCEA-SP) Para um satélite permanecer em uma órbita circular a uma altura h da Terra (h << R, sendo R o raio da Terra), é necessário que:

A) a aceleração centrípeta do satélite seja igual à aceleração da gravidade na altura h.

B) a força de atração da Terra sobre o satélite seja equilibrada pela atração do Sol sobre o satélite.

C) a velocidade angular do satélite seja proporcional à altura h.

D) N.d.a.


🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.


Gabarito com as respostas das 10 questões de Física sobre Leis da Gravitação Universal:

01. C;

02. B;

03. B;

04. E;

05. A;

06. C;

07. A;

08. B;

09. C;

10. A

Deixe um comentário