Questão 01 sobre Movimentos Vegetais: (PUC Minas) A poda de produção de fruticultores é feita com finalidade de aumentar o número de ramos e, consequentemente, flores e frutos. O hormônio responsável por esse efeito é:
A) 2,4-D.
B) ABA.
C) GA3.
D) ANA.
E) AIA.
Questão 02. (FUVEST-SP) Um dos gases liberados por automóveis etileno. Esse gás poderá causar nas plantas:
a) queda das folhas.
b) aumento da pilosidade das raízes.
c) retardamento da senescência foliar.
d) maior crescimento longitudinal dos ramos.
e) retardamento da degradação da clorofila.
Questão 03. Em ruas e avenidas arborizadas, periodicamente as companhias distribuidoras de eletricidade realizam cortes da parte superior das árvores que estão em contato com os fios elétricos de alta tensão. As podas são necessárias para evitar problemas que podem ocorrer em dias chuvosos e de fortes ventos.
O hormônio vegetal responsável pelo alongamento dos caules e raízes é o AIA (ácido indolilacético). No caule, o principal local de produção deste hormônio é a gema apical que, enquanto presente, inibe o desenvolvimento das gemas laterais, fenômeno conhecido por dominância apical. A poda consiste na retirada da gema apical e, consequentemente, ao fazê-la cessa a dominância apical, o que permite as gemas laterais se desenvolverem formando novos ramos.
Com base nas informações do texto e em outros conhecimentos sobre a fisiologia vegetal, é correto dizer que após o corte da região apical que estava atingindo os fios elétricos poderá ocorrer:
A) interrupção apenas do desenvolvimento das gemas laterais.
B) interrupção do desenvolvimento da gema apical e das gemas laterais.
C) desenvolvimento das gemas laterais, formando novos ramos.
D) desenvolvimento da gema apical, diminuindo a formação de novos ramos laterais.
E) desenvolvimento da gema apical, estimulado pelas gemas laterais.
Questão 04 sobre Movimentos Vegetais: (UDESC–2010) Os hormônios vegetais são substâncias que estimulam, inibem ou modificam os processos fisiológicos da planta. Eles podem agir à distância do seu local de síntese e são específicos.
Associe a primeira coluna de acordo com a segunda.
(1) Auxina
(2) Giberelina
(3) Ácido abscísico
(4) Etileno
(5) Citocinina
( ) Envelhecimento vegetal, queda das folhas e amadurecimento de frutos.
( ) Divisão celular e desenvolvimento de gemas laterais.
( ) Inibição da germinação de sementes e das gemas durante condições desfavoráveis.
( ) Alongamento de caule e estímulo à formação de raízes.
( ) Estímulo à germinação de sementes.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
A) 4 – 3 – 5 – 1– 2
B) 5 – 3 – 2 – 1– 4
C) 5 – 4 – 3 – 2– 1
D) 4 – 5 – 3 – 1– 2
E) 3 – 5 – 4 – 2– 1
Questão 05 sobre Movimentos Vegetais: (PUC-SP) O mecanismo de brotamento nos vegetais após a realização da poda baseia-se no fato de terem sido eliminados órgãos:
A) formadores de AIA, cujo excesso inibe o crescimento de outras gemas.
B) inibidores da formação de AIA, que provia o crescimento de outras gemas.
C) que utilizavam todo o AIA da planta, promotor de crescimento.
D) que destruíam todo o AIA da planta.
E) que impediam a síntese de AIA.
Questão 06. (UFAC–2011) A adaptação dos vegetais ao meio ambiente e às situações de estresse a que eles podem estar expostos é resultado de um eficiente mecanismo metabólico, onde os hormônios desempenham papel fundamental. As figuras a seguir ilustram dois experimentos clássicos realizados com vegetais.
A opção que indica, respectivamente, os hormônios vegetais envolvidos com os resultados dos experimentos observados é:
A) Auxina e giberelina
B) Auxina e etileno
C) Ácido abscísico e etileno
D) Citocinina e giberelina
E) Auxina e ácido abscísico
Questão 07. (Enem–2010) A produção de hormônios vegetais (como a auxina, ligada ao crescimento vegetal) e sua distribuição pelo organismo são fortemente influenciadas por fatores ambientais. Diversos são os estudos que buscam compreender melhor essas influências. O experimento seguinte integra um desses estudos.
O fato de a planta do experimento crescer na direção horizontal, e não na vertical, pode ser explicado pelo argumento de que o giro faz com que a auxina se:
A) distribua uniformemente nas faces do caule, estimulando o crescimento de todas elas de forma igual.
B) acumule na face inferior do caule e, por isso, determine um crescimento maior dessa parte.
C) concentrem a extremidade do caule e, por isso, iniba a crescimento nessa parte.
D) distribua uniformemente nas faces do caule e, por isso, iniba o crescimento de todas elas.
E) concentre na face inferior do caule e, por isso, iniba a atividade das gemas laterais.
Questão 08 sobre Movimentos Vegetais: (Mackenzie-SP) Carros frigoríficos são usados para transportar frutos a grandes distâncias, sem que amadureçam. Isso é possível, pois a baixa temperatura
A) acelera o processo de respiração e aumenta a auxina.
B) inibe a síntese de gás etileno e reduz a respiração.
C) aumenta a quantidade de ácidos e interrompe a fotossíntese.
D) inibe a decomposição da clorofila e aumenta a produção de etileno.
E) inibe a respiração e acelera a fotossíntese.
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Gabarito com as respostas da atividades de Fisiologia Vegetal sobre Movimentos Vegetais:
01. E;
02. A;
03. C;
04. D;
05. A;
06. E;
07. A;
08. B
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína