Questão 01 sobre Anticoncepcionais: UFMG. A vasectomia tem sido um dos recursos procurados atualmente por homens que não desejam ter filhos. A eficácia desse método anticoncepcional deve-se à (ao):
a) impedimento da ejaculação.
b) ausência de espermatozóides no sêmen.
c) impedimento da produção de espermatozóides.
d) alteração do controle hormonal.
Questão 02. UnB-DF. Em relação à reprodução humana, julgue os seguintes itens.
( ) Os testículos precisam de uma temperatura maior que a corporal para produzirem os espermatozóides.
( ) A obstrução total dos canais deferentes leva à esterilidade masculina.
( ) A pílula anticoncepcional torna os espermatozóides menos capazes de fecundar um óvulo, além de agir na parede do útero, impedindo a fixação do ovo.
( ) Os hormônios que regulam o ciclo menstrual geralmente favorecem a ocorrência da ovulação por volta da metade do ciclo.
( ) A formação dos gametas femininos inicia-se na puberdade.
Questão 03. UFRJ. A eficiência dos métodos anticoncepcionais mais utilizados pode ser verificada observando-se o quadro a seguir:
a) Explique por que o método da tabela é um dos menos seguros.
b) O método da pílula anticoncepcional diferencia-se dos demais em relação à forma pela qual se evita a gravidez. Explique por quê.
Questão 04. Se você fosse um médico ginecologista, que conselho você daria a um casal, cuja mulher possui ciclo menstrual típico e regular, que deseja evitar, com razoável margem de segurança, a gravidez, usando exclusivamente o método da tabelinha?
Questão 05. UFRJ. Dentre os métodos de contracepção humana, existem aqueles que impedem o encontro dos gametas (camisinha, diafragma), os que impedem a formação dos gametas (pílula) e um terceiro tipo, que consiste na implantação de um dispositivo intra-uterino (DIU). Esse dispositivo consiste de uma alça de material sintético implantada cirurgicamente no endométrio uterino, onde provoca uma inflamação crônica.
Esse mecanismo de contracepção (DIU) difere das duas outras maneiras em um aspecto fundamental. Identifique esse aspecto.
Questão 06. UFRN. Marque a opção em que o método contraceptivo está corretamente associado a seu mecanismo de ação.
a) A laqueadura tubária (ligadura de trompas) interrompe a ovulação.
b) A vasectomia impede que os espermatozóides sejam expelidos na ejaculação.
c) O uso de pílulas evita a penetração do espermatozóide no ovócito.
d) O método da tabelinha inibe a secreção ovariana.
Questão 07. UFRJ. A vasectomia é um processo de esterilização masculina que consiste no corte ou obstrução dos canais deferentes. Embora cause esterilidade, a vasectomia não afeta a atividade sexual masculina.
Questão 08. UFG-GO. Na espécie humana, o sistema reprodutor feminino é composto por útero, ovários, trompas de Falópio e vagina, enquanto o masculino é constituído por órgãos como os testículos, próstata, vesícula seminal e pênis. A reprodução ocorre de forma sexuada e normalmente por fecundação interna. Com relação ao sistema re-produtor humano, responda:
a) Uma mulher apresenta um ciclo menstrual de 28 dias. Se ela normalmente fica menstruada por cinco dias e parou de menstruar no dia 10 de dezembro, qual será o provável dia de sua próxima ovulação?
b) Na espécie humana, é possível o nascimento de gêmeos fraternos originados de espermatozóides de pais diferentes? Por quê?
c) A vasectomia é um método anticoncepcional masculino. Em que consiste essa técnica?
Questão 09. UFMG. O uso da camisinha é considerado um método eficaz para a prática do sexo seguro.
Entre as finalidades desse método, não se inclui:
a) impedir a formação do zigoto.
b) bloquear a passagem do sêmen.
c) evitar o contágio de doenças sexualmente transmissíveis.
d) dificultar a formação do gameta masculino.
Questão 10. Modelo Enem: O uso do preservativo masculino (camisinha) tem sido amplamente divulgado e estimulado nos dias de hoje. Várias são suas indicações, como:
01. Evitar doenças como sífilis e gonorréia.
02. Controle da natalidade.
04. Bloqueio da produção de gametas masculinos. 08. Prevenção da aids.
16. Controle da ovulação.
Dê como resposta a soma dos números associados às alternativas corretas.
a) 08
b) 10
c) 11
d) 15
e) 31
Questão 11. UFMG. Sobre os diversos métodos anticoncepcionais, assinale a alternativa incorreta.
a) A camisinha retém o esperma e deve ser colocada antes do contato com a vagina.
b) O DIU – dispositivo intra-uterino – impede a fixação do óvulo fecundado.
c) A vasectomia secciona os túbulos seminíferos, impedindo a passagem dos espermatozóides.
d) A pílula anticoncepcional, constituída por estrógeno e progesterona, impede a ovulação.
e) O método da tabelinha é pouco eficaz, principal-mente em mulheres com ciclo irregular.
Questão 12. Unicamp-SP. Considerando a anatomia e a fisiologia dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, explique por que cada um dos seguintes métodos é contraceptivo:
vasectomia, ligação de trompas e pílulas anticoncepcionais.
Questão 13. UFRJ. A maior parte dos métodos anticoncepcionais que utiliza uma abordagem bioquímica ou fisiológica aplica-se à mulher. Um exemplo muito conhecido é a pílula anticoncepcional, que lança mão de misturas de estrogênio e progesterona para inibir a ovulação. Por que é mais difícil elaborar uma estratégia semelhante para o homem?
🔵 >>>Confira a lista completa de exercícios sobre Fisiologia.
Gabarito com as respostas das questões para ENEM e Vestibular sobre Métodos Anticoncepcionais:
01. B;
02. F, V, F, V, F;
03. a) O método da tabela é um dos menos seguros, principalmente porque o ciclo menstrual das mulheres não é sempre regular.
b) A pílula é o único método que impede a liberação do gameta, através de hormônios que interferem no ciclo menstrual.
04. Uma mulher com ciclo menstrual padrão, que é de 28 dias, deve ovular no 14o dia do ciclo. Portanto, se o casal deseja evitar, com boa margem de segurança, a gravidez, não deve manter relações sexuais entre o 1 0o e o 18o dia do ciclo.
05. O DIU, em princípio, libera sais de cobre no interior do útero, o que dificulta muito a locomoção e a sobrevivência dos espermatozóides. Porém, pode impedir a nidação do zigoto, podendo ser interpretado como um método abortivo.
06. B;
07. A vasectomia não impede a produção de testosterona pelos testículos, nem a ereção do pênis e nem a ejaculação, porém impede a presença dos espermatozóides no esperma ejaculado.
08. a) Se ela parou de menstruar no dia 10 de dezembro, seu ciclo teve início dia 6 de dezembro, cinco dias antes. Sendo um ciclo de 28 dias, a ovulação ocorrerá no 14o dia, ou seja, dia 19 de dezembro.
b) Sim, porque a mulher pode ter uma dupla ovulação no mesmo período fértil, e cada óvulo pode ser fecundado por um espermatozóide diferente.
c) A vasectomia consiste na secção dos canais defe-rentes para impedir a saída dos espermatozóides.
09. D;
10. C;
11. C;
12. A vasectomia impede a eliminação de sêmem com espermatozóides. A ligação das tubas uterinas impede a união dos gametas masculino e feminino. A pílula anticoncepcional contém hormônios ovarianos (combinação de estrogênio e progesterona) que agem inibindo a função hipofisária (secreção de FSH e LH) e, portanto, não ocorrerá a ovulação, que é regulada por esses hormônios.
13. Porque a produção de espermatozóides é constante e qualquer abordagem química, visando à supressão do gameta masculino, deveria ser total, pois cada ejaculação contém milhões de espermatozóides e basta a existência de um espermatozóide viável para que ocorra fecundação.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína