Resumo Coagulação Sanguínea: Plaquetas

Plaquetas ou Trombócitos:

– Não são células e sim fragmentos celulares.

– São fundamentais no processo de coagulação sanguínea.

– Exclusivas dos mamíferos.

– Normalmente um adulto apresenta aproximadamente 250.000 a 400.000 plaquetas por milimetro cubico na corrente sanguínea.

Megacariócitos: São células percursoras presentes na medula óssea que ao tornarem-se maduras são liberadas na corrente sanguínea.

 

Hemostasia: É o conjunto de processos que estão envolvidos na interrupção de um sangramento.

Vasoconstrição: Diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos.

Vasodilatação: Dilatação do diâmetro dos vasos sanguíneos.

 

– O Processo de Coagulação: Em casos de lesões nos vasos sanguíneos, a região anterior a lesão sofre vasoconstrição, o que diminui o fluxo sanguíneo na área. As plaquetas irão se ligar imediatamente as bordas da lesão e em seguida umas as outras, formando uma espécie de rolha, chamada de Trombo Branco. Este processo estimula a liberação de tromboplastina (presente nos tecidos e nas plaquetas), que reage na presença do cálcio, convertendo a protrombina (Fator II, sintetizada pelo fígado) em sua forma ativa a trombina, que por sua vez converte o fibrinogênio (produzida no fígado) em fibrina, que se agregam formando uma espécie de rede que retém hemácias e plaquetas, assim formando o coágulo.

 

Trombo Vermelho: As hemácias pressas a rede de fibrina dão a cor vermelha ao coágulo.

 

Hemofilia: É uma doença hereditária que afeta a coagulação sanguínea. A hemofilia mais comum é a deficiência do Fator VIII, que afeta a produção de protrombina.

 

Complete os estudos resolvendo as seguintes listas de exercícios:

 

Continue estudando:

🔵 <<< Voltar – Os Componentes do Sangue: Leucócitos.                                   🔵 >>> Avançar – Sistema Circulatório Aberto ou Lacunar.

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário