Questão 01. Unicamp-SP. Sistema Excretor: Os invertebrados, como, por exemplo, borboletas, planárias, esponjas, minhocas, baratas, hidras e estrelas-do-mar, podem ser agrupados de acordo com características relativas à excreção.
a) Dentre os animais citados, quais não apresentam estruturas especializadas para a excreção? Explique como é realizada a excreção nestes casos.
b) Os túbulos de Malpighi têm função excretora. Indique em quais dos animais citados eles ocorrem.
Questão 02. UFRJ. Sistema Excretor: O principal mecanismo responsável pela homeostase dos animais é a excreção. Como podemos classificar os animais, quanto ao principal produto de excreção nitrogenada? Dê dois exemplos de cada grupo.
Você sabia que as aranhas podem defecar pelas pernas? Confira neste vídeo:
Questão 03. PUC-PR. Excreção é um processo de remoção de substâncias tóxicas ou inúteis do interior dos organismos, realizado por estruturas especializadas. Analise os 5 exemplos, verificando se há correspondência entre o animal e a estrutura excretora.
Animal Estrutura para excreção
I. Gafanhoto -> Túbulo de Malpighi
II. Planária -> Célula-flama
III. Esquilo -> Rim
IV. Minhoca -> Nefrídio
V. Hidra -> Vacúolo contrátil
Estão corretas:
a) apenas II, III e IV.
b) apenas III, IV e V.
c) apenas I, II, III e IV.
d) apenas II, III, IV e V.
e) apenas I, II e III.
Questão 04. UFSCar-SP. Sistema Excretor: O tipo de composto nitrogenado (amônia, uréia ou ácido úrico) eliminado por um organismo depende, entre outros fatores, da disponibilidade de água no meio em que vive, da sua capacidade de concentrar a urina e da necessidade de economizar a água do corpo.
Exemplos de animais que eliminam, respectivamente, amônia, uréia e ácido úrico são:
a) lambari, macaco e gavião.
b) sapo, foca e lambari.
c) golfinho, peixe-boi e galinha.
d) sapo, lambari e gafanhoto.
e) lagarto, boi e sapo.
Questão 05. FCC-SP. Que letra da tabela abaixo indica os excretas nitrogenados eliminados pelos vertebrados exclusivamente aquáticos e exclusivamente terrestres?
Questão 06. UFBA. Os principais resíduos do metabolismo proteico são excretados, nos diferentes grupos de animais, sob a forma de amônia, uréia e ácido úrico. Essa variabilidade de forma de excreção é adaptativa, dependendo do ambiente em que vive o animal e de sua resistência à perda de água. Na tabela abaixo, a alternativa que apresenta a correspondência correta entre grupo animal, órgão excretor e principal resíduo nitrogenado é:
Questão 07. Sistema Excretor: Os excretas nitrogenados resultam do metabolismo das proteínas. São excretas nitrogenados: uréia, amônia e ácido úrico. Sobre o animal e a forma através da qual é eliminado o excreta nitrogenado; marque a alternativa correta.
a) Os peixes excretam ácido úrico, que é muito solúvel na água.
b) Os mamíferos excretam uréia, que é facilmente solúvel na água.
c) As aves excretam amônia, que é própria de seres que não dispõem de muita água.
d) Os insetos excretam uréia, na forma de cristais, que é considerada uma adaptação para a vida terrestre.
e) Anfíbios, na idade adulta, excretam amônia, que é pouco solúvel na água.
Questão 08. Unifesp. Com a conquista do ambiente terrestre, surgiram novos mecanismos de excreção nos vertebrados, diferentes daqueles até então presentes nos organismos marinhos. Sobre tal processo de excreção, foram feitas as cinco afirmações seguintes.
I. Nos mamíferos, a epiderme com poros representa um importante órgão acessório na excreção, já que, além dos rins, parte significativa da uréia é eliminada pelo suor.
II. A uréia é um composto menos tóxico que a amônia, porém, sua síntese requer maior gasto energético. A excreção de amônia pelos peixes e de uréia pelos mamíferos encontra-se diretamente relacionada aos ambientes em que vivem.
III. A maior parte dos compostos nitrogenados que sai do corpo de um mamífero encontra-se sob a forma de urina. A outra parte encontra-se nas fezes, que constituem parte importante do mecanismo de excreção nesses animais.
IV. A excreção de ácido úrico pelas aves é a mais econômica em termos da quantidade de água eliminada com as excretas. Isso explica porque, nesses animais, a alça de Henle dos rins é bem menos desenvolvida que nos mamíferos.
V. O metabolismo dos carboidratos e lipídeos produz essencialmente CO2 e água. Assim, os sistemas de excreção desenvolveram-se nos animais como adaptação basicamente para a eliminação do metabolismo de proteínas e ácidos nucléicos.
Estão corretas apenas:
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) I, IV e V.
d) I, III e V.
e) II, IV e V.
Questão 09. UFPE. Sistema Excretor: Na tabela a seguir, estão indicadas as excretas nitrogenadas predominantes em diferentes grupos de animais. Assinale a alternativa que correlaciona corretamente animais e produtos nitrogenados excretados.
a) (1) aves ;(2) mamíferos; (3) peixes.
b) (1) peixes; (2) mamíferos; (3) aves.
c) (1) insetos; (2) peixes; (3) mamíferos.
d) (1) mamíferos; (2) aves; (3) insetos.
e) (1) insetos; (2) aves; (3) mamíferos.
Questão 10. UFAL. Os principais compostos nitrogenados excretados pelos animais são amônia, uréia e ácido úrico. Estes compostos são relacionados aos ambientes em que os animais são encontrados. Que compostos de excreção provavelmente são encontrados em um peixe e em um lagarto do deserto? Justifique.
🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios sobre Fisiologia.
Gabarito com as respostas do simulado sobre o Sistema Excretor para tirar boas notas no Enem:
01. a) Os poríferos (esponjas) e os celenterados (hidras) não possuem estruturas especializadas para a excreção. Nestes animais a excreção é por difusão.
b) Os túbulos de Malpighi aparecem nas borboletas e baratas (insetos)
02. – Animais amoniotélicos: invertebrados aquáticos, peixes ósseos e girinos.
– Animais ureotélicos: peixes cartilaginosos, mamíferos e anfíbios adultos.
– Animais uricotélicos: insetos, répteis e aves.
03 . C;
04. A;
05. D;
06. B;
07. B;
08. E;
09. B;
10. Peixe: amônia. Por ser muito tóxica, a amônia é geralmente excretada por animais aquáticos.
Lagarto do deserto: ácido úrico. Animais que vivem em ambientes onde há restrição de água, geralmente excretam ácido úrico, por ser menos tóxico.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína