Exercício 01. Questões sobre Tireoide: Modelo Enem. Glândula endócrina localizada no pescoço e responsável, através de seus hormônios, pela regulação do metabolismo do corpo humano. O texto refere-se à (ao):
a) tireoide.
b) pâncreas.
c) hipófise.
d) paratireóide.
e) timo.
🔴 Está com dúvida? Veja nosso resumo sobre a Tireoide e a Paratireoide.
Exercício 02. UFF-RJ. O cálcio desempenha papel importante em vários processos fisiológicos do homem. Por isso, é indispensável a manutenção dos níveis plasmáticos de cálcio em estreitos limites, o que ocorre com a participação de alguns hormônios.
Acerca do exposto acima, pode-se afirmar que:
a) a diminuição da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de calcitonina pelas células parafoliculares da tireoide.
b) a diminuição da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação do paratormônio pelas paratireóides.
c) a elevação da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de triiodotironina e tiroxina pela tireoide.
d) a elevação da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de aldosterona pelo córtex das adrenais.
e) a diminuição da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de adrenalina pela medula das adrenais.
Exercício 03. Cesgranrio-RJ. A incrementação nutricional dos alimentos teve início em 1924, quando, nos EUA, o iodato de potássio foi adicionado ao sal de cozinha, numa tentativa de inibir o bócio. Estudos científicos revelam que a carência de iodo na dieta produz uma hipofunção glandular que acarreta desordens metabólicas importantes, pois deixam de ser produzidos hormônios fundamentais na homeostase e no metabolismo celular em geral.
Assinale a opção que relaciona corretamente os hormônios e a respectiva glândula que pode sofrer disfunção se houver carência de iodo.
a) Hormônio tireotrófico e adrenocorticotrófico – hipófise.
b) Hormônio tireotrófico e do crescimento – hipófise.
c) Tiroxina e calcitonina – tireoide.
d) Triiodotironina e tiroxina – tireoide.
e) Triiodotironina e calcitonina – tireoide.
Exercício 04. UFES. Grande parte da energia obtida pelos alimentos ingeridos por animais homeotérmicos é usada para manter a temperatura de seus corpos, devido ao calor que é perdido através de sua superfície. Essa energia é obtida por meio da respiração celular, processo em que moléculas orgânicas são oxidadas, liberando grande parte da energia que contêm. A unidade de medida da energia contida nos alimentos é a quilocaloria (kcal). As necessidades diárias de vários animais, em termos de quilocalorias, são dadas na tabela a seguir.
Uma análise da tabela mostra que pequenos animais têm de comer maiores quantidades percentuais de seus pesos para manterem a temperatura de seus corpos.
FREMONT, Herbert. The Mathematics of Living Things. In: Teaching Secondary Mathematics through aplications. Modificado.
Quando a temperatura do ambiente cai, o metabolismo do corpo aumenta para manter a temperatura corpórea. Esse aumento do metabolismo é mediado pelo hormônio:
a) somatrofina.
b) aldosterona.
c) oxitocina.
d) tiroxina.
e) glucagon.
Exercício 05. Qual é o papel das glândulas paratireóides localizadas na parte posterior da tireoide?
Exercício 06. Questões sobre Tireoide: Unicamp-SP. A adição de iodo ao sal de cozinha foi estabelecida por lei governamental após a análise da principal causa da elevada incidência de pessoas com bócio (também conhecido como papo ou papeira) no país. Explique, do ponto de vista fisiológico, por que esta medida deu bons resultados.
Exercício 07. UFF-RJ. Ao se fazer a dosagem dos hormônios identificados como P, Q, R, S e T no sangue de um paciente portador de bócio endêmico, afecção caracterizada pela deficiência alimentar de iodo, obteve-se o resultado resumido no gráfico adiante. Foram representadas, nesse gráfico, as variações percentuais das concentrações plasmáticas desses hormônios do paciente em relação às médias de seus respectivos valores normais de referência (consideradas como 100%).
Indique os hormônios identificados como Q e S. Justifique sua resposta, considerando o mecanismo fisiológico de ação desses dois hormônios.
Exercício 08. Questões sobre Tireoide: Unicamp-SP. O texto a seguir se refere ao relato de um viajante inglês que esteve em Minas Gerais entre 1873 e 1875: O bócio é muito comum entre os camponeses mais pobres, mas raramente é visto nos fazendeiros mais prósperos. A presença de cal nas águas dos córregos e uma atmosfera úmida são consideradas as causas primárias do mal, mas hábitos indolentes e uma ausência de toda higiene e limpeza, seja na própria pessoa ou na casa, são sem dúvida grandes promotores da doença. Pode ser, e possivelmente é, hereditária, pois está principalmente confinada àqueles nascidos nas áreas afetadas, e os colonos vindos de outras localidades não são muito sujeitos a ela.
Adaptado de James W. Wells, Explorando e viajando três mil milhas através do Brasil, do Rio de Janeiro ao Maranhão. Vol. 1.
Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 1995.
a) Das causas mencionadas pelo autor, alguma é realmente responsável pelo aparecimento do bócio? Justifique.
b) Qual a consequência do aparecimento do bócio para o organismo?
c) Que medida foi tomada pelos órgãos de saúde brasileiros para combater o bócio endêmico?
🔵 >>> Confira a lista completa de exercícios sobre Fisiologia.
Gabarito com as respostas das Questões sobre Tireóide:
01. A;
02. B;
03. D;
04. D;
05. Produzir o paratormônio, substância que regula as concentrações de cálcio e fósforo no sangue.
06. O bócio ocorre em indivíduos que têm carência de iodo na alimentação. Esse elemento entra na constituição dos hormônios produzidos pela tireoide. Na sua ausência, a tireoide sofre hipertrofia como mecanismo para maior absorção de iodo possível, promovendo um inchaço no pescoço.
A adição de iodo ao sal de cozinha garante o bom funcionamento da tireoide.
07. O hormônio Q é o hormônio tireoideano tiroxina e S é o hormônio tireotrófico (TSH). No bócio endêmico, a deficiência alimentar de iodo provoca a diminuição de síntese de tiroxina. Esta menor concentração circulante de hormônio tireoideano acarreta a maior liberação de hormônio tireotrófico (TSH).
08. a) Não. O bócio endêmico é causado pela falta nutricional de iodo.
b) Diminuição da taxa metabólica.
c) Acrescentar iodo ao sal consumido pela população.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína